sábado, 30 de julho de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 29/07 À 04/08



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Capitão América” e “A Casa” “Capitão América” conta a história de Steve Rogers um menino franzino nascido em em uma família pobre. Horrorizado com a ascensão Nazista na Europa, o garoto parte para entrar para o exército. Mas, devido a sua saúde frágil, ele é rejeitado.Mas após escutar os apelos honestos do menino, o General Chester Phillips oferece a Rogers a chance de participar da Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes ele recebe o soro do supersoldado e é bombardeado por raios-vita.Steve Rogers aparece então com o corpo mais perfeito que um ser humano pode ter e é submetido a intensos treinamentos físicos e táticos. Meses depois ele recebe sua primeira missão como o Capitão América e, com seu escudo indestrutível, ele parte para combater o mal sozinho e como o líder dos Vingadores.
"A Casa” é uma rara produção uruguaia que chega ao circuito comercial. O filme é baseado em um caso real que aconteceu em 1944 numa antiga fazenda, onde encontraram os corpos de dois homens brutalmente torturados. As fortes fotografias encontradas foram a chave para resolver este crime sangrento. O filme foi feito no estilo 'one single shot', filmado com uma sequência direta de 79 minutos sem cortes, ou seja, em tempo real. No elenco, Florencia Colucci, Abel Tripaldi.

QUADRO DE COTAÇÕES
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Harry
Potter 7” Bom/ Bom/Bom
------------------------------------------------------------
“Transformers
3” Fraco/Fraco/Fraco
------------------------------------------------------------
“Poesia”
(DVD) Excelente/Excelente/Excelente
------------------------------------------------------------
“À Noite
Sonhamos” Bom/Bom/Bom
------------------------------------------------------------
“Meia-Noite
em Paris” Excelente/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------
“O Assassino
em
Mim”(DVD) Muito Bom/Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A Warner Bros. anunciou os títulos oficiais e as datas de estreia no Brasil das duas partes de “O Hobbit”, adaptação do cineasta Peter Jackson para a obra de J.R.R. Tolkien. O primeiro filme, intitulado “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” tem previsão de estreia para 14 de dezembro de 2012. O segundo filme, que recebeu o nome de “O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez” está previsto para 13 de dezembro de 2013.
Ambos são ambientados na Terra-Média 60 anos antes de “O Senhor dos Anéis”. A aventura conta a trajetória do personagem-título Bilbo Baggins, que enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo dragão Smaug.
*Os atores Joan Allen (Sempre ao Seu Lado) e Albert Finney (Um Bom Ano) vão retornar para o quarto filme da franquia Bourne, “O Legado Bourne” (The Bourne Legacy - 2012). Allen e Finney interpretam Pamela Landy e Dr. Albert Hirsch, respectivamente.Além de Allen e Finney, no elenco já estão confirmados Jeremy Renner, Edward Norton, Rachel Weisz e Oscar Isaac.
O longa será dirigido por Tony Gilroy (Trama Internacional), responsável pelo roteiro dos três primeiros filmes da série(A Identidade Bourne, A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne)..”O Legado Bourne” estreia em 3 de agosto de 2012.
*As filmagens de “Star Trek 2” novamente serão reprogramadas. O atraso nas filmagens se deu pelo envolvimento do diretor/produtor J.J. Abrams em “Super 8” e a participação de Alex Kurtzman, Damon Lindelof e o próprio Orci em outro projetos.
A Paramount Pictures ainda não alterou a data de lançamento do filme.
*O Curta-metragem “Ribeirinhos do Asfalto” de Jorane Castro estará sendo exibido no Festival de Gramado, que começa no próximo dia 05/8. No elenco, Dira Paes.
*A Warner Bros. divulgou a primeira imagem oficial da ficção científica “Prometheus”(foto).Ridley Scott dirige Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe), Charlize Theron (Hancock) e Noomi Rapace (Os Homens Que Não Amavam As Mulheres).O filme será um épico de ficção científica que traz uma equipe de cientistas e exploradores em uma jornada que testará os limites físicos e mentais, colocando-os em um mundo distante, onde eles descobrirão as respostas para os dilemas mais profundos da vida. No elenco ainda estão Idris Elba, Ben Foster, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, “Prometheus” chega aos cinemas dos Estados Unidos em 8 de junho de 2012.
*O herói dos quadrinhos, “Capitão América”, superou “Harry Potter” no final de semana pasado na disputa das bilheterias americanas ao arrecadar US$ 65 milhões conforme cifras definitivas divulgadas pela empresa especializada Exhibitor Relations.O filme da Paramount, "Capitão América” bateu os US$ 47,4 milhões arrecadados por "Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 2".
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Opinião
A censura no Brasil, oficialmente acabou em 1985, depois de anos de proibições absurdas, quando filmes maravilhosos não foram exibidos por aqui por questões políticas, sexuais, etc. Com isso, tivemos um grande retrocesso que fez com que somente anos depois, o público brasileiro tivesse a chance de ver no cinema filmes como “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick (filme de 1971 exibido em 1979),“ O Último Tango em Paris” de Bernardo Bertolucci (filme de 1972 exibido somente em 1979) e “O Império dos Sentidos” de Nagisa Oshima (filme de 1976 exibido somente em 1980). Depois desse período, passamos vários anos sem sinais de retrocesso e censura. Mas agora, surge um sinal concreto: o filme “A Serbian Film – Terror sem Limites” foi proibido de ser exibido no RioFan Festival pelas fortes cenas de violência que contém momentos de pedofilia e necrofilia. Já exibido normalmente em outros países, “A Serbian Film – Terror Sem Limites” causou polêmica e realmente é um filme de extremos, bizarro e grotesco. Mas o direito do espectador de ver o filme,é indiscutível. O filme pode ser discutido, criticado, mal falado, o que for. Mas o direito de ver o filme,é único. O livre arbítrio do espectador é intocável Por isso, a preocupação com a proibição do filme que pode se estender aos cinemas e não somente ao festival. Várias associações relacionadas ao cinema, incluindo a recente ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), tem repudiado a proibição deste filme com receio de que uma série de proibições possam começar a acontecer não só no cinema, mas em outras artes, em nome de valores, éticas ou moralidade. É importante que o leitor saiba da importância de se protestar contra essa proibição. Não estou aqui defendendo o filme, mas o direito de vê-lo. Estou aqui defendendo a liberdade de expressão que a arte tem e que precisa de ser vista. Um filme foi feito para ser visto e não podemos em pleno século 21 pensar em retrocesso. No caso do filme, a questão da violência é séria e merece ser discutida. Talvez seja essa a intenção do diretor: polemizar. Claro que não é qualquer público que vai ver “A Serbian Film – Terror sem Limites” e entender(?) o sentido da violência bizarra do filme, mas cada um deve procurar entender e criticar o filme, a partir da sua decisão de vê-lo. Por isso, o direito de ver o filme é indiscutível.
A proibição do filme no festival tomou conta dos jornais do sul do país. A única vantagem disso tudo é que de alguma forma, deve-se discutir este tema da possível volta da censura juntamente com a questão da educação e cultura deste país que sim, precisa urgente de melhoria e investimento não só por causa do cinema, mas por causa da evolução do país em si. A compreensão de uma obra de arte, seja filme, livro, pintura, depende de um povo que tenha educação e cultura e se a proibição deste grotesco trabalho provocar este debate, que se discuta isso, profundamente. Vamos esperar que “A Serbian Film – Terror sem Limites” cause polêmica e não censura. É um bom começo para um filme que certamente não merecia ser tão discutido e falado. Cinema é muito mais que isso.É muito mais que “A Serbian Film”, felizmente..

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá amanhã o filme alemão “Asas do Desejo” de Win Wenders, produção realizada em 1987. É um dos filmes melhores filmes deste diretor alemão que tem grandes momentos em sua carreira como em “Paris Texas” e “O Amigo Americano”. O filme será exibido às 19h com entrada franca e o tradicional debate entre o público e críticos da ACCPA. .
*Cine Olympia: Continua em cartaz o clássico “À Noite Sonhamos” que mostra a vida do compositor Frederich Chopin. O filme tem no elenco, Cornel Wilde. Sessão única às 18:30 h com entrada franca.
*Cine Estação : Em agosto, será exibido o novo filme do grande cineasta francês Jean-Luc Godard, “Filme Socialismo”. Sem dúvida, este lançamento merece total atenção do espectador já que Godard é um cineasta diferenciado e que fez/faz história a cada novo trabalho. Domingo, em última exibição à pedidos, "Rio Sonata" às 10 h em matinal imperdível.
Cine Saraiva: Quarta-feira, dia 03/08 às 19h, na sessão ACCPA/Saraiva será exibido o filme “Todos os Homens do Presidente” de Alan Pakula com Dustin Hoffman e Robert Redford, que mostra a importância da liberdade da imprensa ao registrar o caso Watergate que acabou derrubando o presidente Richard Nixon nos anos 70. Entrada franca e debate após o filme.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23