quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 29/10 A 04/11/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA
 *O Janela Internacional de Cinema do Recife anunciou a programação completa de sua oitava edição. O festival acontecerá de 6 a 15 de novembro em Recife e exibirá 118 títulos de 21 países diferentes, entre curtas e longas-metragens. Produzido desde 2008 pelo cineasta Kleber Mendonça Filho (O som ao redor) e pela produtora Emilie Lesclaux, o evento também vai oferecer oficinas e palestras. A Competição reúne dez filmes de diretores emergentes, sendo cinco estrangeiros e cinco brasileiros. Entre os nacionais, estão Aspirantes (foto) de Ives Rosenfeld, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival do Rio; Boi Neon, de Gabriel Mascaro, vencedor do prêmio de melhor longa de ficção no Festival do Rio; e Mate-me, por favor, de Anita Rocha da Silveira. Além da mostra competitiva de longas e curtas, a programação conta com mostras paralelas, como Gothic: the dark heart of film, que traz uma seleção de filme do gênero gótico britânico; a mostra Cinema de Rua, com curtas temáticos que abordam os cinemas de rua; e a mostraOcupe Estelita: Filmes de Ação, que reúne produções pernambucanas com viés político.
 *A Netflix revelou alguns números sobre Beasts of no nation, o primeiro longa comprado pelo serviço de VoD, que foi lançado simultaneamente em 31 salas de cinema nos EUA e na plataforma de streaming para todos os assinantes no último dia 16. Em entrevista ao site Deadline, o diretor de conteúdo da Netflix, afirmou que o longa teve 3 milhões de views na América do Norte até a última terça. “Creio que é um público maior do que qualquer filme de nicho poderia esperar nas suas primeiras semanas de lançamento, talvez em toda a carreira”, comentou. Como comparação, Steve Jobs, lançado em 493 cinemas nos EUA no último dia 23, fez aproximadamente 40% do público de Beasts até o último domingo. O último rei da Escócia(2006), longa de temática similar ambientado na Uganda que deu o Oscar de melhor ator a Forest Whitaker, chegou perto dos 3 milhões de público nos cinemas em toda a carreira.
 *Nesta quinta-feira, dia 29, o circuito nacional recebeu o filme O Último caçador de bruxas (Paris), que estreou em 808 salas, o maior lançamento da semana. A produção americana, que mescla ação e fantasia, traz o ator Vin Diesel no papel do caçador de bruxas Kaulder, que precisa unir forças com uma jovem bruxa para impedir que uma praga terrível se alastre pelo mundo. O filme teve sua estreia nos EUA na última sexta-feira, dia 23 de outubro. O drama  Grace de Mônaco (PlayArte), de Olivier Dahan (Piaf: Um hino ao amor) entra em cartaz com 102 salas, no total. Exibida em Cannes em 2014, a produção é uma cinebiografia da princesa e estrela de Hollywood Grace Kelly, interpretada por Nicole Kidman. Com circuito semelhante, o drama Os 33 (Fox) ocupa cem salas. A trama é inspirada no caso real dos 33 mineiros chilenos que ficaram soterrados a 700 metros abaixo do nível do mar. No elenco, Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche e Martin Sheen.
 *Dois produtores da Broadway lançaram esta semana um serviço de streaming para espetáculos teatrais. O Broadway HD foi lançado com um catálogo de mais de cem títulos, de diversas fontes. O foco vai ser dirigido a montagens com curto tempo em cartaz, o que reduz as chances de a plataforma canibalizar a venda de ingressos. A novidade foi criada por Stewart F. Lane e Bonnie Comley, que têm no currículo espetáculos como On your feet! eSylvia. Os dois agregaram catálogos de empresas que já trabalham no ramo da distribuição de versões filmadas de montagens teatrais, como a Broadwy Worldwide, a BBC e o canal WNET. Estão disponíveis títulos como Memphis, Jekyll and Hyde e montagens londrinas com astros como Anthony Hopkins e Daniel Craig. Uma das produções recentes que deve servir de chamariz para o serviço é uma versão de Romeu e Julieta com Orlando Bloom, que passou pela Broadway em 2014.Uma vez inscrito no serviço, o usuário pode optar por uma assinatura anual (US$ 170), mensal (US$ 15) ou pagar pelo aluguel de um título avulso, válido por dois dias. A ideia dos criadores do Broadway HD é atualizar o catálogo com frequência.
 *No programa “Atualidades Cinematográficas” desta semana apresentei o tema principal da trilha sonora do filme “Cinema Paradiso” composto por Ennio Morricone. No final do programa, depois de dicas do circuito comercial e alternativo/cineclubes, execução da canção ”I Sing the Body Eletric”  do filme “Fame”(1980) de Alan Parker. O programa é transmitido toda quinta-feira a partir das 14:30 h  pela rádio Liberal AM.

 

INDICAÇÕES

ESTREIAS
“O Último Caçador de Bruxas”
Com Vin Dielsel
Circuito comercial
“Festival de Audiovisual de Belém – FAB 2015”
Terceira edição
Exibição de curtas metragens de vários estados e países.
 Mostra Arte Pará 2015
Exibição de clássicos do cinema como “Acossado” e “Noites de Cabiria”
Cine Olympia - De 03  08/11
 CINECLUBE
“Édipo Rei”(1967)
Filme de Pier Paolo Pasolini
Cineclube Alexandrino Moreira - Dia 09/11  
 MEMÓRIA
“Cinema Paradiso”(1988)
Filme de Giuseppe Tornatore
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 80

AGENDA
*Cine Olympia: 
De 29/10 a 01/11 – “Festival do Audiovisual de Belém - 2015”. Exibição de  filmes de vários estados e países. Entrada Franca.
*Cine Líbero Luxardo:
De 22 a 25/10 e 28/10 a 01/11/ 2015 – “Animaldiçoados 2015”. Exibição de diversos filmes de animação de terror, horror, suspense e outros gêneros dedicados ao público adulto.
Dia 07/11 – “2001: Uma Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrick (à pedidos). Sessão Cult às 14:30 h. Entrada franca e debate.
 *Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 09/11 - “Édipo Rei” de Pier Paolo Pasolini.Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.





Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23