CINE TROPPO - SEMANA DE 30/10 A 05/11/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
 *Um dos principais destaques da semana é o lançamento do novo filme do cineasta Bernardo Bertolucci, “Eu e Você”, no cine Estação. Bertolucci tem seu nome escrito na história do cinema por filmes marcantes como “O Último Tango em Paris”, “1900”, “La Luna”, “A Estratégia da Aranha” entre outros títulos. Nesse seu novo trabalho, Lorenzo (Jacopo Olmo Antinori) tem 14 anos e elaborou um plano para que possa passar as férias de verão sozinho no porão do seu prédio. Ele planejou tudo: onde vai dormir, o que fazer e já há algum tempo está estocando comida no local. A ideia é que sua mãe pense que ele está numa viagem de colégio, de forma que não o aborreça durante este período. O que ele não contava era que sua meia-irmã Olivia (Tea Falco) surgisse de repente, acabando com a paz do garoto. Viciada em drogas e buscando um lugar para ter um pouco de paz, Olivia acaba chantageando Lorenzo para que fique com ele no porão. Como todo filme de Bertolucci, vale a pena conferir.
 *Realizada entre os dias 19 e 26 de novembro, no Rio, a VI Semana dos Realizadores promoverá uma retrospectiva das obras de Kleber Mendonça Filho (O som ao redor). A programação também inclui uma mostra especial de novos realizadores portugueses, um laboratório itinerante e uma homenagem a Luiz Rosemberg Filho, diretor de obras emblemáticas desde os anos 60/70 e que acaba de finalizar seu novo filme. A mostra competitiva será composta de 12 longas e 12 curtas ou médias-metragens brasileiros que foram selecionados entre 100 longas e 500 curtas e médias inscritos. A Semana dos Realizadores tem patrocínio da Petrobras e da Riofilme.
 *”Boulevard” , drama estrelado por Robin Williams e um dos últimos filmes do ator, que suicidou em agosto deste ano, está tendo dificuldades de encontrar uma distribuidora e pode chegar a nunca ser lançado nos cinemas. Os produtores acreditam que o problema esteja relacionado à temática homossexual do longa de Dito Montiel (‘Anti-Heróis’). Nele, Williams vive um homem de meia-idade casado por conveniência e com uma vida secreta, que acaba se apaixonando por um garoto de programa. Apesar das dificuldades, o drama foi muito elogiado em sua exibição no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, este ano.
*”Riquinho”, personagem criado pela dupla Alfred Harvey e Warren Kremer na década de 1950, está ganhando uma série em live-action, informou o Hollywood Reporter. Intitulado “Richie Rich”, o seriado baseado no personagem está sendo desenvolvido pela Netflix, que encomendou uma primeira temporada com 21 episódios.
*A jornada de Bilbo Bolseiro está saindo mais cara do que o estúdio planejou. Desde o primeiro filme da trilogia, a produção, que conta com a direção de Peter Jackson, já investiu 745 milhões de dólares (1,8 bilhão de reais) em filmagens e efeitos visuais. E os números ainda devem aumentar, já que de acordo com a agência de notícias Associated Press ainda não foram somados os gastos com os últimos oito meses da produção do terceiro e último filme: “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”. Apesar de não querer comentar o assunto, a Warner Bros., produtora da trilogia, não está deixando de lucrar, já que os dois primeiros filmes, “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” e “A Desolação de Smaug”, arrecadaram juntos cerca de 2 bilhões de dólares (em média 4,9 bilhões de reais) em todo o mundo.
*Ethan Hawke (Antes do Amanhecer) é o escolhido para interpretar o ícone do jazz e trompetista Chet Baker na cinebiografia “Born to be Blue” que começará a ser filmada no Canadá. Hawke tem tido um envolvimento íntimo com o projeto que, se bem desenvolvido, pode colocar na lista de indicados de prêmios como o “Oscar”, visto que a Academia tem uma tradição de premiar biografias.Além de ser um músico inovador, Baker teve uma vida conturbada com problemas com dependência de drogas, chegando a passar um período na cadeia. “Born to be Blue” será dirigido e roteirizado por Robert Budreau.
*Festival Animaldiçoados 2014 acontece no cine Líbero Luxardo. O Animaldiçoados é o festival internacional anual de animação mais arrepiante, fúnebre e sinistro. Nesta quinta edição, foram selecionadas 53 animações brasileiras e estrangeiras. 33 animações participam da Competição Internacional de Curtas: 11 do Brasil, 2 da Alemanha, 1 da Austrália, 1 do Canadá, 1 da Escócia, 3 dos EUA, 1 da Finlândia, 2 da França, 1 da Letônia, 1 de Portugal, 3 do Reino Unido, 1 da Suíça, 3 da Tailândia, 1 coprodução Argentina/ França e 1 Brasil/ França/ EUA. As animações serão analisadas pelo Júri Técnico e pelo Júri Popular. O Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura (CTAv - MinC) irá premiar o Melhor Animaldiçoado Brasileiro.O festival apresenta o Especial Necropsia com 3 curtas cadavéricos dos animadores Marc Riba e Anna Solanas da I+G Stop Motion (Espanha): Canis, Violeta - La Pescadora del Mar Negre e Les Bessones del Carrer de Ponent. O Especial Óbito é atemorizado pelos melhores curtas de animação de todas as edições do Animaldiçoados. Casos cirúrgicos bizarros é o tema das animações que serão exibidas no Especial Curta Cirúrgico. E o Especial Tanatologia estuda a natureza da morte em 3 curtas sombrios do animador sueco Erik Rosenlund. O Festival acontece de de 28 de outubro a 2 de novembro de 2014 (terça-feira a domingo), 19h e 20h30, no Cine Líbero Luxardo, Belém do Pará.
 INDICAÇÕES
ESTREIA
“Tim Maia”
Cinebiografia do cantor Tim Maia
DVD
“Duas ou três Coisas que eu sei Dela” (1966)
Filme dirigido por Jean-Luc Godard no auge do movimento Nouvelle Vague.
DVD/SHOW
“Queen Live in Rainbow – 1974”
 Um dos melhores shows do Queen finalmente lançado em dvd com boa qualidade de som e imagem
CLÁSSICO
“O Homem de Alcatraz”(1962)
Com Burt Lancaster
AGENDA
*Cine Olympia: 
De 24/10 a 06/11/14 – “Depois das Flores” de Kenji Nakanishi .  Ito, membro de um pequeno clã na região Tohoku, conhece um jovem espadachim de uma casta socialmente inferior  e desafia-o para um duelo amigável com espadas de bambu. O encontro produz sentimentos entre os dois, mas Ito já está prometida em casamento a outro homem. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Realização: Consulado Geral do Japão e Fundação Japão.
*Cine Líbero Luxardo:
De 28/10 a 02/11 – “Festival Amaldiçoados - 2014” .
Cine Estação:
De 02 a 16/11/14 – “Eu e Você” de Bernardo Bertolucci. Do mesmo diretor de “O Último Tango em Paris”, “La Luna” e “Os Sonhadores”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18