domingo, 3 de agosto de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 31/07 À 06/08/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 

*O Festival de Locarno, cuja 67ª edição começa no próximo dia 6 de agosto, anunciou que a seção Carte Blanche, dedicada a filmes em pós-produção, será 100% composta de filmes brasileiros este ano. Numa parceria com o programa Cinema do Brasil, o evento selecionou sete longas-metragens, cujas exibições ocorrerão entre os dias 9 e 11 de agosto. Do Rio de Janeiro, irão a “Locarno Aspirantes”, de Ives Rosenfeld (Crisis Produtivas) e a cinebiografia Nise da Silveira, estreia de Roberto Berliner como diretor de ficção (TvZero). Os outros cinco filmes vêm de estados diferentes: “Beco”, de Camilo Cavalcanti (Aurora Cinema) é de Pernambuco; “O touro”, de Larissa Figueiredo (Tu i Tam Filmes), é paranaense; “Oração do amor selvagem”, de Chico Faganello (Cineramabc Filmes, Orbital e Filmesquevoam) é de Santa Catarina; “Ponto zero”, de José Pedro Goulart (Mínima e Okna) é gaúcho; e “Que horas ela volta?”, novo trabalho de Anna Muylaert (Gullane), é o representante de São Paulo.

*Esta semana, a Universal lançou nos EUA, através do programa de televisão Today, da NBC, o primeiro trailer da aguardada adaptação de “Cinquenta Tons de Cinza”(50 Shades of Grey), livro erótico campeão de vendagem. Com dois minutos e meio, o promo dá ênfase ao romance e promove os rostos e interpretações do casal protagonista, em especial Dakota Johnson, filha de 24 anos de Don Johnson e Melanie Griffith, que vive a heroína Anastasia Steele. O sexo de tons sadomasoquistas, grande chamariz de vendas do livro, fica em segundo plano, surgindo rapidamente no final. O filme estreará nos EUA em 14 de fevereiro de 2015. Vale lembrar que lá esta data corresponde ao Dia dos Namorados.


*O diretor Luc Besson (Nikita/O Profissional/O Quinto Elemento) está fazendo sucesso nas bilheterias americanas com o filme "Lucy" que tem como protagonista Scarlet Johansson. Lucy é uma mulher que se envolve involuntariamente em um negócio obscuro. Inicialmente vítima, logo ela passa a caçar seus algozes e transforma-se numa guerreira cuja evolução supera a lógica humana. Tudo começa quando Lucy é forçada a trabalhar como mula no tráfico de drogas. Um dia, no entanto, ela acaba absorvendo as drogas em seu sistema sanguíneo, o que a transforma numa supermulher: seus poderes vão desde uma inteligência incomum, capaz de adquirir conhecimento instantaneamente, até mover objetos com a mente e a capacidade de não sentir dor. O filme deve estrear no Brasil no dia 28 de agosto.

*Segundo o diretor Peter Jackson, a versão estendida em dvd/blu-ray de “O Hobbit - A Desolação de Smaug” deve ter de 25 a 26 minutos a mais. Segundo Jackson, "Uma Jornada Inesperada” não tinha muita coisa que foi deixada na sala de edição que valesse a pena ver, mas “A Desolação de Smaug” tem coisas interessantes que devem ser mostradas agora. A versão estendida do primeiro filme tinha apenas 13 minutos a mais. Com as cenas adicionais, o filme deve ficar com 186 minutos, ficando abaixo de todas as versões estendidas de “O Senhor dos Anéis”. Peter Jackson diz que ainda existem cenas inéditas da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

*Paul Greengrass (O Ultimato Bourne/Vôo Unitde 93/Capitão Philips) está interessado em dirigir e roteirizar um filme sobre a vida de Morten Storm. O longa será inspirado no inédito livro “Agent Storm: My Life Inside al Qaeda and the CIA” de Storm, Paul Cruickshank e Tim Lister. Storm teve uma juventude conturbada e, após cumprir pena em Londres, decidiu se converter ao Islamismo para trabalhar com extremistas religiosos. Depois de dez anos, ele começou a perceber os riscos que corria e resolveu ser um agente duplo da CIA, além de colaborar com as inteligências do Reino Unido e da Dinamarca.

*”Alexandre Nevsky”, clássico do diretor Serguei Eisenstein, será exibido em Agosto dentro da programação da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) no cineclube Alexandrino Moreira. Outro filme agendado para exibição no próximo mês é “Giordano Bruno” de Giuliano Montaldo. Vale a pena (re)ver. 

*“Skull Island”, filme que contará as origens de King Kong na Ilha da Caveira antes dele ser levado para a civilização, poderá ser dirigido por Joe Cornish (As Aventuras de Tintim) . Além disso, Max Borenstein, roteirista de “Godzilla” (2014), foi escolhido para desenvolver a história. “Skull Island” tem previsão de lançamento nos cinemas norte-americanos no dia 4 de novembro de 2016. O personagem King Kong marcou várias gerações especialmente pela clássica versão de 1933 que foi refilmada em 1976 e que teve nova adaptação em 2005 pelas mãos de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis).


*”A História da Eternidade” , primeiro longa de ficção do pernambucano Camilo Cavalcante, foi o grande vencedor do 6º Paulínia Film Festival. O filme levou os Troféus Menina de Ouro de Melhor Filme, Diretor (Cavalcante), Ator (Irandhir Santos) e Atriz (dividido entre Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Debora Ingrid).O filme contra três histórias de amor e desejo num pequeno vilarejo do sertão nordestino, que revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Ainda não há previsão de estreia nos cinemas brasileiros.


INDICAÇÕES 

ESTREIA 

“A Grande Beleza”
(Cine Líbero Luxardo)

DVD 

“Cerimônia de Casamento”
Uma cerimônia de casamento é filmada com muita ironia pelo excelente diretor Robert Altnan. Produção de 1980.


BLU-RAY 


"Fruitvale Station - A Última Parada "
Baseado em fatos reais. Oscar Grant e seus amigos vão passar o final de ano juntos, mas um conflito mal resolvido pela polícia dentro do metrô provoca uma tragédia que reacende a eterna polêmica sobre a questão racial nos EUA.

VEM AÍ 


“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”
Lançamento no Brasil: 11/12/2014

AGENDA 


*Cine Olympia:
De 01 à 07/08 – KFZ - 1348 : Um Fusca. Oito Donos. Oito Histórias".Direção : Gabriel Mascaro, Marcelo Pedroso.Em 1965, um fusca é vendido em São Paulo. Quarenta anos depois, o fusca vai parar num ferro-velho de Recife, com a placa KFZ-1348. O documentário apresenta as histórias deste veículo através de seus oitos donos, cuja trajetória oferece um retrato do Brasil. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. 
Dia 12/08 – Projeto Cinema e Música:“Vampiro”(1932) de Carl Dryer. Acompanhamento musical ao vivo. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
Dia 30/07 à 10/08 – “A Grande Beleza” de Paolo Sorrentino. Vencedor do “Oscar” de melhor filme estrangeiro.

*Sesc Boulevard:
De 06/08 – Exibição do filme “Álbum de Família” e palestra sobre o cinema brasileiro e a obra de Nelson Rodrigues com o professor Joel Cardoso. A partir das 18:30h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23