domingo, 11 de setembro de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 09 À 15/09/11



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “Cowboys VS. Aliens” . “Larry Crowe – O Amor está de Volta” e “Soul Kitchen”.
“Cowboys Vs. Aliens” tem Daniel Craig (007) e Harrison Ford (Indiana Jones ) como protagonistas. Em 1873, no Arizona, um estranho sem lembranças chega na cidade de Absolution. A única referência ao seu passado é um misterioso grilhão em um dos seus pulsos. O que ele descobre é que a população de Absolution não gosta de forasteiros, e ninguém na cidade se move sem a permissão do Coronel Dolarhyde. Mas Absolution está prestes a experimentar um medo que mal compreende, quando a cidade é atacada por saqueadores do espaço. Agora, o estranho que eles rejeitaram é a única esperança de salvação. Esse pistoleiro aos poucos rememora quem é e onde esteve, e percebe que detém um segredo que pode dar à cidade uma chance contra a força alienígena. A direção é de Jon Favreau (A Lenda do Tesouro Perdido). Curiosidade : o protagonista seria vivido por Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), que abandonou o elenco por conflitos na agenda.
“Larry Crowe – O Amor está de Volta” mostra a história de Larry Crowne, líder nato na equipe da empresa em que trabalhava. Mas a crise bateu à sua porta. Afundado em dívidas e precisando pagar a sua hipoteca, ele precisa voltar a sala de aula para começar uma nova vida. Na faculdade ele se torna parte de uma turma de pessoas que estão na mesma situação que ele, precisando encontrar um futuro melhor. Mas em sua aula de oratória, Larry desenvolve uma paixão inesperada por sua professora Mercedes Tainot, uma mulher que perdeu tanto a si a paixão por ensinar como a que sentia pelo marido. No elenco, Tom Hanks e Julia Roberts. A direção é de Tom Hanks que não dirigia desde “The Wonders – O Sonho não Acabou” em 1996.
“Soul Kitchen” é uma co-produção da Alemanha e Turquia. Depois de sua namorada o trocar por um emprego em Shanghai, a vida de Zinos, um jovem de origem grega, dono do restaurante Soul Kitchen, entra em crise e ele decide vender o estabelecimento. Nas três semanas antes de fechar as portas, mudanças repentinas começam a acontecer: o novo chef cozinha o que ele sempre quis fazer, um novo DJ agita o espaço levando os clientes a dançarem depois das refeições, artistas passam a exibir seus trabalhos - e todos estão gostando. Rumores sobre o cult Soul Kitchen se espalham por Hamburgo. Zinos percebe que é bobagem vender o restaurante, mas talvez seja tarde demais.O filme está sendo exibido no Cine Líbero Luxardo.

SUPERNOVAS
*A Argentina cobrará uma tarifa aos filmes estrangeiros, que forem exibidos nas telas do país, com o objetivo de promover o cinema nacional, segundo uma resolução publicada nesta terça-feira no Diário Oficial. A presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA), Liliana Mazure, assinou a resolução na qual se estabelecem taxas que as produtoras deverão pagar em função do número de salas onde os filmes estrangeiros serão exibidos, assim como de sua localização. Na cidade de Buenos Aires os filmes estrangeiros deverão pagar uma tarifa desde o equivalente a 300 ingressos de cinema pelo total de telas nas quais serão exibidos, quando as cópias não forem mais de 40, até o valor de 12 mil ingressos quando forem distribuídas mais de 161 cópias do filme. Para poder serem exibidos no resto do país, as taxas caem para a metade. O valor do ingresso será uma média do preço de mercado das salas comerciais de exibição da capital argentina, que será publicado bimestralmente pelo INCAA. As entradas para o cinema nas grandes cadeias comerciais de salas de exibição na Argentina custam entre US$ 3,8 e US$ 9, dependendo dos dias e horários.
*”360” (foto) de Fernando Meirelles, vai abrir o Festival Internacional de Londres, no dia 12 de outubro. Será a première europeia do filme, que terá sua estreia mundial em setembro, no Festival de Toronto. Em 2005, outro título de Meirelles, “O Jardineiro Fiel”, já tinha sido escolhido como filme de abertura de Londres.Com Rachel Weisz, Jude Law, Anthony Hopkins, Juliano Cazarré e Maria Flor no elenco, o filme é uma
coprodução da O2 de Meirelles com a Revolution Films (Reino Unido), Dor Film (Áustria) e Fidélité (França). O roteiro, de Peter Morgan (A Rainha), é inspirado na peça La Ronde, de Arthur Schnitzler. A previsão de estreia de “360” no Brasil é 3 de fevereiro de 2012, com distribuição da Paris.
*O cineasta espanhol Pedro Almodóvar será homenageado no próximo AFI Fest – o festival internacional de cinema promovido pelo American Film Institute, em Los Angeles. Almodóvar exibirá seu mais novo longa, “A Pele que Habito”, fará a seleção de uma mostra com filmes que inspiraram sua obra, e ainda apresentará uma sessão especial comemorativa do 25º aniversário de “A Lei do Desejo” que ele dirigiu em
1986. O AFI Fest se realiza de 3 a 10 de novembro.
*”O Fim e os Meios”, próximo longa de Murilo Salles, com produção da Cinema Brasil Digital, começa a ser filmado no dia 15 de outubro, em Brasília. Depois, a produção segue para Maceió e Rio de Janeiro. As filmagens devem se encerrar no dia 15 de dezembro. O roteiro conta a história de um publicitário que se muda para Brasília para trabalhar na campanha de um político. O elenco ainda não está definido.
*Já em cartaz em algumas cidades brasileiras, a segunda edição do projeto Sessão Vitrine conta com sete longas e seis curtas-metragens que finalmente podem se encontrar com o público através de um circuito comercial de exibição. Dessa vez, o projeto acontece nas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Goiânia, São Luiz, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belém do Pará, João Pessoa, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Campo Grande e Vitória. Em Belém, o Cine Líbero Luxardo fará parte do circuito com exibições de filmes de quarta à domingo às 17h.
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

DVD/Crítica
“Poesia” de Chang-dong Lee. O que é a poesia? Onde podemos encontrar a poesia neste mundo, nas pessoas, nas coisas? Para que serve a poesia? O cineasta Chag-dong Lee procura dar algumas respostas par estas questõess através da história de uma senhora de idade avançada que mora com seu neto e que sempre foi uma pessoa inquieta com a sua vida. Honesta com seu estilo de vida, esta senhora começa a sentir que está doente e ao mesmo tempo, como forma de preencher seu tempo e dar outro significado à sua vida, procura aprender sobre poesia num centro cultural de seu bairro. Mas ao aprender sobre poesia, esta senhora ao mesmo tempo tem que conviver com o lado duro e cruel do seu dia a dia, vivendo situações que ela não entende e que cada vez se mais confundem com seu ideal de vida. E é neste confronto entre o ideal (poesia) e o real (mundo) que o diretor nos conta uma belíssima história de redescobrimento e renascimento de uma mulher que até o fim, tenta se encontrar através de seus ideais, especialmente ao começar a entender o significado e razão de ser da poesia dentro do seu mundo, dentro do mundo de hoje. Realizado com uma narrativa simples, sensível e direta, “Poesia” revela o talento de um diretor sul-coreano que do início ao fim de seu filme, nos prova enfim, a importância da poesia dentro de todos nós, nos seus mais variados significados e interpretações. Belo filme inédito em nossos cinemas locais e que ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes de 2010.

“Cópia Fiel” de Abbas Kiarostami. Um escritor britânico e uma mulher, dona de uma galeria de arte, encontram-se num vilarejo ao sudoeste de Toscana e a partir deste encontro casual (ou proposital?) destes personagens, o excelente diretor Abbias Kiarostami procura criar um olhar diferente e original sobre a relação de um casal. Uma relação que pode ser baseada na sinceridade, honestidade, dúvida, verdades e mentiras de cada um. Uma relação que pode ser verdadeira ao ponto de cada um crescer em cima da verdade do outro, ou ao contrário. Neste caso, o roteiro brilhante do filme, deixa dúvidas inclusive se o casal realmente existe como casal ou se seria uma cópia fiel do como este homem e mulher seriam, caso fossem um casal. Esta relação de verdadeiro/falso e real/fictício que norteia o filme, cria um filme de exceção sobre o tema. Com a atuação brilhante de Juliete Biniché, “Cópia Fiel” é um filme provocador, que estimula o espectador a pensar e seguir uma jornada de inferno/céu de dois personagens que podem ser verdadeiros ou falsos, como qualquer um. Veja sem falta.

“Biutiful” de Alejandro Gonzáles Iñarritu. Gosto muito dos filmes do diretor Alexandre Iñarritu(“Amores Brutos”, 21 Gramas” e “Babel”). Seu cinema é autoral e sempre tem personagens e histórias interessantes. Aqui, neste filme (que teve indicações ao “Oscar”, especialmente para o grande ator Javier Bardem), vemos a forma de sobrevivência de Uxbal, um homem pai de dois filhos que está doente e luta o tempo todo contra seu destino. Uxbal é um homem amargo, descrente da vida e que vê a sua morte se aproximando de forma inevitável, e mesmo assim, luta contra tudo e todos, que estão ao seu redor.O diretor Iñarritu nos revela este personagem para criar um incômodo, uma reflexão sobre a vida e nossas escolhas. No decorrer do filme, ao ver a forma como se comporta o personagem diante da vida e de sua morte eminente, somos forçados a refletir, a pensar sobre o que cerca este personagem e inevitavelmente, sobre o que nos cerca. Afinal, o cinema como arte tem este poder e diretores como Iñarritu sabem como nos levar nesta proposta de introspecção. Por isso, “Biutiful” (nome irônico e ao mesmo tempo poético para um filme que fala sobre a vida e morte) não é um filme leve e/ou feito para entreter. É sim um filme que tem como objetivo a reflexão sobre temas tão presentes em nossas vidas. E a forma tensa, nervosa da narrativa escolhida pelo diretor, reforça sua proposta cinematográfica que com a ajuda da soberba atuação de Javier Bardem, faz de “Biufitul” um filme diferenciado que merece ser visto.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá dia 19/09 o filme “A Comilança”, filme polêmico de Marco Ferrei.. O filme será exibido às 19h com entrada franca e o tradicional debate entre o público e críticos da ACCPA. .
*Cine Estação: Dentro da programação da XV Feira Pan Amazônica do Livro, está sendo exibida até domingo (dia 11)a mostra “Circuito Italiano”, numa homenagem ao cinema italiano. Hoje serão exibidos filmes do diretor Pier Paolo Pasolini. Confira a programação completa no site www.estacaodasdocas.com.br
*Cine Líbero Luxardo :”Soul Kitchen” está em exibição desde quarta-fiera e deverá ficar em cartaz até o dia 18, de quarta à domingo.Na Sessão Cult, em parceria com a ACCPA, será exibido sábado, dia 17/09 às 16 h, o filme “O Espantalho”, um dos grandes filmes americanos realizados nos anos 70. No elenco, Al Pacino e Gene Hackman em grandes atuações.Entrada franca com debate após a exibição.
* Cine Olympia : Domingo, dia 11. serão exibidos os filmes premiados na mostra Cine Periferia Pai D´pEgua, a partir das 19 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23