sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 06 A 12/11/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

*Um filme que fala sobre amizade e superação da morte de forma delicada e sutil, “Uma Passagem para Mário”, primeiro longa-metragem do diretor cearense Eric Laurence, fez sua estreia nacional esta semana com exibição simultânea em cinemas de 13 capitais. Em Belém, o filme está em exibição no cinema Olympia. Em 77 minutos, o documentário usa o estilo “road movie” para contar uma história que começa no Recife, passa pela Bolívia e termina no Deserto do Atacama, no Chile. Ao discorrer e refletir sobre os ciclos da vida, “Uma passagem para Mário” mapeia a história do afeto entre dois amigos: Eric, o cineasta, e Mário Duques, personagem do filme. Juntos, eles criaram o argumento, compraram as passagens, discutiram o roteiro e organizaram os equipamentos que seriam usados nas filmagens. Quando começou a nascer, o filme quase sucumbiu diante do diagnóstico de câncer no fígado, doença contra a qual Mário Duques lutou por quatro anos. É nesse contexto que “Uma passagem para Mário” propõe uma reflexão sobre vida e morte, projetando um reencontro simbólico e a conclusão de uma obra inacabada. Desde a pré-estreia, em outubro de 2013, dentro da programação do VI Janela Internacional de Cinema do Recife, já foi visto por mais de 2 mil pessoas, em festivais no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (Mostra do Filme Livre), em Fortaleza (Cinema do Dragão) e no México (Cineseptiembre/Mostra Internacional de Cinema Independente). No final de novembro, será exibido no Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Bahia, e no 9º Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México.
*O festival “Janela Internacional de Cinema do Recife” chegou ao fim dia 2 de novembro, com recorde de público: mais de 17 mil pessoas frequentaram as sessões. A cerimônia de premiação foi realizada no Espaço Risoflora (Cabanga). O prêmio principal foi para “A professora do jardim de infância” (Israel/França, 2014), de Nadav Lapid. O pernambucano Gabriel Mascaro foi eleito o melhor diretor por “Ventos de Agosto”. A melhor imagem foi para “Jauja” (Argentina/França, 2014), de Lisandro Alonso, o melhor som, para Maurício D’Orey, por “Ventos de Agosto” e melhor montagem, para Nina Galanternick e Karen Sztajnberg, por “Casa Grande” de Fellipe Barbosa. Como uma homenagem ao crítico João Sampaio, falecido em 2014, o prêmio João Sampaio para Filmes Finíssimos que Celebram a Vida foi dado ao longa cearense “A misteriosa morte de Pérola” de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima.
*A produtora australiana de animação Animal Logic está em negociações com a Warner Bros para garantir os direitos de produção dos próximos três filmes da Lego. O estúdio, que foi responsável pela produção de “Uma aventura Lego” (The Lego Movie, Warner), deve comandar o spin-off Lego Batman, Ninjago, animação de legos Ninjas, samurais e senseis e “The Lego Movie 2”.
*O ator Babu Santana está em cartaz em todo o Brasil com o filme “Tim Maia”, baseada no livro “Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia”, de Nelson Motta. Agora, Babu Santana se prepara para viver o pugilista Maguila nos cinemas. Antes de começar a gravar, o ator terá que perder 25kg e iniciar um treinamento para ganhar massa muscular. A cinebiografia de Maguila terá direção de Clóvis Bueno e Josmar Bueno Junior. Tudo indica que o filme irá mesclar ficção e documentário e que o próprio Maguila, que sofre do mal de Alzheimer, vai participar do projeto. A estreia está agendada para 2016.
*”O Fantasma da Ópera” terá uma versão para a televisão, em série que terá na direção o francês Jean-Pierre Jeunet (Amélie Poulain/Delicatessen). A nova adaptação se passará no início do século XX, 1919, tendo a Conferência de Paz de Paris como pano de fundo. Em trama repleta de mortes, sexo e mistério, um piloto britânico - veterano da Primeira Guerra Mundial - que tem metade do corpo marcada por queimaduras se vê envolvido em uma série de assassinatos nas proximidades da boate mais famosa de Paris. Estreante na televisão, Jeunet  aceitou a missão uma semana após conhecer o projeto.
*A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou esta semana a lista de 20 animações que se inscreveram para tentar uma indicação ao Oscar 2015 na categoria. Entre elas, estão produções de grandes estúdios, como "Big Hero 6" (Disney), "Rio 2" (Fox), "Festa no Céu" (Fox), "Uma Aventura Lego" (Warner) e "Penguins de Madagascar" (Dreamworks).Além das produções hollywoodianas, estão inscritas produções de países com tradição na animação, como Japão e França. Os filmes precisam ainda ser exibidos no circuito comercial em Los Angeles para se qualificar. Além da categoria de animação, as produções podem ser consideradas para concorrer a outros prêmios, como melhor filme.Os indicados ao Oscar 2015 serão anunciados em 15 de janeiro, e a cerimônia de premiação será realizada em 22 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
*O diretor Nicolas Winding Refn (Drive) confirmou The Neon Demon (antes intitulado I Walk With the Dead) como seu próximo filme. Em comunicado oficial, o dinamarquês disse que a produção terá uma protagonista feminina e que o tema da obra será a obsessão pela beleza. “Um dia eu acordei e percebi que estava rodeado e dominado por mulheres. Estranhamente, surgiu em mim uma vontade súbita de fazer um filme de terror sobre a beleza viciosa.” As filmagens estão marcadas para o primeiro trimestre de 2015, e deve ser lançamento apenas em 2016.
INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Interestelar”
Filme de Christopher Nolan (Batman/A Origem)
“Uma Passagem para Mário”
Direção de Eric Laurenc
(Cine Olympia)
DVD
“Sob a Pele” (2013)
Direção de Jonathan Glazer
BLU-RAY
“Apocalypse Now” (1979)
Excelente edição remasterizada do grande filme de Francis Coppola
AGENDA
*Cine Olympia: 
De 07 à 13/11 – “Uma Passagem para Mário” de Eric Laurence. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. 
*Cine Líbero Luxardo:
De 04 a 09/11 – “9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul”
Sesc Boulevard :
Dia 12/11 – Palestra “Cinema e Política” com o professor Ernani Chaves e exibição do filme “A Chinesa” de Jean-Luc Godard. Horário : 18:30h. Entrada Franca. Apoio : ACCPA.
Cine Estação:
De 02 a 16/11/14 – “Eu e Você” de Bernardo Bertolucci. Do mesmo diretor de “O Último Tango em Paris”, “La Luna” e “Os Sonhadores”.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23