sábado, 23 de agosto de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 21 À 27/08/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*”Alexandre Nevsky” é um dos destaques da semana na programação de cineclubes da cidade. Realizado em 1938 por Serguei Eisenstein (mesmo diretor de filmes fundamentais para a história do cinema como “Encouraçado Potemkin”), a produção tem sua história na Rússia, primeira metade do século XIII. Em um momento difícil da sua história, o país é invadido em uma frente pelos cavaleiros teutônicos e por outra frente pelos tártaros. Como resultado, a pátria é saqueada e a moral da população fica bem baixa. Com essa situação, o príncipe Alexander Yaroslavich Nevsky (Nikolai Cherkasov) é chamado para liderar seu povo na luta contra os opressores. A montagem do filme tem um destaque especial em conjunto com a música de Serguei Prokofiev, criando um elo criativo e exemplar entre o som e a imagem. Menção especial para direção de fotografia de Eduard Tissé. “Alexandre Nevsky” é um filme obrigatório para quem gosta de estudar o cinema. O filme será exibido na segunda-feira, dia 25, no cineclube Alexandrino Moreira às 19h com entrada franca e debate após a exibição numa ação da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) em parceria com o IAP (Instituto de Artes do Pará).

*Frances McDormand será homenageada no Festival de Veneza deste ano com o “Persol Tribute to Visionary Talent Award” como reconhecimento de "suas ideias originais e imenso talento", segundo Alberto Barbera, diretor do festival. Frances receberá a láurea no dia 1º de setembro após a exibição, na íntegra, de “Olive Kitteridge”, minissérie inédita da HBO estrelada e produzida pela atriz, esposa do cineasta Joel Coen. Projeto baseado no romance homônimo de Elizabeth Strout, vencedor do prêmio Pulitzer de ficção em 2009, “Olive Kitteridge” entrelaça histórias através da protagonista citada no título, uma professora aposentada interpretada por McDormand. Sua estreia na TV americana acontece em novembro. 

*“Veronica Mars” de Rob Thomas, “Da Sweet Blood of Jesus” de Spike Lee e “Bill the Galatic Hero” de Alex Cox são filmes que estão sendo viabilizados graças às campanhas de angariamento de fundos em campanhas via internet. Essas campanhas são chamadas de crowdfunding e cresceram cerca de 85% em dois anos com diversos projetos culturais concretizados graças às ações dos fãs em troca de privilégios e presentes especiais que permitem maior proximidade entre artistas e público que a internet proporciona.

*A Lucasfilm anunciou as datas de estreia de “Star Wars Rebels”, a nova série animada da franquia, que será lançada como um telefilme de uma hora, intitulado “Star Wars Rebels: Spark of Rebellion”.O longa animado estará disponível a partir de 29 de setembro, para usuários registrados do site WATCHDisneyXD.com e também no aplicativo do canal Disney XD.Em 3 de outubro, “Star Wars Rebels: Spark of Rebellion” será transmitido pelo Disney Channel e em 6 de outubro vai ao ar pela Disney XD.Já em 13 de outubro começa a exibição regular de “Star Wars Rebels”. A série será traduzida para 34 línguas em 163 países, incluindo o Brasil.

*O grupo UCI Cinemas, que chegará a Belém com operações no Bosque Grão Pará Shopping, deverá funcionar com 06 salas IMAX. Inauguração prevista para Abril de 2015. Já o grupo Moviecom Cinemas está instalando na sua sala Moviecom X (Shopping Castanheira) um projetor 4K com alto desempenho de projeção inédito na nossa região.


* Na mesma semana que faleceu Robin Williams, o cinema perdeu também Lauren Bacall, grande atriz que viveu uma época de ouro do cinema americano. Talentosa e com grande personalidade, Bacall marcou toda uma geração numa série de filmes “noir” de alta qualidade como “À Beira do Abismo”de Howard Hawks. Sua parceria com Humprey Bogart foi inesquecível e mesmo com uma idade avançada, não parou de trabalhar colocando seu talento em filmes polêmicos como “Dogville” de Lars Von Trier. Realmente, uma grande atriz que merece ser reconhecida, sempre.


*A Film Society of Lincoln Center anunciou a lista completa de filmes que serão exibidos este ano durante a 52ª edição do New York Film Festival, que terá abertura no dia 26 de setembro e encerramento no dia 12 de outubro deste ano. O longa “Garota Exemplar” (Gone Girl) de David Fincher (Clube da Luta) será exibido na abertura do festival (26/09) e “Birdman” de Alejandro Gonzáles Iñárritu (21 Gramas) será exibido no encerramento do NYFF (12/10). Alguns filmes selecionados para o festival: ”The Blue Room” (La chambre bleue) de Mathieu Amalric, “Clouds of Sils Maria” de Olivier Assayas, “Goodbye To Language” (Adieu au langage), de Jean-Luc Godard, “Hill of Freedom” (Jayuui Eondeok), de Sang-Soo Hong, “Horse Money (Cavalo Dinheiro) de Pedro Costa, “Life of Riley” (Aimer, boire et chanter) de Alain Resnais e “Maps to the Stars” de David Cronenberg. O festival também prestará homenagem ao cineasta Alain Resnais, que faleceu em março deste ano. O destaque fica pela exibição da versão restaurada do filme de Resnais, “Hiroshima Meu Amor”, lançado originalmente em 1959.

INDICAÇÕES

ESTREIA


 “Não Pare na Pista”
Cinebiografia de Paulo Coelho, acompanhando sua trajetória antes de se tornar um escritor de sucesso. 

LIVRO


 “A Narrativa Cinematográfica”
 Como interpretar a narrativa cinematográfica num ótimo texto de André Gaudreault e François Jost

BREVE


“Os Invisivéis”
 Documentário que mostra a história de casais que foram desbravadores por terem (sobre) vividos na segunda guerra mundial, período em que homossexuais eram totalmente discriminados pela sociedade. Estreia dia 29/08 no cine Olympia.

HOMENAGEM

 “À Beira do Abismo”
 Um dos melhores filmes da atriz Lauren Bacall, recentemente falecida.


AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 25/08 – “Alexandre Nevsky” de Serguei Eisesntein. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.


*Cine Olympia:
De 22 à 28/08 – “A Grande Ilusão” de Jean Renoir. Sessão às 18:30h. Entrada Franca.
Apoio: Cinemateca Francesa.
Dia 29/08 – “Os Invisíveis”

*Cine Líbero Luxardo:
Dia 27/08 – “O Lobo atrás das Porta” com Leandra Leal.

*Cine Estação :
 De 10 à 24/08 – “Ela Vai” de Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneauve.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23