sábado, 24 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 23 À 29/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

Supernovas
*Entre os dias 6 e 12 de setembro, em Belo Horizonte, o Festival Indie 2013 – Mostra de Cinema Mundial promove, em meio à sua programação, mostras retrospectivas de dois cineastas independentes contemporâneos: o francês Jean-Claude Brisseau e o chinês Wang Bing. A mostra de Brisseau, que irá a São Paulo para dar uma palestra sobre sua obra, na versão paulista do festival, trará dez filmes do cineasta, incluindo seu último longa, o ainda inédito no Brasil “A Garota de Lugar Nenhum”, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2012. Além das retrospectivas, a programação do festival traz entre seus destaques, longas premiados como “Heli” do mexicano Amat Escalante, escolhido melhor diretor no Festival de Cannes 2013, e “Um episódio na vida de um catador de ferro-velho” de Danis Tanovic, Grande Prêmio do Júri no último Festival de Berlim. O festival chega a São Paulo no dia 20 de setembro, e segue até 3 de outubro.

*A edição deste ano do Festival de Veneza vai homenagear o italiano Ettore Scola (foto), diretor de filmes como “O baile” e “A viagem do capitão Tornado”. Aos 82 anos, o cineasta vai receber o troféu Jaeger-le Coultre/Glory to the Filmmaker, no dia 6 de setembro, pelo conjunto da obra. Seu título mais recente, “Che strano chiamarsi Federico!”, um tributo a Fellini, será exibido fora de competição, logo depois da entrega da honraria.
*”Historia de la Meva Mort” do diretor catalão Albert Serra, ganhou o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno, que terminou sábado, 17 de agosto, na cidade suíça. O Prêmio Especial do Júri ficou com o filme português “E agora? Lembra-me” de Joaquim Pinto, que também recebeu o prêmio da Federação Internacional de Críticos (Fipresci). O coreano Hong Sangsoo foi eleito o melhor diretor, por “Our Sunhi”. “Educação sentimental”, novo filme de Julio Bressane, que participava da competição, recebeu o Bocallino D’Oro, prêmio conferido pela crítica independente italiana.
*De 20 de agosto a 1º de setembro, a sede da Caixa Cultural no Rio de Janeiro recebe a mostra É Massa! – 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco. O evento exibe um panorama da história do cinema da região – desde a produção recente do estado, que vem se destacando dentro do circuito de festivais, com filmes como “O som ao redor” de Kleber Mendonça Filho, “Doméstica” de Gabriel Mascaro e “A febre do rato” de Cláudio Assis, até produções do ciclo regional pernambucano da década de 20, como “A filha do advogado” de J. Ferreira, “Veneza americana” de Ugo Falangola e Jota Cambieri, e “Aitaré da praia” de Gentil Roiz.
*A ABRACCINE (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) terá novamente o Pará representado na nova chapa eleita este ano no Festival de Gramado. Na primeira gestão (2011-2013), representei o estado do Pará num ato de respeito e consideração da nova associação a história da crítica de cinema de nosso estado, Parabéns à nova diretoria da ABRACCINE e que novas ações sejam realizadas em todo o Brasil.
*Dois filmes do início da carreira do importante cineasta espanhol Carlos Saura serão lançados em DVD: “A Caça”(1965), alegoria sobre a Guerra Civil em seu país, e “O Jardim das Delícias” (1970), uma surreal comédia de humor negro elogiada pela crítica. Filmes obrigatórios para quem gosta da obra deste grande diretor.
* De 30/08 à 05/09, será exibida no cinema Olympia uma mostra em homenagem ao cinema Sueco com a exibição de filmes clássicos como “Carruagem Fantasma” de Victor Sjostrom (1921) e um dos primeiros sucessos de crítica do mestre Ingmar Bergman, “Juventude”(1951). Imperdível.

ESTREIAS DA SEMANA
 

“A Espuma dos Dias”(Cine Líbero Luxardo)- Este filme dirigido por Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças) é uma adaptação do romance de Boris Vian e mostra a história de Colin, garoto rico e desocupado que encontre Chloé. Os dois se apaixonam e se casam, mas Chloé tem uma rara doença. No elenco, Audrey Tautou (Amélie Poulin).
“Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 26/08 - “Gosto de Cereja” de Abbas Kiarostami. Sessão às 19h. Entrada Franca com debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 16 à 29/08 – Mostra de Cinema Japonês. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Consulado Geral do Japão e Fundação Japão.
*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/09 – “Elena” de Petra Costa.
De 28/08 à 08/09 – “A Espuma dos Dias” de Michel Gondry.
Dia 31/08 – “Sacco e Vazetti” de Giuliano Montaldo. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Estação :
De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas.
De 01 à 29/09 - “A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo com Isabelle Hupert.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23