quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 17 A 23/09/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



“QUE HORAS ELA VOLTA?” 
*"Que Horas Ela Volta?" mostra a decadência de uma sociedade que insiste em considerar as regras sociais como fatos "normais" apesar de criadas por poucos para muitos há muito tempo. O filme é bruto na delicadeza em discutir questões sociais que estão presentes no dia a dia, aqui, ali, na esquina, nas casas, apartamentos. Afinal, o mundo mudou. As relações estão mudando. A relação patrão e empregado demonstrada no filme não deverá ser vista como obra divina, mas sim humana com toda manipulação e construção de séculos de domínio de uma classe sobre a outra. A guerra social está presente com insistência. A diferença é que agora, a relação mudou. A consciência social é outra e por isso outras relações surgirão. Essa mudança é lenta, mas já começou. O filme "Que Horas Ela Volta?" contribui no registro dessa mudança e consegue ser objetivo quando nos mostra a história de uma empregada doméstica que aceita seu destino de “servir” e saber de suas “obrigações” até que sua filha, de outra geração, inicia um processo de reflexão que, no final, será um recomeço. Desde "O Som ao Redor", este é o melhor filme brasileiro que vi nos últimos anos. Da excelente direção até a atuação de todo o elenco, o filme merece atenção, discussão e reflexão. Veja sem falta enquanto está em exibição. O filme será o representante brasileiro no Oscar 2016 e foi escolhido pela Comissão Especial de Seleção do Ministério da Cultura (MinC) para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

*Vencedor da mostra “Um Certo Olhar” na última edição do Festival de Cannes, o filme islandês “Rams” foi escolhido pelo país para disputar uma vaga no “Oscar” de filme estrangeiro. A tragicomédia ambientada em uma zona rural da Islândia será exibida na Mostra de São Paulo, em outubro, e tem estreia prevista em circuito para 26 de novembro, pela distribuidora Imovision.

*A sessão do projeto “Cinema e Música” no cinema Olympia foi um sucesso. A exibição de "Encouraçado Potemkin" trouxe um bom público que pode testemunhar a qualidade do filme e o talento do maestro Paulo José Campos de Melo. O próximo filme do projeto é "Ladrão de Bagdá"(1924) com Douglas Fairbanks que será exibido dia 13 de outubro.

*A Pandora Filmes é a distribuidora de “Que Horas Ela Volta?” e fechou a distribuição do filme no início de 2014, um ano antes das premiações em Sundance e Berlim. Até o final do ano, a Pandora lança mais dois filmes nacionais: “Se Deus vier, que venha armado” de Luís Dantas e “Oração do amor selvagem” de Chico Faganello. Em 2016, estão previstos mais quatro: “Trago comigo” de Tata Amaral, “Aspirantes” de Ives Rosenfeld, “Ralé” de Helena Ignez e “Voltando pra casa” de Gustavo Rosa de Moura.

*A edição 2015 do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas acaba de divulgar seus vencedores. “La Llamada” de Gustavo Vinagre foi o escolhido do júri e faturou o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 50 mil. O voto do público ficou para a animação “Guida” de Rosana Urbes. A cerimônia de premiação aconteceu ontem, dia 14, no Rio de Janeiro.

*A Universal Music e a rede Cinemark fecharam uma parceria exclusiva para lançar no Brasil o documentário “Amy” sobre a vida e a carreira da cantora britânica Amy Winehouse (1983-2011), da sua descoberta como cantora ao final trágico, vítima de overdose. O filme será exibido nos dias 26 e 29 de setembro, mas as informações de salas e horários ainda não foram divulgados.

*Estão abertas as inscrições para o 21° É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A edição 2016 será entre os dias 7 e 17 de abril, simultaneamente no Rio e em São Paulo. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. Os interessados terão até 13 de dezembro para submeter seus trabalhos.

*No programa “Atualidades Cinematográficas” desta semana apresentei a trilha sonora do filme “Ladrão de Bicicleta” de Vittorio De Sica que foi composta por Alessandro Cicognini. No final do programa, depois de dicas do circuito comercial e alternativo, execução da canção tema do filme “Fernão Capelo Gaivota”(1973) interpretada por Neil Diamond. O programa é transmitido toda quinta-feira a partir das 14:30 h na rádio Liberal AM.

ESTREIAS
“O Conto da Princesa Kaguya”
Filme de Isao Takahata
Cine Líbero Luxardo

CONTINUAÇÃO
“Que Horas Ela Volta?”
Com Regina Casé
 Moviecom Pátio Belém

DVD
“A Arte de Andrei Tarkovski”
DVDs que reúnem três obras-primas restauradas do cineasta russo Andrei Tarkóvski (1932-1986): “Nostalgia”(1983), “A Infãncia de Ivã”(1962) e “O Espelho”(1974).

TRILHA SONORA
 “Music by Ry Cooder” 
Coletânea de trilhas do músico Ry Coorder incluindo tema de “Paris Texas”

MEMÓRIA
“Amargo Pesadelo”(1971)
Filme de John Boorman
Cartaz exibido nos cinemas nos anos 70

AGENDA
*Cine Olympia:
Até dia 23/09 – “Carrinho de Trilhos” de Hirofumi Kawaguchi . Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Consulado Geral do Japão em Belém e Japan Foundation.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 20/09 – “Vicio Inerente” de Paul Thomas Anderson. Com Joaquin Phoenix. De 16 a 20/09 às 17h. “O Conto da Princesa Kaguya”. De 16 a 20/09 (quarta a domingo) às 20h. De 30/09 a 04/10 (quarta a domingo) às 17h.
*Cine Estação: Até dia 24/09 – “Acima das Nuvens” de Olivier Assayas. Com Juliete Binoche *Cineclube da Casa da Linguagem: Dia 24/09 – “Fase IV: Destruição”(1974) de Saul Bass. Sessão às 18h. Entrada franca e debate. Apoio: ACCPA e Academia Paraense de Ciências.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23