sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 23 A 29/10/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
*O diretor japonês Hirokazu Koreeda é um dos mais importantes nomes do cinema japonês atual. Seu mais recente filme, “Pais e Filhos” (infelizmente inédito em nossos cinemas) foi lançado em dvd e desde já é um dos melhores lançamentos do ano. Neste belo trabalho, o diretor fala com simplicidade e emoção sobre a complexidade das relações familiares. Na trama, Ryota Nonomiya é um homem bem resolvido na vida que vive com sua mulher Midori Nonomiya e seu único filho Keita. Seu estilo disciplinador sempre causa um distanciamento do filho mais de alguma forma, o relacionamento é bom. Certo dia, o hospital onde Keita nasceu surpreende a família com a notícia de que o menino não é o filho biológico deles. Eles acabam conhecendo a família que tem seu filho biológico e que também teve seu filho trocado no hospital. Ou seja, ambas as famílias estavam criando filhos não biológicos, num situação surpreendente. A troca dos filhos é inevitável mais a partir disso, tudo muda e todos os personagens tem que se reinventar, entender suas escolhas e enfrentar seus defeitos e limitações. Mas certamente, nem todos estão preparados para essa mudança. Sem exageros, com muita sensibilidade e criatividade, o filme conquista o espectador pela sua história humana e tão real, tão próxima. Koreeda faz um cinema com emoções que surgem e se acumulam, provocando no espectador um sentimento especial pelo seu trabalho. “Pais e Filhos” é um filme a ser lembrado na relação dos melhores do ano. Procure ver!
*A partir de 24 de outubro, o Brasil recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Panorama Alemão. A mostra começa por Recife, onde os filmes serão exibidos de 24 de outubro a 2 de novembro, como parte da programação da Janela Internacional de Cinema. Em seguida é a vez de Salvador, de 29 de outubro a 5 de novembro, dentro do Panorama Internacional Coisa de Cinema. São Paulo será a próxima cidade contemplada, de 5 a 12 de novembro. O Rio de Janeiro encerra a programação, com exibição dos filmes de 12 a 19 de novembro. Ao todo, serão 22 longas-metragens, doze a mais do que no ano anterior, e sete curtas-metragens. Um dos destaques é o filme “Duas irmãs, uma paixão” (The Beloved Sisters), concorrente oficial alemão na disputa do “Oscar” de melhor filme estrangeiro para 2015.
* Neil Patrick Harris estará na apresentação da cerimônia do “Oscar” em 2015. O ator do seriado “How I Met Your Mother” foi o escolhido para apresentar a entrega das estatuetas, no dia 22 de fevereiro. Harris está em cartaz nos cinemas brasileiros no filme “Garota Exemplar” (que ficou pouco tempo de exibição em nosso circuito) e sua atuação como anfitrião na edição mais recente do Tony Awards, maior prêmio do teatro nos Estados Unidos, foi bastante elogiada.
*Meryl Streep (Album de Familia) está confirmada no papel principal de “Florence”, drama que será dirigido por Stephen Frears (Philomena).Baseado na história real de Florence Foster Jenkins, o longa acompanhará a socialite e seu sonho de se tornar uma grande cantora de ópera, apesar de não possuir nenhum talento. Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill) também está no elenco e interpretará St. Clair Bayfield, um empresário aristocrata contratado para proteger Florence de descobrir que sua voz não é tão boa quanto ela pensa. O longa mostrará sua trajetória até 1944, quando ela se apresentou no Carnegie Hall para três mil pessoas e morreu um mês depois.
* Após a pré-estreia no Festival do Rio, o documentário “Cássia” de Paulo Henrique Fontenelle (Dossiê Jango), foi exibido pela primeira vez em São Paulo na Mostra Internacional de Cinema, dia 19 de outubro. O diretor e a produtora Iafa Britz estavam presentes. Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira e teve breve, porém marcante passagem pelo cenário musical nos anos 90.
*A trilha sonora de ”Guardiões da Galáxia” ganhará uma versão em fita cassete, igual a exibida no filme. A edição de colecionador de “Awesome Mix Vol. 1”, porém, ficará disponível por tempo limitado, a partir de 17 de novembro, para aproveitar a Black Friday do Record Store Day – que acontece 11 dias depois. O álbum já recebeu o certificado de disco de ouro após vender mais de 500 mil cópias pelo mundo. “Guardians of the Galaxy: Awesome Mix Vol. 1”, que reúne clássicas músicas dos anos 1970, também conseguiu alcançar o topo da Billboard 200 e do iTunes em 60 territórios. Blue Swede, Raspberries, Redbone e The Runaways são algumas das bandas que integram a trilha do filme.
* “Electra”(1962) de Michael Cacaoyanis (realizador de “Iphigência”) é um dos grandes lançamentos em dvd do ano e merece total atenção do cinemaníaco. Dez anos após a guerra contra Tróia, em Micenas, cidade Grega, Agamenon é assassinado a pedido de sua própria esposa, que encomenda o crime ao seu amante. Seus filhos Electra (Irene Papas) e Orestes (Giannis Fertis) quando se tornam adultos, arquitetam a vingança contra os responsáveis pela morte do seu pai. Lançamento da distribuidora Lume Filmes. No elenco em grande atuação, Irene Papas.
INDICAÇÕES
ESTREIA
“Depois das Flores”
Em exibição no cine Olympia
BREVE
“Uma Passagem para Mário”
Um documentário sobre amizade e superação da morte. Uma reflexão sobre as jornadas e os ciclos da vida. Estreia dia 07/11.
LIVRO
“Deleuze vai ao Cinema”
O livro de Gilles Deleuze trata de encontros entre disciplinas afins, de interseção entre ciência, arte e filosofia, de educação, de cinema, literatura e filosofia.
TRILHA SONORA
“O Último Tango em Paris”(1972)
Excelente trabalho do músico Gato Barbieri para o inesquecível filme de Bernardo Bertolucci

AGENDA
*Cineclube da UEPA(Campus Djalma Dutra):
Dia 30/10 – “Um Golpe do Destino” com William Hurt. Sessão às 16:00h. Entrada Franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia: 
De 24 à 06/11 – “Depois das Flores” de Kenji Nakanishi .  Ito, membro de um pequeno clã na região Tohoku, conhece um jovem espadachim de uma casta socialmente inferior  e desafia-o para um duelo amigável com espadas de bambu. O encontro produz sentimentos entre os dois, mas Ito já está prometida em casamento a outro homem. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Realização: Consulado Geral do Japão e Fundação Japão.
*Cine Líbero Luxardo:
De 15 à 26/10 – “O Médico Alemão” de Lúcia Puenzo.
A seguir: “O Batismo”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23