sexta-feira, 4 de julho de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 26/06 À 02/07/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
*O cineasta Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street) está em São Paulo para escolher as locações para filmar seu próximo longa, O Manipulador. A ideia de gravar na capital paulista foi por conta da agenda profissional de Alessandra Ambrosio (007 - Cassino Royale). A modelo protagonizará o filme ao lado de Channing Tatum (Anjos da Lei). O projeto será lançado em 2016 nos cinemas. O filme, com roteiro de Mark Boal (Guerra ao Terror), é baseado na vida do multimilionário italiano Alessandro Proto, o empresário que inspirou a saga literária 50 Tons de Cinza”.
*O estúdio 20th Century Fox está desenvolvendo uma refilmagem de “Predador”, filme de terror, ação e ficção científica lançado em 1987. O projeto está sendo comandado por Shane Black, que vai dirigir o longa-metragem e assinar o roteiro juntamente com Fred Dekker. Black é mais conhecido por ter roteirizado todos os filmes da franquia “Máquina Mortífera” e por ter dirigido e escrito “Homem de Ferro 3” e “Beijos e Tiros”, ambos com Robert Downey Jr..O  primeiro filme fez tanto sucesso que foram lançadas duas sequências :”Predador 2 - A Caçada Continua (1990) e Predadores (2010), além de “Alien vs. Predator (2004) e Alien vs. Predador 2 (2007).
*De 12 de junho, dia da abertura da Copa do Mundo, até a última segunda-feira, 23, as sessões de jogos do torneio em sala de cinema, promovidas pela Cinelive junto a uma série de parceiros do ramo da exibição, tiveram o público somado de 30,3 mil pessoas, com arrecadação de R$ 516,4 mil. Cinépolis, Cinemark, GNC, Severiano Ribeiro, UCI, Cinesystem, Moviecom, Centerplex e Roxy Cinemas cederam salas para a iniciativa. O pico de público foi na terça-feira, 17 de junho, quando dez mil pessoas compareceram às salas para ver o jogo Brasil 0 x 0 México. Como seria de se esperar, foram os jogos do Brasil os mais procurados. A goleada de 4 a 1 sobre Camarões, na última segunda-feira, teve público de 9,2 mil pessoas, ao passo que a partida de abertura da Copa, a vitória de 3 a 1 sobre a Croácia, foi assistida em cinemas por 4,6 mil espectadores. As exibições foram autorizadas pela FIFA em cima da hora, e a falta de divulgação explica a diferença entre o primeiro jogo e os seguintes.
*A versão do musical “Into the Woods para o cinema terá algumas adaptações no enredo para deixá-lo mais palatável para um público diversificado. A afirmação é do próprio criador do original, Stephen Sondheim. Segundo ele, a Disney resolveu cortar alguns dos elementos mais pesados da história, uma adaptação adulta de clássicos contos de fadas. Entre os ingredientes dispensados estariam a relação sexualizada da personagem Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, a morte de Rapunzel e a infidelidade do Príncipe. Ainda de acordo com Sondheim, James Lapine, autor do libreto do musical e do roteiro do filme, tentou manter fidelidade à peça, mas o estúdio foi irredutível. O longa tem direção de Rob Marshall e um elenco estelar, com Meryl Streep, Anna Kendrick e Emily Blunt.
*O ator/diretor revelou que o quinto filme da franquia “Rambo”, iniciada em 1982, irá ser dirigido, escrito e estrelado por Stallone, que chama o novo filme de "sua versão de Onde os Fracos Não Têm Vez" e irá colocar o exército de um homem só para lutar contra cartéis mexicanos.
*Depois do sucesso de "A Culpa É das Estrelas", "Quem É Você, Alasca?", primeiro romance de John Green, lançado em 2005, também deve chegar aos cinemas. A cineasta canadense Sarah Polley ("Entre o Amor e a Paixão", "Longe Dela") está negociando a adaptação do livro que iniciou a carreira do escritor norte-americano, de acordo com informações do site da revista "The Hollywood Reporter".
* Tom Hanks e Meg Ryan podem repetir a parceria de “Sintonia de Amor”(1993)  em “Ithaca” que marcará a estreia da atriz na direção. “Ithaca”  é uma adaptação ao cinema do romance de 1943, “A Comédia Humana” de William Saroyan. Também estarão no elenco Sam Shepard, Melanie Griffith e Jack Quaid.
*”O Capital” de Costa Gavras é uma das boas opções do mercado de DVD. Gavras é um diretor consagrado por filmes como “Z”, “Estado de Sítio” e “A Confissão”. Desta vez, ele mostra o mundo feroz do capitalismo através de vários personagens que para vencer, usam todas as armas possíveis. Fazendo uma crítica ao capitalismo selvagem, Gavras fez um filme moderno e inteligente que traz uma série de reflexões interessantes sobre o tema. Vale conferir.

INDICAÇÕES
ESTREIA
“Amazônia “
Produção Brasil/França em versão 3D

VEM AÍ
“Barbara” de de Christian Petzold 
Cine Olympia - Dia 04/07

 MEMÓRIA
O ator Elli Wallach faleceu esta semana aos 98 anos e teve grande atuação em “3 Homens em Conflito” de Sergio Leone.

 PARA OUVIR
Trilha sonora do filme “Taxi Driver”(1976) de Bernard Herrman

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 07/07 – “O Mêdo Consome a Alma” de R. W. Fassbinder. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA
 *Cine Olympia: 
De 20/06 à 03/07 – “Hotel Lux” de Leander Haußmann,  Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Instituto Goethe.
  *Cine Líbero Luxardo:
De 13 à 29/06 – “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu. Sessão às 19h.
Dia 05/07 – Sessão Cult com o clássico “Vida contra a Vida” de John Sturges. Sessão às 16h com entrada franca e debate.
 *Cine Estação:
De 08 à 29/06 – “Inside Llewyn Davis : Balada de um Homem Comum” dos irmãos Cohen.  2 indicações ao “Oscar”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23