CINE TROPPO - SEMANA DE 22 A 28/10/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

MALICK E MORRICONE EM NOVO FILME
*O mestre e compositor italiano Ennio Morricone (Cinema Paradiso) vai compor a trilha sonora de “Voyage of Time, documentário de Terrence Malick (A Árvore da Vida/Amor Pleno) que está sendo produzido há três décadas. Morricone já trabalhou com Malick em “Cinzas no Paraíso (1978). O projeto é descrito como “uma celebração da Terra que percorre desde o nascimento do universo até seu colapso final”. Através de palavras e músicas, o cineasta vai apresentar as primeiras células, peixes e mamíferos em um filme que examinará os processos que o planeta passou e que contribuíram para a criação da vida. Informações não confirmadas indicam que existirão duas versões do documentário: a primeira delas será lançada no formato IMAX com 40 minutos de duração e contará com o ator Brad Pitt como narrador. Já a segunda versão, rodada em 35mm, terá a duração padrão dos longas-metragens e será narrada por Cate Blanchett (Blue Jasmine).Algumas cenas de “Voyage of Time foram feitas durante as filmagens de “A Árvore da Vida (2011). A previsão de estreia do filme é para o segundo semestre de 2016. Malick é mestre. Bom filme à vista!
 *A Warner Bros. anunciou novos filmes do monstro Godzilla. Com o sucesso de “Godzilla” em 2014 que faturou mais US$ 500 milhões em bilheteria global, o estúdio anunciou em parceria com a produtora Legendary Pictures, mais três filmes de uma franquia que incluirá o monstro japonês e o personagem clássico King Kong. O primeiro filme a ser produzido será “Kong: Skull Island que estreia agendada para março de 2017 no Brasil em circuito 3D e IMAX. Em junho de 2018, o estúdio lançará “Godzilla 2 Para 2020, está previsto o encontro dos dois monstros, “Godzilla vs King Kong, ainda sem diretor e elenco definido.
 *A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou o resultado final do Prêmio Adicional de Renda 2015. Serão disponibilizados R$ 3 milhões para 63 empresas responsáveis por 78 complexos cinematográficos. A premiação vai beneficiar 103 salas de cinema em 13 estados e no Distrito Federal. O Brasil ainda tem hoje 265 salas não digitalizadas – o que corresponde a 8,9% do total de 2.970 salas do país.
*”Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força quebrou o recorde de mais ingressos vendidos antes de sua estreia. Segundo a Fandango, empresa de venda de ingressos online, o longa vendeu mais de oito vezes o volume do último filme da franquia “Jogos Vorazes” em seu primeiro dia. Muitas sessões do filme já estão esgotadas, especialmente no circuito americano de salas IMAX. Para dar conta da grande procura do público, os exibidores americanos estão abrindo novos horários de sessão.
*A atriz Yoná Magalhães faleceu esta semana aos 80 anos. Muito conhecida pelos papéis que interpretou na televisão, Yoná sempre será lembrada pelo seu importante papel no filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, obra-prima realizada por Glauber Rocha em 1964. Com uma bela interpretação, ao lado de ótimos atores como Othon Bastos, Yoná Magalhães deixou seu talento registrado para a história do cinema brasileiro.

 *Sou fã da atividade cineclubista. Minha formação cinematográfica é baseada em filmes que vi nos cineclubes locais e por isso, participo com muito prazer de debates nas sessões programadas pela ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará). Um grande momento de cinefilia ocorreu nesta semana na exibição e debate do filme “Alemanha Ano Zero” de Roberto Rosselini.  Belo filme que gerou ótimas reflexões. O poder do cinema é inexplicável e a cada filme exibido e debatido, o prazer de compartilhar ideias é cada vez maior. No final do ano, ótimos filmes já estão programados pela ACCPA: “Fanny e Alexander” e “A Hora do Lobo” de Ingmar Bergman e “Édipo Rei” de Pier Paolo Pasolini. Vale a pena agendar e (re) ver estes grandes filmes da história do cinema.

 

*No programa “Atualidades Cinematográficas” desta semana apresentei o tema principal da trilha sonora do filme “A Árvore da Vida” de Terrence Malick, No final do programa, depois de dicas do circuito comercial e alternativo/cineclubes, execução da canção ”América do Sul” cantada pelo cantor Ney Matogrosso que é  protagonista do documentário “Olho Nu”. O programa é transmitido toda quinta-feira a partir das 14:30 h  pela rádio Liberal AM.

 

 

INDICAÇÕES

 ESTREIAS
“Ponte de Espiões”
Filme de Steven Spielberg
Com Tom Hanks
 “Olho Nu”
Filme de Joel Pizini
Documentário sobre o cantor Ney Matogrosso
 CONTINUAÇÃO
“Que Horas Ela Volta?”
Com Regina Casé
 CINECLUBE
“A Hora Final”(1959)
Filme de Stanley Kramer
Casa da Linguagem - Dia 29/10 – 18 h
 MEMÓRIA
“Jovem Frankenstein”(1974)
Filme de Mel Brooks
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

 AGENDA
*Cine Olympia: 
De 22 a 28/10 – “Olho Nu” de Joel Pizini. Documentário sobre o cantor Ney Matogrosso com material de arquivo inédito.  Entrada Franca. Sessão às 18:30 h. Apoio : Canal Brasil.
*Cine Líbero Luxardo:
De 22 a 25/10 e 28/10 a 01/11/ 2015 – “Animaldiçoados 2015”. Exibição de diversos filmes de animação de terror, horror, suspense e outros gêneros dedicados ao público adulto. Programa especial de animações sobre extraterrestres, tema desta sexta edição do festival.
 *Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 29/10 – “A Hora Final”(1959) de Stanley Kramer. Com Ava Gardner. Sessão às 18h. Entrada franca. Parceria da ACCPA e Academia Paraense de Ciências.
 *Cine FIBRA :
Dia 31/10 – “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore. Sessão às 19 h. Entrada franca.
 *Cineclube Alexandrino Moreira:
Em Novembro - “Édipo Rei” de Pier Paolo Pasolini e “A Hora do Lobo” de Ingmar Bergman. Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18