domingo, 18 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 16 À 22/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


Supernovas
*“Fading Gigolo", novo filme escrito e dirigido pelo ator John Turturo com Woody Allen no elenco terá sua premiére no Festival de Cinema de Toronto que acontecerá entre e 5 e 15 de setembro. Na trama, dois melhores amigos falidos (Allen e Torturro) decidem se aventurar na profissão de cafetão e despertam suspeitas na comunidade judaica ortodoxa em que vivem, em Nova York. Enquanto isso, o novo filme escrito e dirigido por Woody Allen, “Blue Jasmine”, tem previsão de estreia no Brasil para o dia 11/09.No elenco, Cate Blanchet que vive a protagonista, condenada à pobreza por causa de tropeços financeiros e conjugais do marido, e por seu próprio jeito desligado.
*O drama musical “Gonzaga – De pai para filho” foi o grande vencedor do 10º Prêmio ACIE de Cinema, conferido pela Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira. A cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira, 12 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e teve como grande homenageada a atriz Fernanda Montenegro. O longa de Breno Silveira ganhou os prêmios de melhor filme segundo o júri oficial e o público, além do prêmio blockbuster Brasil, dado ao melhor filme que tivesse ultrapassado a marca de um milhão de ingressos vendidos. Cláudio Assis foi eleito o melhor diretor por “A febre do rato”, que levou ainda o troféu de melhor roteiro. Rodrigo Santoro foi o melhor ator, por “Heleno”, e Camila Pitanga a melhor atriz, por “Eu receberia as piores noticias de seus lindos lábios”. A melhor fotografia foi para Walter Carvalho, por “Heleno”, e a melhor trilha sonora para Paulo Jobim, pelo documentário “A música segundo Tom Jobim”. “Raul – O início, o fim e o meio” levou o prêmio de melhor documentário.
*No evento D23 Expo, promovido semana passada pela Disney, a Pixar anunciou o título de seu novo projeto, em que comediantes famosos interpretam as vozes dentro da cabeça de uma menina de 11 anos. O filme se chamará “Inside Out” e será dirigido por Pete Docter. As vozes darão conta de emoções humanas como Alegria (Amy Poehler), Desgosto (Mindy Kaling), Medo (Bill Hader) e Tristeza (Phyllis Smith). Foi anunciada ainda a participação de John Lithgow e Frances McDormand no elenco vocal de “The Good Dinosaur” e a de Diane Keaton e Eugene Levy interpretando os pais de Dory em “Procurando Dory”, esperada continuação de “Procurando Nemo”.
*Devido a uma mudança na gestão cultural do espaço Bendito Nunes, não haverá mais exibição de filmes na Livraria Saraiva e a ACCPA não terá mais uma sessão de cinema com exibição de filmes selecionados e debates. Este mês ainda acontecerá uma sessão em parceria com a APC(Academia Paraense de Ciências) com a exibição do filme “Amém” de Costa Gavras, dia 29/08.
*A Associação de Críticos de Cinema não mandou ninguém representá-la em uma reunião acontecida semana passada no CENTUR, nem em lugar algum nesse tempo de discussões sobre política cultural. A ACCPA cuida apenas de exibições e comentários de filmes.
*”Star Wars: Episódio VII” teve seu lançamento nos cinemas confirmado para o verão americano de 2015. Alan Horn, chefe da Disney, fez a revelação durante a exposição D23, mas não forneceu nenhuma outra novidade sobre o filme.‘Star Wars’ deve bater de frente com alguns dos principais lançamentos de 2015. ‘Os Vingadores 2: A Era de Ultron’ está marcado para 1º de maio, a sequência do sucesso‘Independence Day’ será lançada no dia 3 de julho e o 5º ‘Piratas do Caribe’ estreará apenas uma semana depois.
*Wagner Moura fará sua estreia como diretor em um filme sobre Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro baiano morto por agentes do regime militar em 1969. O anúncio foi feito por Mário Magalhães, jornalista responsável por “Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, livro que servirá de base para o roteiro do filme.A produção é da O2 Filmes, do diretor Fernando Meirelles, e contará com o apoio da atriz Maria Marighella, neta do líder comunista.

ESTREIAS DA SEMANA


“Percy Jackson e o Mar de Monstros” é baseado no segundo livro da série escrita por Rick Riordan e é a primeira sequência de uma longa saga baseada no sucesso literário.
“Gente Grande 2”
Mostra de Cinema Japonês (Cine Olympia)


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 26/08 - “Gosto de Cereja” de Abbas Kiarostami. Sessão às 19h. Entrada Franca com debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 16 à 29/08/13 – Mostra de Cinema Japonês. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Consulado Geral do Japão e Fundação Japão.



*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/08 - “Elena” de Petra Costa. Filme premiado no Festival de Brasília/2012.
Dia 31/08 – “Sacco e Vazetti” de Giuliano Motandlo. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.

*Cine Estação :
De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas, filme indicado ao Leão de Ouro na última edição do Festival de Cinema de Veneza.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23