quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 15 A 21/10/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP
*A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou sua programação, que acontecerá de 22 de outubro a 4 de novembro na capital paulista.O festival exibirá em première nacional vários filmes premiados em festivais internacionais, como o francês “Dheepan”(Palma de Ouro em Cannes); o húngaro “Son of Saul”(Grande prêmio do Júri em Cannes e um dos favoritos ao “Oscar” de filme estrangeiro); o venezuelano “Desde Allá”(Leão de Ouro em Veneza); e o colombiano “A terra e a sombra”(prêmio Caméra d’Or de melhor filme de estreante em Cannes).Outros filmes em destaque são a trilogia “As mil e uma noites” de Miguel Gomes; o americano “Mistress America” de Noah Baumbach e “Remember” do canadense Atom Egoyan. As retrospectivas deste ano são dedicadas à Film Foundation, fundação de Martin Scorsese dedicada a restauração de filmes antigos, como o brasileiro “Limite” (1931) de Mário Peixoto e “Rashomon” (1950) Akira de Kurosawa; e ao italiano Mario Monicelli, com a exibição de cinco clássicos restaurados, entre eles “Casanova 70” (1965). O Foco Nórdico vai reunir longas recentes da Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia, entre eles o islandês “A ovelha negra”, vencedor da mostra “Un Certain Regard” em Cannes e indicado do país ao “Oscar”. A abertura será com o novo filme de Hector Babenco, “Meu amigo hindu” com Willem Dafoe. O encerramento da mostra será com o espanhol “Um dia perfeito” de Fernando León de Aranoa, com Benicio del Toro e Tim Robbins. O cartaz da mostra de cinema 2015 foi elaborado pelo cineasta Martin Scorsese.
*O filme “Boi Neon”  do diretor Gabriel Mascaro, foi o grande vencedor da 17ª edição do Festival do Rio. O filme conquistou ainda os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Atriz Coadjuvante. A premiação aconteceu na noite de terça-feira (13) no Espaço BNDES, no Centro do Rio. Ao todo, 13 filmes concorreram ao principal prêmio do festival. "Nise - Coração da Loucura” de  Roberto Berliner foi eleito pelo voto popular como o melhor longa-metragem de ficção. Na Mostra Competitiva de longas-metragens de documentário, o premiado pelo Júri Oficial foi "Olmo e a Gaivota", das diretoras Petra Costa e Lea Glob. "Betinho - A Esperança Equilibrista", do diretor Victor Lopes, foi eleito pelo voto popular.
*O próximo longa de Quentin Tarantino, “Os Oito Odiados”, será lançado nos EUA em duas edições, com cortes e durações diferentes. O diretor e a distribuidora Weinstein Company já haviam anunciado uma estreia limitada, com cópias em 70mm. Agora, foi divulgado que essa versão terá seis minutos a mais e um intervalo de 12 minutos no meio das sessões. As exibições vão preceder o lançamento amplo nos multiplex, com montagem mais curta. Tarantino exigiu ter um lançamento de sua nova obra em 70mm, quase extinta no circuito Por isso, a Weinstein Company precisou expandir o circuito equipado com projetores do gênero. “Os Oito Odiados” será lançado n o Brasil em 7 de janeiro com a versão “normal”.

 *A Universal Pictures iniciou sua própria franquia com universo compartilhado que unirá todos os clássicos heróis de seu catálogo em uma mesma linha do tempo. O próximo filme no cronograma do projeto é a nova versão de “A Múmia”. A versão que chegará aos cinemas em 2017, a criatura pode ser do sexo feminino pois existem duas versões do roteiro do longa-metragem, uma estrelada por um homem e outra estrelada por uma mulher. A versão vencedora será escolhida depois de testes realizados pelos produtores e diretores de elenco da produção nos próximos meses.

 

*O ator, produtor e apresentador Luis Carlos Miéle, faleceu esta semana aos 77 anos de idade.  Com produtor musical realizou shows de fnoes famosos da música nacional como Roberto Carlos, Elis Regina e Wilson Simonal. Como ator, ele fez participações especiais em algumas novelas, além de diversos programas de televisão,Sua estreia nos cinemas foi em Um Homem e Sua Jaula “(1969), o lado de Hugo Carvana. Miéle participou do documentário Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei”. Seu último trabalho no cinema foi o longa Depois de Você” que tem estreia prevista para 2016.

 

*No programa “Atualidades Cinematográficas” desta semana apresentei o tema musical de “Derzu Uzala” de Akira Kurosawa produzido em 1975.No final do programa, depois de dicas do circuito comercial e alternativo/cineclubes, execução da canção ”Twice in a Lifetime” composta por Paul McCartney em 1984 para o filme estrelado por Gene Hackman e Anne Margret. O programa é transmitido toda quinta-feira a partir das 14:30 h  pela rádio Liberal AM.

 

 

INDICAÇÕES

 ESTREIAS
“A Colina Escarlate”
Filme de Guillermo Del Toro
Com Jessica Chastain
“Dossiê Jango”
Filme de Paulo Henrique Fontenelle
Cine Olympia
“Cássia Eller”
Documentário sobre a cantora Cássia Eller
Cine Estação
 CINECLUBE
“Cinema Paradiso”(1999)
Filme de Giuseppe Tornatore
Cine FIBRA – Dia 31/10 – 19 h
MEMÓRIA
“Derzu Uzala”(1975)
Filme de Akira Kurosawa
Cartaz exibido nos cinemas brasileiros nos anos 70

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 19/10 – “Alemanha Ano Zero” (1947) de Roberto Rosselini. Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia: 
De 14 a 21/10 – “Dossiê Jango” de Paulo Henrique Fontenele. Entrada Franca. Sessão às 18:30 h. Apoio : Canal Brasil.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 8/11 - “Que Horas Ela Volta?” de Anna Muylaert com Regina Casé. Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance. Selecionado para o Festival de Berlim 2015.
Cine Estação :  
De 14 a 22/10 – “Mãos de Outubro”, “Cássia Eller” e “Leviatã”. Programação especial com um curta metragem sobre o Círio de Nazaré, documentário sobre a cantora Cássia Eller e  “Leviatã” (indicado ao “Oscar” 2015).

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23