CINE T ROPPO - SEMANA DE 18 À 24/04/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


*No próximo dia 24/04/14, o cinema Olympia completa 102 anos de sua inauguração. Para comemorar a data, haverá uma sessão especial do projeto CINEMA E MÚSICA com a exibição do clássico de David W. Griffth, “Lírio Partido”(foto). Realizado em 1919, no período do cinema muido, o filme mostra Cheng Huan (Richard Barthelmess), um missionário que tenta passar os ensinamentos de Buda para os anglo-saxões. Quando vai para a Inglaterra, ele é recebido com a apatia que o país enfrentava e acaba por trabalhar em uma loja. Lá, ele conhece Lucy Borrows (Lillian Gish), uma menina de 15 anos que apanha do pai e por quem vai se apaixonar. O chinês a acolhe, mas sua alegria dura pouco, apenas até o pai da menina descobrir que está com estrangeiro. O filme terá acompanhamento musical ao vivo do músico Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30h com entrada franca.

*“Hoje eu quero ficar sozinho”, filme nacional de Daniel Ribeiro, está fazendo um grande sucesso de público e crítica em várias capitais. O filme mostra a história de Leonardo, um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana, e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de um novo amigo,Gabriel.

* Em Maio, a ACCPA fará uma homenagem aos 50 anos de lançamento de dois grandes filmes da história do cinema: “O Demônio das 11 horas” de Jean-Luc Godard e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de Glauber Rocha. As exibições acontecerão no cineclube Alexandrino Moreira em datas ainda ainda não definidas.

*No próximo mês, o cine Olympia exibirá o inédito “Bolívar, O Homem das Dificuldades”, produção de alto custo do cinema venezuelano. O filme narra a trajetória do herói, revolucionário e libertador venezuelano que, durante seu curto tempo de vida (1783/1830), liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela nas lutas pela independência, ajudando a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica.

*A produtora River Road está em negociações para produzir e financiar o próximo filme dirigido por Sean Penn, “The Last Face”.Javier Bardem e Charlize Theron vão estrelar o projeto. O drama se concentra em um médico talentoso e carismático (Bardem), que é forçado a escolher entre seu amor por uma enfermeira americana (Theron) e sua dedicação para salvar vidas nos países africanos devastados pela guerra.

*O ator Harrison Ford declarou recentemente se o roteiro fosse bom o suficiente, ele estaria muito ansioso para trabalhar com Ridley Scott na sequência do clássico sci-fi “Blade Runner” de 1982. Scott declarou que sonha em retornar ao universo de “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, de Philip K. Dick. Recentemente, o diretor disse que uma sequência já estava em andamento, embora ele não saiba ainda se Ford deve ou não ser incluído.

*Quatro semanas após a alteração do calendário de estreias de cinema das sextas para as quintas-feiras, a expectativa de distribuidores e exibidores de melhorar o desempenho das bilheterias parece ter se concretizado: os cinemas brasileiros registraram um aumento de 13,2% em sua bilheteria, na comparação com as quatro semanas anteriores à mudança de R$ 144,5 milhões, de 15/2 a 13/3, para R$ 163,6 milhões, de 14/3 a 10/4.

* A exibição de “Liv e Ingmar” no cineclube Alexandrino Moreira na semana passada foi um dos grandes momentos do ano numa ação promovida pela ACCPA. Muita emoção na tela e na platéia que se comoveu com o relato de carinho e respeito da grande atriz Liv Ullman pelo genial cineasta Ingmar Bergman. Um excelente debate aconteceu após o fim da exibição.


*Uma imagem de Marcello Mastroianni estampa o cartaz oficial do Festival de Cannes 2014. A foto foi retrabalhada a partir de uma cena do ator italiano no filme "8 1/2", de Federico Fellini.Enquanto o longa de Fellini foi filmado em preto-e-branco, o pôster criado por Herve Chigioni e pelo designer gráfico Gilles Frappier tem a imagem em tom diferente que destacou mais ainda a foto original. O festival de Cannes acontecerá em Maio e todas as homenagens são merecidas para este grande ator que foi Marcelo Matroianni.


DESTAQUES DA SEMANA

ESTREIA 
“Divergente”
Baseado no livro homônimo de Veronica Roth.

LIVRO 

Filosofando no Cinema”
Excelente livro de Ollivier Pourriol com ótima reflexões para o cinemaníaco

Blu-Ray 


“Trabalho Interno”

 Documentário revelador sobre a crise econômica nos EUA em 2008.


AGENDA 

*Cine Olympia: 
De 19 à 23/04 – Mostra de Filmes Religiosos. Dia 19/04 - O MANTO SAGRADO (1953) com Richard Burton. Dia 20/04 - O SINAL DA CRUZ (1932) de Cecil B. de Mille.Dia 22/04 - A CANÇÃO DE BERNADETTE(1943) com Jennifer Jones.Dia 23/04 - MONSIEUR VINCENT (1947) com Pierre Fresnay.Sessões às 18:30h Entrada Franca
Dia 24/04 – Sessão especial comemorativa dos 102 anos do cinema Olympia. Projeto CINEMA E MÚSICA com a exibição do filme “Lírio Partido” de David W. Griffith com acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
De 09 à 20/04 – Festival Varilux de Cinema Francês 2014
Dia 26/04 – “O Orfanato”. Produção de Guillhermo Del Toro. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA.

*Cine Estação:
De 09 à 20/04 - “Jovem e Bela” de François Ozon. Indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes e vencedor do prêmio Outro Olhar do Festival de San Sebastián (Espanha).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18