domingo, 28 de setembro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 25/09 À 01/10/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho


*No momento em que chega aos sete anos de atividades, o Cineclube Alexandrino Moreira, apresenta programação especial. Durante todo mês de setembro, estão sendo exibidos diversos filmes do acervo do NPD Pará e parceiros do projeto, como a ACCPA – Associação de Críticos de Cinema do Pará. A festa maior será nesta segunda, dia 29, com uma intensa programação dedicada totalmente ao cinema. São 12 horas de exibições de filmes de todo o país, como “Serra Pelada: A Lenda da Montanha de Ouro”(foto),documentário de Victor Lopes finalizando com uma mesa redonda para discutir a produção audiovisual da Amazônia. Nela estarão presentes os cineastas Luiz Arnaldo Campos (Pa) e Jorge Bodanzky (SP), o professor e pesquisador João de Jesus Paes Loureiro (Pa) e a mediação com a produtora cultural, jornalista e documentarista Luciana Medeiros a partir das 18h. Há sete anos, o Cineclube Alexandrino Moreira vem criando oportunidades de circulação e de acesso às produções audiovisuais. São sete anos abrindo janelas para a produção audiovisual paraense e brasileira com dificuldades de circulação, além de dar vazão ao cinema clássico e ao exercício da crítica, a partir da parceria com a Associação dos Críticos de Cinema do Pará. Criado pelo Núcleo de Produção Digital – NPD, em 27 de setembro de 2007, seu nome é uma homenagem a um dos grandes entusiastas do cinema de arte em Belém: Alexandrino Moreira, que durante anos manteve os Cinemas 1, 2 e 3. O Cineclube Alexandrino Moreira nasceu principalmente com a finalidade de circular a produção cinematográfica que não entra no circuito comercial comum. Segundo o diretor do NPD e programador do Cineclube, Afonso Gallindo, “estamos prezando a essência do Cineclube Alexandrino Moreira. Esta é a alma do cineclube, ele nasceu com essa finalidade.”, afirma o gerente sobre a necessidade da circulação dos filmes.

*A atriz Isabelle Huppert (A Visitante Francesa) foi confirmada como protagonista de “Elle”, novo filme do cineasta holandês Paul Verhoeven (O Quarto Homem). O longa é baseado no romance do francês Philippe Djian e foi adaptado para as telas por David Birke (13 Sins). “Elle” ainda não tem data confirmada para chegar aos cinemas. Huppert é uma das maiores atrizes em atividade no cinema e sempre vale a pena ver/rever seus trabalhos.

* “The Martian”, novo projeto de Ridley Scott(Alien/Prometheus/Blade Runner), será uma ficção científica protagonizada por Matt Damon na pele de um astronauta que se vê isolado em Marte. O longa terá também no elenco, a excelente Jessica Chastain. A data de início das filmagens de “The Martian” ainda não foi anunciada.

*Com lançamento previsto para julho de 2015, a adaptação cinematográfica do best-seller “Cidades de Papel” de John Green (A Culpa é das Estrelas), já tem protagonista definida: será a modelo britânica Cara Delevingne. Cara contracenará com o ator Nat Wolff, no elenco de “A Culpa é das Estrelas”.

*”É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários” está com as inscrições abertas até dia 12 de dezembro, para a sua próxima edição, que acontece entre 9 e 19 de abril de 2015. É gratuito se inscrever e a seleção priorizará documentários inéditos, não disponíveis online. Mais informações estão disponíveis no regulamento do festival.

*O Cine Ceará abriu inscrições para produções nacionais e ibero-americanas de curta e longa-metragem. Até o dia 30 de setembro, os interessados podem preencher as fichas disponíveis no site oficial. O grande homenageado da programação deste ano será o cineasta argentino Daniel Burman, que também está entre os convidados anunciados pelo Festival do Rio. O festival, que será realizado entre os dias 15 e 22 de novembro, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, vai destacar o cinema da Argentina em sua seleção.

*A segunda edição do festival de Audiovisual de Belém terminou na semana passada no cinema Olympia com várias premiações aos cineastas paraenses, revelando novas possibilidades de produção. A terceira edição do festival já está sendo planejada.


* A partir do dia 01 de outubro, a Fundação Curro Velho em parceria com Associação dos Críticos de Cinema do Pará promove uma mostra de cinema que integra o projeto “Viação Curro Velho”. A programação será marcada pela exibição de curtas paraenses e um amplo debate sobre a produção cinematográfica no Pará. Participam como convidados do evento o cineasta Fernando Segtowick, Ramiro Quaresma(da Cinemateca Paraense), o jornalista Augusto Pacheco com a minha participação como mediador nos debates. Na programação de curtas haverá exibição dos curtas “Ribeirinhos do Asfalto” e “Invisíveis Prazeres Cotidianos” de Jorane Castro; “Brinquedo Perdido” de Pedro Veriano; “Dias” e “Dezembro” de Fernando Segtowick e “Mãos de Outubro” de Vítor Souza. Toda a programação de cinema é gratuita e será realizada na Casa da Linguagem, na avenida Nazaré, 31, a partir das 17h. O projeto Viação Curro Velho será desenvolvido durante três meses com intensas atividades com oficinas, exposições, shows musicais tendo como objeto de pesquisa, a leitura da capital paraense, Belém do Pará.

INDICAÇÕES 

ESTREIAS 


“Sin City 2 : A Dama Fatal”
Sequência de "Sin City"(2005)
Com Mickey Rourke


“A Bela e a Fera”
Com Léa Seydoux e Vincent Cassel


“No Bosque da Floresta”
(Cine Olympia)



“7 Caixas”
(Cine Líbero Luxardo)


AGENDA 
*Cine Olympia:
De 30/09 à 09/10 – “No Bosque da Floresta”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 03 à 16/10 – “No Movimento da Fé” de Fernando Segtowick. Sessão às 18 h. Entrada Franca. 

*Cine Líbero Luxardo:
De 24/09 à 04/10 – “7 Caixas” de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori.


*Cine Estação :
 De 02 à 28/09 – “A Grande Noite” de Benoît Delépine e Gustave de Kervern.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23