segunda-feira, 21 de maio de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 18 À 24/05/12


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana Caso não haja alteração de última hora, as estréias da semana são “Raul : O Início, O Fim, O Meio”, “Plano de Fuga” e “O Corvo”.
“Raul : O Início, O Fim e o Meio” é um documentário sobre vida e obra de um dos maiores nomes do rock brasileiro, Raul Seixas. O filme procura mostrar sua personalidade, sua música e sua constante influência na cultura brasileira. Com depoimentos de Paulo Coelho, Nelson Motta, Tom Zé, Pedro Bial e Caetano Veloso, o filme tem na direção Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel.
Em “Plano de Fuga”, capturado pela polícia do México quando fugia da policia americana na fronteira, um criminoso é jogado em uma das prisões mais violentas do mundo. Lá ele receberá a ajuda de um garoto de 9 anos que lhe passará informações vitais para a sua sobrevivência.No elenco, Mel Gibson.
“O Corvo” é uma versão dos últimos cinco dias da vida do poeta Edgar Allan Poe, cuja verdadeira morte é até hoje um mistério. Sabe-se que ele foi descoberto nas ruas de Baltimore em estado de delírio e grande estresse, morrendo pouco tempo depois em um hospital. O filme mostra Poe encabeçando uma investigação atrás de um assassino em série cujos assassinatos são inspirados em seus livros.No elenco, John Cusack .

INDICAÇÕES/DVD
“Os Deuses Malditos” (1969) de Luchino Visconti. Com Dirk Bogard, Ingrid Thulin, Helmut Berger. Luchino Visconti (O Leopardo/Rocco e seus Irmãos) é um dos grandes diretores italianos. Sua obra é rica de personagens e tramas interessantes que revelam os mecanismos de sociedades falidas e que ignoram a importância de ser humano. Neste filme feito em 1969, Visconti mostra uma poderosa família de industriais que é corroída por uma violenta luta pelo poder entre seus membros. Paralelamente, revela-se a ascensão do Nazismo. Fazendo um pararelo entre as duas situações, o diretor mostra a decadência da ética e da humanidade na época da Alemanha nazista. Com uma excelente produção e atuações fantásticas (Bogard, Thulin e Berger), o filme ainda mantém sua força e impacto e sem dúvida, é um dos melhores filmes deste diretor.
“O Mensageiro” de Joseph Losey. Com Alan Bates, Julie Christie. Belo filme dirigido por Joseph Losey (O Criado) que foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. O filme mostra a história de um homem que relembra com emoção um período importante de sua vida. Quando criança, ele foi intermediário de um casal que tinha seu amor proibido pelas diferenças sociais de uma época. Levando as cartas de amor deste casal, ele acaba sendo testemunha de um grande caso de amor que foi cercado de preconceitos, revelando assim as normas de uma sociedade hipócrita. Baseado em romance homônimo de L.P. Hartley, cm roteiro adaptado pelo teatrólogo Harold Pinter, o filme tem como um de seus destaques a emocionante trilha sonora de Michel Legrand.
“Tudo pelo Poder” de George Clooney. Com Ryan Gosling, George Clooney. Baseado em peça escrita por Beau Willimon, o filme procura mostrar os bastidores da política americana revelando o jogo de interesses e trapaças que o processo eleitoral tem como mecanismo priincipal. Muito bem dirigido por George Clooney (que já mostrou ser melhor diretor que ator em filmes anteriores), o filme tem como destaque o roteiro inteligente e a atuação de Ryan Gosling (mesmo ator de “Drive”) que vem se revelando como um dos melhores atores da sua geração.

QUADRO DE COTAÇÕES
Filmes - Marco Moreira/ Pedro Veriano/Luzia Álvares
Precisamos Falar sobre Kevin - Excelente/  Muito Bom /Excelente
Drive -Excelente/ Muito Bom/ Excelente
Xingu - Muito Bom /Muito Bom/ Muito Bom
Os Deuses Malditos(DVD) -  Excelente/Excelente/Excelente
Tudo pelo Poder(DVD) - Muito Bom/ Bom/ Muito Bom
O Mernsageiro(DVD) - Excelente/ Muito Bom/  Muito Bom

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira: Segunda, dia 28/05 será exibido “A Aventura” e Michelangelo Antonioni com Monica Vitti no elenco.A exibição do filme é uma homenagem ao roteirista Tonino Guerra falecido recentemente.A exibição acontecerá às 19h com entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.
*Cine Olympia: Dentro das comemorações do centenário do cinema Olympia, hoje é o último dia da MOSTRA DOS ESPECTADORES com filmes indicados pelo público. Na programação de hoje, a obra-prima de Stanley Kubrick, “2011: Uma Odisséia no Espaço”, um dos maiores filmes da história do cinema, que será exibido a partir das 18h. A partir do dia 22/05, inicia a segunda parte da mostra de documentários da TV Cultura,com sessão às 18:30h e entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo: "Precisamos Falar sobre Kevin” de Lynne Ramsay tem hoje seu último dia de exibição. Eva é mãe de Kevin, adolescente que cometeu assassinato em massa em sua escola. Sem conseguir entender as ações do filho, ela tenta lidar com sua dor e o sentimento de culpa, por se sentir responsável pelo fato. Adaptação do best-seller homônimo de Lionel Shriver, o filme tem uma excelente atuação da atriz Tilda Swilton. Sessões às 17 e 19h.Na sessão Cult, dia 26/05, às 16h, será exibido o filme “Taxi Driver” de Martin Scorsese. Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA que também terá como tema o festival de Cannes que acontece agora em Maio.
*Cine Estação: Em último dia, está em exibição hoje “Drive” com Ryan Gosling, filme que mostrou o talento do diretor Nicolas Winding Refn e que ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes de 2011. O filme será exibido hoje às 10h, 18h e 20h30.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23