domingo, 21 de setembro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 18 À 24/09/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


* O México escolheu como seu candidato oficial à indicação ao “Oscar” de filme estrangeiro a cinebiografia “Cantinflas”, dirigida por Sebastian del Amo e com o ator Óscar Jaenada no papel do lendário comediante. Já a Ucrânia surpreendeu, ao selecionar o pouco conhecido épico nacionalista “The Guide” de Oles Sanin, quando havia a expectativa de que escolhesse “The Tribe”, celebrado filme que levou o Grande Prêmio do Júri na Semana da Crítica de Cannes, este ano. O processo de escolha dos candidatos oficiais de cada país está a pleno vapor, com 29 países já tendo anunciado os seus, entre eles, pela primeira vez, a Mauritânia – que escolheu “Timbuktu” de Abderrahmane Sissako. “Winter Sleep” de Nuri Bilge Ceylan, o ganhador da Palma de Ouro de Cannes, foi a escolha oficial da Turquia. O Brasil anuncia na próxima semana o seu concorrente.

*”O Sal da Terra”, documentário de Wim Wenders e Juliano Salgado, vencedor do prêmio especial na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, será a atração da sessão de abertura do Festival do Rio, em 24 de setembro. O longa aborda o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, pai de Juliano. O co-diretor e sua família estarão presentes. O documentário tem estreia prevista para fim de 2014 ou janeiro de 2015, com distribuição da Imovision.

* James Franco (ator de "Milk", "Homem-aranha") comprou os direitos de “Rant”, romance de Chuck Palahniuk, para adaptar para o cinema. O projeto será a terceira história do escritor a ganhar versão para a tela grande. “Clube da Luta” (1999) e “Choke” (2008) foram as anteriores.

* Circuito exibidor brasileiro terá 25 salas IMAX até 2016. A próxima inauguração será em dezembro, em Campinas. A primeira supertela aberta no país, no Espaço Itaú Pompeia, ainda é a mais rentável das dez em operação atualmente. Em Belém, foi anunciado que os cinemas da UCI a serem inaugurados em 2015, terão projeção em IMAX. Vamos aguardar.

* O setor Audiovisual divulga carta aos candidatos a presidente. Signatários, que incluem produtores, distribuidores e exibidores, enumeram conquistas dos últimos anos e pedem que a política atual seja mantida, com menos burocracia.

* “Ben-Hur”, remake do clássico filme de 1959, terá Jack Huston (Boardwalk Empire) como protagonista. Morgan Freeman também está no elenco como Ildarin, o treinador de Ben-Hur. John Ridley (12 Anos de Escravidão) foi contratado para reescrever o roteiro da nova versão. O roteiro é baseado em “Ben-Hur: Uma História dos Tempos do Cristo”, romance de Lew Wallace lançado em 1880 e já disponível em domínio público.O russo Timur Bekmambetov (O Procurado) será o diretor. 

* O ator Matt Damon retomará o cargo de protagonista da série de espionagem no quinto filme da franquia “Bourne”, se reunindo com o diretor Paul Greengrass (A Supremacia Bourne/O Ultimato Bourne).O ator voltará a viver Jason Bourne na sequência direta de “O Ultimato Bourne”, que não terá ligação nenhuma com “O Legado Bourne”, estrelado por Jeremy Renner.O novo “Bourne” com Damon será lançado em 16 de julho de 2016.

*O 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começou no dia 16/09. O evento contará com 60 filmes, entre longas-metragens em competição, curtas-metragens em competição e filmes de mostras paralelas.A sessão de abertura teve a exibição do clássico de Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Em competição, entre os longas-metragens, “Branco Sai. Preto Fica” de Adirley Queirós, “Brasil S/A” de Marcelo Pedroso, “Ela Volta na Quinta” de André Novais Oliveira, “Pingo d'Água” de Taciano Valério, “Sem Pena” de Eugênio Puppo e “Ventos de Agosto” de Gabriel Mascaro. Além das projeções, o festival também traz lançamentos de livros, debates, oficinas e seminários.


* “Interestelar”, novo filme de Christopher Nolan (A Origem/Batman) é um dos filmes mais aguardados do ano e já se fala na primeira indicação do diretor ao “Oscar” de melhor direção. A Paramount divulgou um novo cartaz da produção, que traz o ator Matthew McConaughey (vencedor do “Oscar” nesse ano por “Clube de Compras Dallas”). O ator será o líder de um grupo de exploradores que usam um recém-descoberto "buraco de minhoca" para atravessar o espaço e conquistar distâncias nunca exploradas pelo homem. No elenco, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Ellen Burstyn, John Lithgow e Michael Caine. O filme estreia no Brasil em 6 de novembro. 

INDICAÇÕES 


CONTINUAÇÃO 

“Todos os Dias”
(Cine Líbero Luxardo)

DVD 


No centenário da Primeira Guerra Mundial (1914-2014), a Versátil Home Vídeo apresenta “A Primeira Guerra no Cinema”, digistack com 3 DVDs que reúne 6 clássicos sobre o conflito: “A Grande Ilusão”(1937) de Jean Renoir, “Adeus às Armas”(1932) de Frank Borzage, “O Grande Desfile” de King Vidor, “O Rei e o Cidadão”(1964) de Joseph Losey, “Cruzes de Madeira”(1933) de Raymond Bernard e “Guerra, Flagelo de Deus”(1930) de Georg W. Pabst.

BREVE 


Colóquio e Mostra de Cinema ”Marguerite Duras - Uma poética do transbordamento”
De 25 a 28 de Setembro, no Cine Olympia e no Cine Líbero. Entrada franca.


AGENDA 

*Cine Olympia:
De 21 à 24/09 – “A Hora Zero” de Pascoal Thomas. Baseado na obra de Agatha Christie. Sessões às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 25 à 28/09 – “Colóquio e Mostra de Cinema "Marguerite Duras – Uma poética do Transbordamento”. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
De 10 à 21/09 – “Todos os Dias” de Michael Winterbottom.A seguir : “O Médico Alemão”.

*Cine Estação :
De 02 à 28/09 – “A Grande Noite” de Benoît Delépine e Gustave de Kervern. 

*Casa da Linguagem:
Dia 25/09 – “Uma Breve História do Tempo”. Documentário baseado no livro de Stephen Hawkins. Sessão às 18h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA e Academia Paraense de Ciências.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23