sábado, 31 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 30/08 À 05/09/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

Supernovas
*Como no ano passado, o Festival de Veneza, que começou quarta-feira, 28 de agosto, exibirá alguns filmes de seu programa pela internet. Doze títulos da mostra Orizzonti e três longas da Biennale College poderão ser vistos por qualquer pessoa, pelo sistema de streaming, através do site do evento, pelo preço de € 4 cada. Entre os longas disponíveis estão Why Don’t You Play in Hell?, de Sono Sion (Japão), La vida después, de David Pablos (México), e Algunas chicas, de Santiago Palavecino (Argentina). Os filmes estarão disponíveis apenas durante um dia, em horário específico.
*Foi lançado no último domingo, 25 de agosto, o primeiro game sobre o cinema nacional, Guerrilheiros Brazucah, da Brazucah Produções. É um jogo online que utiliza o Facebook como plataforma. A ideia é que o jogador compartilhe na rede social noticias, trailers, cartazes e críticas publicadas pela fan page da Brazucah. As recompensas pelos pontos ganhos no jogo serão dadas em formato de prêmios, como ingressos, DVDs e camisetas de produções nacionais.
*Entre os dias 5 e 8 de setembro, a cidade de Conservatória, no Rio de Janeiro, será palco da sétima edição do Festival CineMúsica. O evento, dedicado ao uso do som no cinema, tem como temas na edição deste ano os oitenta anos da introdução do som ótico no cinema brasileiro – data celebrada com a exibição de um fragmento raro de Voz do carnaval, de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro – e o rock brasileiro dos anos 80, que ganha um papel de destaque na programação, com filmes de Lael Rodrigues e a exibição do longa inédito Nave, de Tainá Menezes, sobre a história do Circo Voador. Entre os outros 90 filmes programados, destacam-se Eles voltam, de Marcelo Lordello, e os documentários Dorsal – A história da Dorsal Atlântica, de Frederico Neto e Alex Aguiar, e Mazzaroppi, de Celso Sabadin. Os homenageados da edição de 2013 do evento são a montadora Virgínia Flores, o empresário Cezário Felfelli e o projecionista Silvério, de 101 anos.
*A aguardada adaptação aos cinemas de “World of Warcraft” já tem data para começar a ser rodada. De acordo com a revista Production Weekly, as filmagens estão previstas para acontecer em 13 de janeiro de 2014, em Vancouver, no Canadá. Rumores apontam que a trama será baseada nos acontecimentos dos jogos da franquia lançados nos anos 1990.Duncan Jones, dos filmes Contra o Tempo (2011) e Lunar (2009) dirige a adaptação.
*A Versátil Home Vídeo prepara bons lançamentos ainda este ano em blu-ray. Em novembro, teremos “1900 –Edição Oficial Definitiva”, estojo duplo + luva especial do épico de Bernardo Bertolucci, que terá mais de duas horas de extras (a edição mais completa do mundo). E, em dezembro, fechando ao ano, “O Evangelho Segundo São Mateus – Edição Defintiva” de Pier Paolo Pasolini apresentada em versão recentemente restaurada e acompanhada de mais de duas horas de extras. Para 2014, estão programados: “Metropolis – Edição Definitiva”, com mais de duas horas de extras inéditos; “O Encouraçado Potemkin”, “Trilogia Sissi”, “Ladrões de Bicicleta – Edição Definitiva”, “A Doce Vida – Edição Especial”, clássicos de Chaplin, entre outros.


*“Liv e Ingmar - Uma História de Amor” chega para venda e locação em Setembro. O filme é um documentário elogiado que mostra o relacionamento pessoal e profissional do grande diretor Ingmar Bergman com a atriz Liv Ullman. O filme é inédito nos cinemas locais e só não foi exibido nas salas alternativas porque só havia cópia digital para sua exibição.
*Comemorando os 50 anos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), o cinema Olympia vai exibir em novembro um festival com filmes que foram eleitos os melhores do ano pela associação. Serão selecionados filmes de várias décadas numa programação que deve durar duas semanas. Vale a pena conferir.
*Seguindo uma tendência do mercado, as salas de cinema estão iniciando vendas de ingressos com poltrona numerada numa prestação de serviço e conforto ao espectador. A novidade já chegou à Belém em julho e deve se estender inclusive aos novos complexos que vão inaugurar em 2014 e 2015.

ESTREIAS DA SEMANA


“A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo (Cine Estação) - Estudante de cinema escreve três histórias diferentes, porém todas vividas por uma francesa chamada Anne (Isabelle Huppert), que chega àquele lugar e se envolve de diferentes maneiras com personagens nativos.
“Se Puder, Dirija”
“Cine Holliúdi”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 02/09 – Redes, de James Bogan (Fotografia: Diogenes Leal) (15'05") - Belém Filme participante da MOSTRA AMAZÔNICA - ABeC Pará • O Cozinheiro do Tempo, Documentário de André Luiz de Oliveira (53') - Distrito Federal. Sessão às 19h.
*Cine Olympia:

 

De 30/08 à 05/09/13 – Mostra de Cinema Sueco. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca. Dia 01/09 – “Juventude” de Ingmar Bergman. Dia 03/09 – “Sede de Paixões”. Dia 04/09 – “Senhoria Júlia”. Dia 05/09 – “Minha Vida de Cachorro”.
 

*Cine Líbero Luxardo:
De 28/08 à 08/09 – “A Espuma dos Dias” de Michel Gondry.
*Cine Estação :
De 01 à 29/09 - “A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo com Isabelle Hupert.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23