quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 08 A 14/10/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

“PERDIDOS NO ESPAÇO” TERÁ NOVA VERSÃO PARA TV
*”Perdidos no Espaço” é uma das melhores séries dos anos 60 e  terá uma nova versão para a TV. Segundo informações divulgadas esta semana em sites especializados, os roteiristas Matt Sazama e Burk Sharpless (Drácula – A História Nunca Contada) vão escrever o remake. A série original mostra a Terra em crise, como um planeta superpopulado. Diante do cenário crítico, a família Robinson é a primeira escolhida para colonizar outro planeta. ”Perdidos no Espaço‘ foi originalmente exibida na TV americana entre os anos 1965 e 1968 com 83 episódios e marcou várias gerações. Sou um fã desta série que certamente estará nas minhas memórias para sempre. Espero que a nova produção seja tão interessante quanto o original.
*A Paramount Pictures está desenvolvendo um remake de “O Homem que Matou o Facínora” (1962), clássico do cinema e um dos melhores filmes do  mestre John Ford (Rastros de Ódio). A nova versão deste filme será atualizada com a ação acontecendo  na década de 1980, durante a retração das indústrias de aço e automóveis na Pensilvânia (EUA). Na trama original, o inocente senador Ransom Stoddard, famoso por ter matado um perigoso pistoleiro no passado, retorna à cidade em que morou para o funeral do amigo Tom Doniphon e relembra o que realmente aconteceu. John Wayne (Onde Começa o Inferno), James Stewart (Um Corpo Que Cai), Vera Miles (Psicose), Lee Marvin (Os Doze Condenados), Edmond O'Brien (Meu Ódio Será Sua Herança) e John Carradine (No Tempo das Diligências) integram um elenco extraordinário. Filme obrigatório para qualquer cinéfilo.
 *O governo brasileiro pretende criar uma plataforma de video on demand (VOD) para filmes nacionais, nos moldes das elaboradas por México e Argentina para oferecer seus conteúdos locais. A novidade foi mencionada na apresentação conjunta da Agência Nacional do Cinema e Ministério da Cultura, semana pasada, no Rio.
 *“Sangue Azul” de Lírio Ferreira será lançado em DVD este mês. È um dos bons filmes nacionais inéditos em Belém. O filme mostra a história de um menino de dez anos que foi separado da sua irmã. Décadas depois, a mãe fica temerosa de que uma atração incestuosa se desenvolvesse entre os dois. Daniel de Oliveira, , Milhem Cortaz, Matheus Nachtergaele e Ruy Guerra estão no elenco. O filme abriu a Mostra Panorama do Festival de Berlim.
 *Uma pequena distribuidora começou a distribuir nos EUA alguns filmes brasileiros de público bem mais restrito com o objetivo de criar um gosto no público americano pelos filmes nacionais. A Cinema Slate, distribuidora fundada neste ano pelo executivo Rodrigo Brandão, quer lançar os filmes nos cinemas americanos e também em  day and date (simultaneamente) na Fandor, plataforma de streaming dedicada a filmes de autor. Dois filmes já foram lançados: “O que se move” (The moving creatures), de Caetano Gotardo e o documentário “A vida privada dos hipopótamos” (I touched all your stuff) de Maíra Bühler e Matias Mariani. O primeiro estreou em Nova York, Los Angeles, Columbus e Chicago; o segundo, em Boston em Nova York. Nas próximas semanas, estreiam nos EUA outros filmes como “Trabalhar Cansa” (Hard labor) de Marco Dutra e Juliana Rojas (30/10); “Casa Grande” de Fellipe Barbosa (13/11) e o documentário “Campo de Jogo” (Sunday ball) de Eric Rocha (11/12). A curadoria é da produtora brasileira Etienne Yamamoto.

 *O diretor John Guillermim faleceu no inicio deste mês aos 89 anos.  Realizador que trabalhou em vários gêneros, Guillermim dirigiu vários filmes de sucesso como “Kinj Kong”(1976) e “Inferno na Torre”(1974). Um de seus melhores filme, “Nasce uma Mulher”(1966) inaugurou o cineclube da APCC (Associação de Críticos de Cinema do Pará) no final dos anos 60. Este filme será exibido ainda este ano na sessão Cult.


*No programa “Atualidades Cinematográficas” desta semana apresentei o tema musical de abertura de f“Lolita” de Nelson Riddle composto para o filme de Stanley Kubrtick em 1962. No final do programa, depois de dicas do circuito comercial e alternativo, execução da canção ”Starman” de David Bowie que faz parte da trilha sonora do filme “Perdido em Marte” de Ridley Scott. O programa é transmitido toda quinta-feira a partir das 14:30 h  pela rádio Liberal AM.

 

*Feliz Círio para todos.



INDICAÇÕES

 CONTINUAÇÃO
“O Último Cine Drive-In”
Filme de Iberê Carvalho
Com Othon Bastos
BREVE
“A Doce Vida”
Filme de Federico Fellini
Projeto Clássica (Cine Líbero Luxardo)
 BLU-RAY
“Aladdin”(1992)
Produção da Disney
Vozes originais de Robin Williams e Philip Clarcke
CINECLUBE
“O Homem do Sputnik”(1959)
Filme de Carlos Manga
Cine Líbero Luxardo – Sessão Cult – Dia 17/10
 MEMÓRIA
“Todos os Homens do Presidente”(1976)
Filme de Alan Pakula
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 19/10 – “Alemanha Ano Zero” (1947) de Roberto Rosselini. Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia: 
Dia 13/10 – “Ladrão de Bagdá”(1924) de Raoul Walsh com Douglas Fairbanks Jr. Projeto Cinema e Música com participação de Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30 h. Entrada franca.
De 14 a 21/10 – “Dossiê Jango” de Paulo Henrique Fontenele. 
*Cine Líbero Luxardo:
Até 11/10 - “O Último Cine Drive In” de Ibêre Carvalho.Com Othon Bastos.
Dia 17/10 – “O Homem do Sputnik” de Carlos Manga. Com Oscarito. Sessão Cult às 15h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23