sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 13 A 19/11/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


*”Hannah Arendt” de Margarethe von Trotta é um dos destaques da semana e está em exibição no cinema Olympia até o dia 27/11. Em 1960, o criminoso Adolf Eichmann é sequestrado na Argentina e colocado diante do tribunal em Israel. A escritora judaico-alemã e teórica da política, Hannah Arendt, que, em 1933, emigrara da Alemanha e a partir de 1941, se estabelecera em Nova York, viaja a Israel como correspondente da revista The New Yorker para acompanhar o processo. Ela se surpreende quando o réu se revela a ela não como um monstro ou um gênio criminal, mas como um burocrata medíocre. Por meio de diálogos mantidos na época por Arendt com seu marido, Heirich Blücher, com seus antigos amigos, Hans Jonas, Kurt Blumenfeld e Mary McCarthy e com sua secretária Lotte Köhler, o espectador toma conhecimento de alguns contextos e motivações tanto biográficos quanto político-filosóficos de seus pontos de vista. Cenas intercaladas informam sobre a vida de Arendt na Alemanha de antes de 1933. ”Hannah Arendt” estava inédito nos cinemas locais e certamente é um dos melhores filmes exibidos este ano na cidade. No elenco, em grande atuação, Barbara Sukowa, atriz alemã que já trabalhou com grandes cineastas como R. W. Fassbinder e Lars Von Trier. Em 1986, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho no filme "Rosa Luxemburgo" (dividido com Fernanda Torres, por "Eu Sei que Vou Te Amar"). Filme obrigatório.

*Com lançamento agendado para 18 de dezembro de 2015, foram encerradas as filmagens do novo “Star Wars”. A Disney aproveitou o anúncio para divulgar o título do sétimo episódio da saga criada por George Lucas: “The Force Awakens”. Dirigido por J.J. Abrams (Super 8, Além da escuridão – Star Trek), o longa traz de volta o trio principal da saga original (1977-1983), Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher, além de atores jovens pouco conhecidos, como John Boyega, Daisy Ridley e Adam Driver, da série de TV Girls.

*Presidente da Walt Disney Company, Bob Iger anunciou que a franquia “Toy Story” terá um quarto capítulo, a ser lançado nos EUA no dia 16 de junho de 2017. Mais uma vez, o comando do projeto fica nas mãos de John Lasseter, todo-poderoso da Pixar e principal nome por trás dos outros três filmes. Tom Hanks e Tim Allen voltam a dar voz, respectivamente, aos bonecos Woody e Buzz Lightyear, protagonistas da saga. “Toy Story” tem em seu currículo o montante de mais de US$ 2 bilhões acumulados em bilheteria mundial, sendo que metade desta quantia foi arrecadada apenas pelo terceiro longa, lançado em 2010.

* Já em exibição em oito cidades americanas, o filme nacional “Hoje eu quero voltar sozinho” mereceu críticas positivas de importantes veículos americanos. A resenha do New York Times, assinada por Andy Webster, traz elogios ao diretor, Daniel Ribeiro, e ao elenco. “O filme costura com destreza os desafios sociais da adolescência em uma história de autoconhecimento mais ampla”, diz o texto. No Washington Post, Michael O’Sullivan destaca o trabalho do trio de protagonistas: “São algumas das atuações mais acessíveis, tocantes e diretas que vi este ano, em qualquer filme”. As publicações também mencionam o fato de “The Way He Looks” (título internacional do longa) ser o pré-candidato do Brasil ao “Oscar”. Nas próximas semanas, há previsão de estreia em mais oito cidades dos EUA, onde o filme é distribuído pela Strand Releasing.

*”A Velha Dama Indigna” de Rene Allio será o filme da sessão Cult deste mês (dia 29) no cine Líbero Luxardo. O filme, realizado em 1965, será exibido em homenagem aos 25 anos do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” (UFPA). O filme mostra a história da Sra. Berthe, de 70 anos de idade, que após perder o marido, decide mudar o rumo de sua vida. Belo trabalho que merece ser conhecido pelas novas gerações de cinemaníacos.


* O ator Al Pacino (O Poderoso Chefão) e o diretor Brian De Palma (Dublê de Corpo) que estiveram juntos em “Scarface” e “O Pagamento Final” irão trabalhar juntos em “Retribuition”. A trama seguirá um assassino profissional e um policial que farão qualquer coisa para parar uma rede de prostituição infantil. O filme será uma espécie de remake do belga “The Memory Of A Killer” (2003), de Erik Van Looy. No longa, o assassino sofria de Alzheimer, mas não se sabe se De Palma usará este elemento em seu filme.


ESTREIAS


“Irmã Dulce"
Com Regina Braga



“O Batismo” 
Varsóvia, Polônia. Após deixar o mundo do crime, Michal consegue recomeçar do zero e levar uma vida honesta. Mas a máfia o jurou de morte às vésperas do batizado de seu filho e ele terá de se proteger antes que seja tarde demais.

LIVRO 


“Fora de Órbita” 
Woody Allen é ótimo como diretor e escritor. Neste trabalho, ele apresenta uma coletânea de crônicas que segundo ele, responde às questões mais profundas da existência humana e também tem o tamanho certo para calçar uma mesa. Imperdível.

AGENDA 


*Cineclube Alexandrino Moreira :
 Dia 17/11 – “Ana e os Lobos” de Carlos Saura. Com Geraldine Chaplin. Sessão às 19h com entrada franca e debate após a exibição. Apoio: ACCPA.

*Cine Olympia:
De 14 à 21/11 – “Hannah Arendt” com Barbara Sukowa. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Instituto Goethe.

*Cine Líbero Luxardo:
De 12 a 23/11 – “O Batismo” de Marcin Wrona
Dia 29/11 – “A Velha Dama Indigna” de Rene Allio. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate. Apoio: ACCPA.

*Cine Estação:
De 02 a 16/11/14 – “Eu e Você” de Bernardo Bertolucci. Do mesmo diretor de “O Último Tango em Paris”, “La Luna” e “Os Sonhadores”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23