quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 02 À 08/10/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho


*Novidade no mercado de exibição cinematográfica: "O Tigre e O Dragão: A Lenda Verde", a sequência do filme de artes marciais de Ang Lee, será lançada em 28 de agosto de 2015 simultaneamente nas salas de cinema Imax e na Netflix. De acordo com o vice-presidente da Imax, Greg Foster, "é ótimo oferecer aos consumidores a opção de decidir como, quando e onde se quer ver um longa-metragem. Ao participar nesse formato alternativo de conteúdo, os cinemas também estarão inovando", explicou ele, que espera bons resultados vindos do Imax da China. "O Tigre E o Dragão: A Lenda Verde" revisita os temas do filme original, mas possui enredo próprio: sobre o amor perdido, amor jovem, uma espada lendária e uma última chance de redenção, tudo inserido em cenas de ação em batalhas entre o bem e o mal decisivas para o destino do Mundo Marcial. O filme é dirigido por Yuen Wo Ping, o coreógrafo de artes marciais da trilogia "Matrix" e tem do elenco originalm, Michelle Yeoh como Yu Shu-Lien e Donnie Yen novamente como o Lobo Silencioso.

*”Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children”, romance juvenil lançado em 2011 pelo escritor Ransom Riggs, deverá ser a base do novo filme de Tim Burton. O diretor de “Peixe Grande” pensa no ator Asa Butterfield, de “A invenção de Hugo Cabret”, para o papel principal. A história é a de um menino que, na sequência de uma tragédia familiar, vai procurar respostas para o que aconteceu em um orfanato abandonado em uma ilha escocesa. A Miss Peregrine do título deverá ser vivida por Eva Green, que trabalhou com Burton em “Sombras da noite”. A produção deve começar em fevereiro de 2015 (mesmo mês em que a Paris lança no Brasil “Big Eyes”, também de Burton), com vias a chegar aos cinemas em 4 de março de 2016.

*A Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro abriu um edital para produtores de cinema fluminenses com projetos de longa-metragem que tenham interesse em levá-los ao laboratório do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. O edital é aberto a diretores, produtores ou produtores executivos com entre um e dois longas lançados comercialmente ou exibidos em festivais. Os selecionados ganham passagem, estadia e credenciais para o CineMart, espaço do evento dedicado a encontros e rodadas de negócios com contatos do mercado audiovisual internacional.

* ”Tim Maia”, cinebiografia do popular cantor nacional, recebeu um trailer oficial já disponível na internet. Dirigido por Mauro Lima (Meu Nome Não é Johny), o filme é estrelado por Babu Santa e Robson Nunes, que interpretam o papel-título em diferentes fases da vida - o primeiro é Tim na fase adulta, e o segundo, na juventude. A produção tem estreia marcada para dia 30 de outubro nos cinemas nacionais.

*Na programação do mês de Outubro da ACCPA, estão agendadas as exibições de “A História de Adele H” de François Truffaut (homenagem ao diretor que faleceu em 1984), “Cão Branco” de Samuel Fuller e “Eram os Deuses Astronautas” (documentário). Antes da exibição do filme “Vá e Veja” no cine Líbero Luxardo, na última sessão Cult, foi feita uma homenagem ao projecionista Carlos Lobo, grande cinemaníaco e parceiro da associação que recentemente faleceu.

*Especializado na exibição de cópias restauradas, o Lumière Grand Lyon Festival chega à sexta edição homenageando, em sua abertura, a atriz Faye Dunaway. No dia 13 de outubro será exibida uma versão remasterizada do clássico “Bonnie e Clyde: Uma rajada de balas”, estrelado também por Warren Beatty e Gene Hackman. A grande homenageada da noite estará na plateia ao lado de outros cinco mil espectadores.

*A Warner Bros. divulgou esta semana no YouTube, o trailer de "Inherent Vice" (ainda sem título no Brasil), o novo filme do cineasta Paul Thomas Anderson, diretor de "Magnolia" (1999) e "Sangue Negro" (2007), entre outros. Baseado em um romance de Thomas Pynchon, o filme, que se passa na década de 1970, é estrelado por Joaquin Phoenix como um detetive de Los Angeles que é viciado em drogas e está à procura de sua ex-namorada. O elenco do longa ainda conta com Josh Brolin, Reese Witherspoon e Owen Wilson.

*Harry Belafonte (Kansas City), Maureen O´Hara (Como Era Verde Meu Vale), Jean-Claude Carrière (A Piscina) e Hayao Miyazaki (Vidas ao Vento) receberão as estatuetas do Oscar Honorário este ano, durante a cerimônia do “Governors Awards”, no dia 08 de novembro. A diretoria do “Governors Awards” diz que o intuito do Oscar Honorário é "honrar a extraordinária realização da vida, contribuições excepcionais para o estado das artes cinematográficas e ciências, ou para um serviço excepcional prestado a Academia".


*Bons filmes chegando em dvd e blu-ray nos últimos meses. Entre os títulos que merecem atenção estão “Praia do Futuro” com grande atuação de Wagner Moura, “Teorema Zero” de Terry Gilliam, “Sob a Pele” com Scarlet Johansson, “Trem Noturno para Lisboa” de Billie August, “O Homem que Ri” com Gerard Depardieu e “Os Belos Dias” com Fanny Ardant. Vale a pena conferir. 

INDICAÇÕES 

ESTREIA 

“Garota Exemplar”
Direção de David Fincher (Seven)


LIVRO 

“Num Piscar de Olhos”
O veterano editor de cinema Walter Murch compartilha com o leitor sua experiência de mais de 30 anos.

CLÁSSICO 

“Serpico” (1974)
Filme de Sidney Lumet com grande atuação de Al Pacino

TRILHA SONORA 

“Imensidão Azul”(1988)
Filme de Luc Besson com ótima trilha sonora composta por Eric Serra


AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/10 – “A História de Adele H”. Homenagem ao diretor François Truffaut. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA


*Cine Olympia:
De 30/09 à 09/10 – “No Bosque da Floresta”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 03 à 16/10 – “No Movimento da Fé” de Fernando Segtowick. Sessão às 18 h. Entrada Franca. 


*Cine Líbero Luxardo:
De 24/09 à 04/10 – “7 Caixas” de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori. 

*Cine Estação : Em Outubro – “Lunch Box”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23