domingo, 11 de setembro de 2011

44º FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA ABRE INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIOS

A 44ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO preparou um amplo programa de seminários que pretende abordar os temas mais relevantes para a produção cinematográfica no País. A idéia é provocar avanços efetivos na produção, distribuição, conservação, recuperação, difusão, novas perspectivas do cinema no Brasil, dentre vários outros campos da atividade cinematográfica brasileira. As atividades irão reunir gestores, intelectuais, realizadores e representantes dos diversos setores de produção para discutir assuntos como o impacto das novas tecnologias, novas técnicas de preservação e difusão, as políticas voltadas para o cinema infantil e o diálogo com países ibero-americanos, dentre outros. Para participar, é preciso fazer inscrição, até o dia 16 de setembro, através do e-mail inscricoesfestbrasilia@gmail.com. Inscrições gratuitas.

· NOVAS PERSPECTIVAS DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
Data: de 28 a 30 de setembro
Horário: das 9h às 12h e 14h30 às 18h
Local: Auditório Ouro Preto, Kubitschek Plaza Hotel
Inscrições: de 05 a 16/09 – inscricoesfestbrasilia@gamil.com

O seminário debaterá a história do cinema brasileiro, fará uma avaliação do arranjo institucional do audiovisual no Brasil, além de discussões sobre o impacto das novas tecnologias para o cinema e o audiovisual e as perspectivas econômicas e estéticas que se abrem neste novo contexto.
O compromisso é levantar e discutir temas pertinentes às políticas públicas do cinema e do audiovisual brasileiro. Durante o evento será lançada uma publicação com o conteúdo das palestras, com reflexões sobre possíveis alternativas para o futuro: Estamos prontos para um novo modelo de regulação? Quais seriam as novas políticas de fomento e quais os caminhos possíveis para dinamizar a produção nacional? As atuais instituições formam o arranjo adequado para dar segmento ao desenvolvimento do cinema brasileiro? Qual arranjo institucional seria mais adequado como resposta aos desafios presentes? Qual é o papel da televisão brasileira no desenvolvimento do cinema? Qual é o impacto das novas tecnologias na atividade audiovisual? De que maneira o cinema e o audiovisual podem contribuir com o processo de educação nas escolas? Quais são os limites e possibilidades de difusão do cinema brasileiro no exterior?
Entre os debatedores presentes estarão gestores públicos, intelectuais, representantes dos setores de produção, distribuição e exibição, além de realizadores.

· SEMINÁRIO INTERNACIONAL MEMÓRIA DO CINEMA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ERA DIGITAL NA RECUPERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DO ACERVO
Data: dias 30 de setembro e 1º de outubro
Horário: das 14h às 18h
Local: Salão Caxambu, do Kubitscheck Plaza Hotel
Inscrições: de 05 a 16/09 – inscricoesfestbrasilia@gamil.com

O Seminário expressa o comprometimento do Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro com a recuperação, preservação e difusão da memória do cinema e do audiovisual. Diretores de cinematecas do Brasil e do exterior, intelectuais, realizadores, pesquisadores e difusores debaterão os desafios, avanços e potencialidades da era digital na preservação da memória do cinema e do audiovisual, e apresentarão experiências de intercâmbio e cooperação entre cinematecas brasileiras e museus de imagem e som do país, da América Latina e da Europa.
O seminário pretende estimular a reflexão sobre novas formas de intercâmbio e cooperação técnicas e tecnológicas que possam favorecer e otimizar a preservação e o acesso da história do cinema e da memória fílmica. Como resultad, serão formuladas propostas de intercâmbio e cooperação entre entidades; acervos e bancos de dados.
A coordenação será da professora Dra. Tânia Montoro, pós-doutorada em cinema pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em cinema e televisão pela Universidade Autônoma de Barcelona, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília – UnB e coordenadora da linha de pesquisa em imagem e som do mestrado e doutorado em Comunicação da Universidade de Brasília. Tânia Montoro é ainda ensaísta e escritora.

· CINEMA INFANTIL BRASILEIRO: TRAJETÓRIA E FUTURO
Data: 2 de outubro
Horário: a partir das 14h30
Local: Salão Caxambu, do Kubitschek Plaza Hotel
Inscrições: de 05 a 16/09 – inscricoesfestbrasilia@gamil.com

Comparada a outros gêneros, a produção brasileira de cinema infantil ainda é muito pequena. O seminário Cinema Infantil Brasileiro: Trajetória e Futuro tem como objetivo refletir sobre as políticas voltadas para o cinema infantil, além da importância da formação de público. Para isso, contará com a presença de nomes importantes para o setor, como Ziraldo, Pedro Rovai e Diler Trindade.
Quais os caminhos possíveis para o desenvolvimento do cinema infantil? O Brasil tem políticas públicas expressivas para o cinema voltadas para a infância e adolescência? Como as novas tecnologias se encaixam no modo de produzir para esses públicos?

· SEMINÁRIO IBERMEDIA - DIFUSÃO, MERCADO E INTEGRAÇÃO DAS CINEMATOGRAFIAS IBERO-AMERICANAS: A EXPERIÊNCIA DO IBERMEDIA
Data: 27 de setembro
Horário: a partir das 14h
Local: Salão Caxambu, do Kubitschek Plaza Hotel
Inscrições: de 05 a 16/09 – inscricoesfestbrasilia@gamil.com

O tema será abordado por Luis Angel Roa Zambrano, coordenador geral da SECI - Secretaria Executiva Cinematográfica Iberoamericana e da Conferência de Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas - CACI. A idéia é apresentar um panorama da produção e exibição da cinematografia iberoamericana nos últimos dez anos, as experiências em coprodução, a expansão do mercado de exibição e a ampliação da audiência neste período.
O programa Ibermedia congrega dezoito países da América Latina, Caribe e os de língua portuguesa, em prol do fomento à produção, exibição e promoção do cinema e do audiovisual produzido nestas nações e culturas. Para dar maior visibilidade à produção cinematográfica iberoamericana, o programa Ibermedia promove parcerias com a televisão e, nos últimos dois anos, mais de 100 filmes foram exibidos por emissoras públicas de 12 países participantes.

· ENCONTRO: NOVOS RUMOS PARA O CINEMA BRASILIENSE
Data: 1º de outubro
Horário: a partir das 14h30
Local: Salão Ouro Preto, Kubitschek Plaza Hotel
Inscrições: de 05 a 16/09 – inscricoesfestbrasilia@gamil.com
Após uma década sem políticas para o audiovisual brasiliense, chega o momento de discutir caminhos e novas perspectivas. Participarão do debate personalidades de cinema brasiliense.

· PALESTRA ESTÉTICA AUDIOVISUAL PARA CELULAR: POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS NO PRESENTE E NO FUTURO
Data: 2 de outubro
Horário: 10h
Local: Salão Caxambu, Kubitschek Plaza Hotel
Inscrições: de 05 a 16/09 – inscricoesfestbrasilia@gamil.com
__________________________________________________________________________
44º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Realização: Secretaria de Estado de Cultura do DF
Patrocínio: Petrobras, Oi e Terracap
Apoio: BRB, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Caesb, Oi Futuro, MinC/Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Câmara Legislativa do Distrito Federal
Apoio Cultural: TV Brasil, Canal Brasil, Revista Cinema, Cinemark, SESC, Teatro de Sobradinho, ITS – Instituto Terceiro Setor

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23