quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 11 á 17/09/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho


*”A Hora Zero”(Cine Olympia) e “Todos os Dias”(Cine Líbero Luxardo) são os destaques da semana no circuito alternativo. “A Hora Zero” é baseado na obra de Agatha Christie e tem no elenco Chiara Mastroianni (filha de Marcelo Mastroianni e Catherine Deneauve), Danielle Darrieux e Dominique Reymond. Quando Guillaume tem a péssima idéia de convidar sua ex-esposa Aude para uma reunião de família na luxuosa propriedade de sua tia rica Camilla, sua nova mulher, a temperamental Caroline se enche de raiva. Guillaume espera que elas se tornem amigas, mas as duas mulheres se desprezam. Mas as coisas ficam feias quando sua tia Camilla é encontrado morta em seu quarto - e apenas o Inspector Bataille pode juntar as peças. Conforme o Inspetor desembaraça sua morte misteriosa, ele também começa a desenterrar obscuros segredos de família e talvez até mesmo um assassino em seu meio.


*“Todos os Dias” tem na direção Michael Witterboon (“9 Canções”). Durante um período de cinco anos, Karen leva os quatro filhos para visitar o marido, Ian, preso por um crime não especificado. Longe da prisão, a vida continua, com as crianças se envolvendo em brigas na escola quando um colega faz piada sobre o pai deles. Karen, sentindo-se solitária, dorme com Eddie, que ela conhece do pub onde trabalha. Próximo ao fim de sua sentença, Ian consegue a permissão de passar um dia com sua família. O filme foi rodado durante cinco anos, mesmo tempo que transcorre na história.

* “The Good Dinosaur”, nova animação da Pixar, que seria lançada esse ano nos cinemas, foi adiada para 2015, após a saída do diretor Bob Peterson (Up - Altas Aventuras) do projeto e teve seu roteiro reescrito. Segundo o ator John Lithgow que faz uma das vozes dos personagens, os produtores e o co-diretor Peter Sohn decidiram “desmontar” completamente a história do filme, o que fará com que o ator precise dublar material adicional. A história do filme deverá tratar de um planeta Terra em que os dinossauros não foram extintos. ”The Good Dinosaur” entra em cartaz no Brasil, no dia 31 de dezembro de 2015.

*”Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence”, comédia sueca de Roy Andersson, foi o grande vencedor do Festival de Veneza de 2014. Já o Grande Prêmio do Júri ficou com o novo documentário de Joshua Oppenheimer (o mesmo do elogiado O Ato de Matar), “The Look of Silence”. Entre os atores, “Hungry Hearts” do italiano Saverio Constanzo, emplacou Adam Driver e Alba Rohrwacher, respectivamente Melhor Ator e Melhor Atriz do evento.

*"The Humbling", novo filme de Al Pacino (O Poderoso Chefão), exibido no festival de Toronto, recebeu muitos elogios da crítica. O longa é baseado no livro “A Humilhação” lançado no Brasil pela Cia. das Letras. A trama gira em torno de um consagrado ator que chega aos 67 anos sofrendo um ataque nervoso em pleno palco da Broadway. Ele desiste de tudo até conhecer uma jovem que tenta forçá-lo a reassumir as rédeas do seu talento. O filme foi escrito por Buck Henry (A Primeira Noite de um Homem) e Michael Zabede e dirigido Barry Levinson (Rain Man). Ainda no elenco, Greta Gerwig (Frances Ha),Kyra Sedgwick (Vida de Solteiro), Dianne Wiest (Tiros na Broadway), Charles Grodin (Fuga à Meia-Noite) e Dan Hedaya (Cidade dos Sonhos). “The Humbling” ainda não tem data para chegar aos cinemas brasileiros.

*Julia Roberts foi escolhida para se juntar a Gwyneth Paltrow e Chiwetel Ejiofor (12 anos de escravidão), no remake de “O Segredo dos seus Olhos” de Juan José Campanella, vencedor do “Oscar” de 2010. A nova versão terá direção de Billy Ray, (roteirista de Jogos Vorazes e Capitão Phillips). Chiwetel Ejiofor viverá o protagonista, aqui transformado em ex-agente do serviço secreto britânico, e Julia Roberts será sua amiga, também ex-agente, cuja filha foi assassinada. As filmagens começam em Los Angeles, em outubro, e o longa está sendo produzido por Mark Johnson, da série de TV “Breaking Bad”.

*O diretor dinamarquês Lars von Trier (Dogville/Ninfomaníaca) será o diretor e o roteirista de uma série dramática em inglês intitulada “The House That Jack Built” (“A Casa que Jack Construiu”.Louise Vesth, produtor que trabalha com Trier desde “Melancolia” (2011), anunciou o projeto para a televisão durante o Festival de Veneza deste ano e afirmou que o cineasta tem uma ideia realmente boa. “Ele quer um elenco com grandes atores internacionais e acho que o resultado será algo que vocês nunca viram antes e definitivamente nunca verão novamente”, declarou. Trier começará a escrever o roteiro de “The House That Jack Built” ainda neste ano e planeja iniciar as filmagens em 2016. O projeto simboliza o retorno do diretor para a televisão após ele ter realizado “The Kingdom” em 1994. O terror que se passa em um hospital apresenta ocorrências estranhas como o desaparecimento de uma ambulância e um feto que se desenvolve rápido demais. 


INDICAÇÕES 

ESTREIAS 

“O Doador de Memórias”
Com Jeff Bridges

DVD 


A Versátil apresenta “Filme Noir”, digipack com 3 DVDs que reúne 6 clássicos do gênero: “A Morte num Beijo” de Robert Aldrich, “Fuga do Passado” de Jacques Tourneur, “O Cúmplice das Sombras” de Joseph Losey,”Anjo do Mal” de Samuel Fuller,”Passos na Noite”de Otto Preminger e “Entre Dois Fogos” de Anthony Mann. .

BREVE 


Festival de Audiovisual de Belém – 2ª Edição
De 17 à 20/09 no cinema Olympia


AGENDA 


*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 15/09 – “Retratos de uma Obsessão”. Homenagem ao ator Robin Williams. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.

*Cine Olympia:
De 12 à 16/09 e de 20 à 24/09 – “A Hora Zero” de Pascoal Thomas. Baseado na obra de Agatha Christie. Sessões às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.

*Cine Líbero Luxardo:
De 10 à 21/09 – “Todos os Dias” de Michael Winterbottom.
Dia 20/09 – “Vá e Veja” de Elem Klimov . Sessão Cult às 15:30h. Entrada franca.Debate após a exibição.

*Cine Estação :
 De 02 à 28/09 – “A Grande Noite” de Benoît Delépine e Gustave de Kervern

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23