sábado, 26 de julho de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 24 À 31/07/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho


*O estúdio Universal planeja criar um universo cinematográfico nos moldes da Marvel Studios, composto por remakes de seus clássicos filmes de monstros. O estúdio contratou os roteiristas Alex Kurtzman (O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro) e Chris Morgan (Velozes & Furiosos 6) para comandarem o projeto de reescrever os filmes e conectar suas histórias. O universo unificado dos monstros começará com um remake de “A Múmia”, de 1932, com previsão de lançamento para 22 de abril de 2016, nos EUA. Na sequencia devem vir “Frankenstein” (de 1931), “Drácula” (também de 1931), “O Homem Invisível” (1933), “A Noiva de Frankenstein” (1935), “O Lobisomem” (1941) e “O Monstro da Lagoa Negra” (1954).

*O Festival Internacional de Brasília divulgou a programação da sua terceira edição, que acontece de 28 de agosto a 6 de setembro. Entre os selecionados há títulos exibidos em Cannes e Berlim. Os 12 filmes da mostra competitiva são Supernova, de Tamar van den Dop (Holanda), Os perdedores, de Mattias J. Skoglund e Markus Marcetic (Suécia), Em busca do sentido da vida, de Marco Ferrari (Estados Unidos), A história de Papusza, de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze (Polônia), Mãe, eu te amo, de Jãnis Nords (Letônia), A utilidade de um revisteiro, de Adriano Salgado (Argentina), Conduta, de Ernesto Daranas (Cuba), Karnaval, de Can Kilcioglu (Turquia), Vino para Robar, de Ariel Winograd (Argentina), O eterno retorno de Antonis Paraskevas, de Elina Psykou (Grécia), Aleluia, de Fabrice du Welz (França), e Eu sou sua, de Iram Haq (Noruega). O júri será composto por Charles Tesson, Luz Cipriota, Ricardo Giraldo, Marcos Petrucelli e Marcus Ligocki.

*Quatro filmes brasileiros serão exibidos na 67ª edição do Festival de Locarno (Suíça), de 6 a 16 de agosto. “Ventos de agosto” de Gabriel Mascaro, será um dos 17 títulos a integrar a competição internacional. Em paralelo à competição, a cineasta Helena Ignez exibirá o média-metragem “Poder dos afetos” e uma cópia restaurada de “Copacabana mon amour” (1970), de Rogério Sganzerla.”Punhos cerrados” de Ricardo Pretti, Luiz Pretti e Pedro Diógenes, do coletivo pernambucano Alumbramento, está na seleção da mostra “Signs of Life”. Além das produções brasileiras, a atriz Alice Braga fará parte do júri do festival.

*De 17 a 20 de setembro, acontecerá a segunda edição do Festival de Audiovisual de Belém que será realizado no Cinema Olympia e contará, além das Mostras Competitivas e Não Competitivas, com bate-papos, palestras, networking e muito mais. Categorias como Curtas metragens, campanhas publicitárias, críticas de cinema, videoclipes, videoartes, vídeos-minuto, livroclipes e vídeos de bolso serão avaliadas pela curadoria do festival.

* Dia 06/08 no Sesc Boulevard, acontecerá a palestra do professor Joel Cardoso sobre a relação do cinema com a obra do escritor Nelson Rodrigues. Depois da palestra, haverá a exibição do filme “Albúm de Família”, baseado numa das obras mais importantes do renomado escritor. A programação terá início a partir as 18:30h com entrada franca.

*”Birdman”, filme escrito e dirigido por Alejandro Gonzáles Iñarritu (21 Gramas) e estrelada por Michael Keaton (Os Outros Caras) será exibido na noite de encerramento da 52ª edição do New York Film Festival, que acontecerá no dia 12 de outubro. O filme, que também será exibido na abertura do Festival de Veneza deste ano, mostrará um ex-ator (Keaton), famoso por ter interpretado um grande super-herói no passado, escalado para atuar numa peça da Broadway, em busca de recuperar a fama do passado. Porém, o ego do protagonista da peça pode colocar tudo a perder.

*A comédia romântica ainda sem título de Cameron Crowe (Quase Famosos) que estava prevista para ser lançada nos EUA, no dia 25 de dezembro, foi adiada para o dia 29 de maio de 2015. A história segue um famoso militar que retorna ao Havaí para supervisionar o lançamento de um satélite bélico. Lá, ele se reaproxima de um interesse amoroso do passado ao mesmo tempo que se apaixona por uma oficial da Força Aérea.

*Faleceu esta semana o projecionista Carlos Lobo, que por muitos anos projetou filmes no cine Líbero Luxardo e que mais recentemente estava em atividade no cine Estação. Lobo era um admirador do cinema, parceiro e colaborador de todas as horas em várias atividades de cinema aqui na cidade. Uma triste notícia. 



*Ron Howard (O Código Da Vinci/ Rush – No limite da emoção) fechou contrato com a Apple Corps Ltd., que administra o espólio dos Beatles, para dirigir um documentário de longa-metragem sobre parte da trajetória da banda. O filme, que terá caráter oficial, com total colaboração de Paul McCartney e Ringo Starr e das famílias dos falecidos John Lennon e George Harrison, se dedicará ao período entre 1960 e 1966. Nestes seis anos, a banda foi revelada, gravou os primeiros discos, virou febre juvenil mundo afora e começou a sofisticar seu som. 1966, ano em que a banda parou de fazer shows, é considerado o marco de uma nova fase, mais experimental, e não está descartada a produção de um segundo filme, focado no período que vai dali até a separação, em 1970. Este será o segundo documentário musical de Howard, que dirigiu “Made in America”, sobre o festival de mesmo nome organizado pelo rapper Jay-Z, em 2013.

INDICAÇÕES 

ESTREIAS 

“O Planeta dos Macacos – O Confronto” (Circuito comercial) 


“Festival de Comédias Italianas” (Cine Olympia) 

LIVRO 


“O Que é Cinema” 
Artigos e ensaios do grande crítico de cinema André Bazin que chega numa reedição que traz textos adicionais da edição original e uma excelente introdução de do mestre Ismail Xavier.

PARA OUVIR 


Trilha sonora do filme “Antártica”(1983) 
Composta pelo tecladista grego Vangelis
Ouça o tema principal de “Antártica”
http://www.youtube.com/watch?v=GOwuniIgYXM


AGENDA 


*Cine Olympia:
De 25 à 30/07 – “Festival de Comédias Italianas”. Dia 25 – “Divórcio a Italiana” com Marcelo Mastroianni. Dia 26 – “Seduzida e Abandonada” com Stefania Sandrelli. Dia 27 – “O Incrível Exército Brancaleone” com Vittorio Gassman. Dia 30 – “Meus Caros Amigos” com Ugo Tognazzi; Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.
 Dia 29/07 – Projeto Cinema e Música :“A Caixa de Pandora”(1929). Acompanhamento musical ao vivo. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
 Dia 30/07 – “A Grande Beleza” de Paolo Sorrentino. Vencedor do “Oscar” de melhor filme estrangeiro.

*Cine Estação:
De 12 à 31/07 – “Camille Claudel 1915” com Juliete Binoche e “Killer Joe: Matador de Aluguel” de William Friedkin.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23