CINE TROPPO - SEMANA DE 28/08 À 03/09/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho


*”Os Invisíveis” de Sébastien Lifshitz é um dos principais destaques da semana no circuito alternativo. Nascidos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, seis franceses contam suas histórias pessoais, vividas em diferentes partes do país ao longo de quase todo o século XX. Embora sejam pessoas comuns, seus relatos refletem as transformações da sociedade nas últimas seis décadas. Sem que tenham optado por uma vida extraordinária, os casais Yann e Pierre, Bernard e Jacques e Catherine e Elisabeth foram desbravadores apenas por terem vivido numa época em que homossexuais eram totalmente discriminados pela sociedade. O filme foi exibido no “Hors Compétition” no Festival de Cannes 2012 e é inédito em nossa cidade. “Os Invisíveis” será exibido de 29/08 à 04/09 no cinema Olympia com entrada franca com apoio da Cinemateca Francesa. Vale conferir.

*Aos 69 anos, o cineasta alemão Wim Wenders será homenageado com um Urso de Ouro honorário pelo conjunto da obra na próxima edição do Festival de Berlim, que ocorre entre os dias 5 e 15 de fevereiro. Dez de seus filmes serão exibidos em mostra retrospectiva. Curiosamente, Wenders, que é dono de uma Palma de Ouro em Cannes (Paris, Texas, 1984) e um Leão de Ouro em Veneza (O Estado das Coisas, 1982), nunca levou para casa um Urso de Ouro em Berlim. Sua maior conquista no festival foi um Urso de Prata de melhor diretor em 2000, com “O hotel de um milhão de dólares”, estrelado por Mel Gibson. 

*Diretor de quatro longas da franquia Harry Potter, David Yates estaria muito próximo de ser anunciado oficialmente pela Warner como o cineasta à frente do “spinoff” baseado no livro “Animais fantásticos e onde habitam”, também de autoria da britânica J.K. Rowling. Segundo a Variety, nenhum contrato foi assinado por enquanto, mas as negociações já estariam bastante avançadas. O filme está inicialmente previsto para ser lançado em novembro de 2018 nos EUA.

* Um ano de muitas perdas no cinema. Richard Attenborough faleceu semana passada aos 90 anos e teve destaque como ator em vários filmes. Depois procurou fazer uma carreira expressiva como diretor. "Gandhi" (1982) certamente foi seu projeto mais ambicioso e provavelmente seu melhor filme ao lado de “Chaplin”(1992) e “Magia Negra”(1978) que tem no elenco Anthony Hopkins. Todos estes filmes merecem revisão como uma homenagem ao seu trabalho no cinema. Como ator, muitos conhecem seu trabalho pelo papel de cientista em “Parque dos Dinossauros”(1994) de Steven Spielberg mas ele teve uma carreira longa com filmes como “O Estrangulador de Rillington Place”(1971).

*O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014 premiou “Faroeste Caboclo” de Rene Sampaio como melhor filme. Num ano em que “O Som ao Redor” de Kleber Mendonça Filho está concorrendo ao prêmio principal, é uma pena que o excelente filme de Kleber Mendonça Filho não tenha tido destaque. Parece que o cinema autoral não merece ser lembrado nas grandes premiações, mas o tempo é mestre. “O Som ao Redor” é um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos e sempre será destaque quando se falar sobre a qualidade do cinema brasileiro.

* A "Mostra Cinema Atual Espanhol" terá duas sessões diárias no Cine Olympia às 16:30 e 18:30h, a partir do dia 05/09, com entrada franca. Será uma ótima oportunidade de conhecer o novo cinema espanhol. A mostra será exibida em várias capitais do país e sinceramente espero que em Belém, o público prestigie. Um dos filmes mais esperados da mostra é a animação "O Apóstolo". Vamos conferir.


*Um novo filme de Woody Allen é sempre um evento e esta semana foi lançado no Brasil (incluindo Belém) seu novo trabalho, “Magia ao Luar”. No filme, Stanley (Colin Firth), um falso mágico com talento para desmascarar charlatões, é contratado para acabar com a suposta farsa de Sophie (Emma Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar de suas certezas e se vê cada vez mais encantado pela moça. Como fã da obra de Woody Allen, afirmo que seu novo filme é imperdível.


INDICAÇÕES 

ESTREIAS
“Magia ao Luar”
Novo filme de Woody Allen com Colin Firth e Emma Stone

“O Lobo atrás da Porta”
Com Leandra Leal (Cine Líbero Luxardo)

“Lucy”
Filme de Luc Besson Com Scarlet Johansson

BREVE

“Mostra Cinema Atual Espanhol”
De 05 à 11/09 no Cinema Olympia


AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 01/09 – “Paixões em Fúria” de John Huston. Com Humbrey Bogart e Lauren Bacall. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA

*Cine Olympia:
De 29/08 à 04/09 – “Os Invisíveis”de Sébastien Lifshitz . Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
Dia 09/09 – Projeto Cinema e Música com a exibição do clássico “A Turba” de King Vidor *Cine Líbero Luxardo: De 27/08 à 07/09 – “O Lobo atrás das Porta” com Leandra Leal.

*Cine Estação :
De 02 à 28/09 – “A Grande Noite” de Benoît Delépine e Gustave de Kervern

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18