sábado, 10 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 09 À 15/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



“ELENA” É UM FILME CONSTRUÍDO PELA EMOÇÃO E POESIA
"Elena" é um filme construído pela emoção e poesia. A diretora Petra Costa mergulha nas suas memórias e procura reencontrar sua irmã Elena que aos 21 anos cometeu suicídio. Petra tinha 07 anos quando a irmã morreu e ambas tinham um relacionamento amoroso intenso. No filme, de forma lírica e poética, a diretora procura reencontrar com todas as memórias possíveis resgatando gravações em áudio e vídeo da irmã, buscando respostas para sua saudade e para o vazio que a ausência de Elena deixou na sua família e para si própria.
O filme é emoção pura, partindo da narração da diretora relatando seus sentimentos, passando pela montagem simples que revela ao espectador quem é Elena e como ela era vista pela mãe, irmã, amigos e chegando ao momento decisivo do que fazer com esta dor e este vazio. Vejo que ao realizar "Elena", Petra Costa usou a arte para entender a sua dor. Uma dor que não passará nunca mas que pode ser controlada a partir da expressão, da confirmação, da interpretação do que foi Elena e de que forma isso pode ajudar a se seguir em frente, a valorizar o que ela deixou de bom, de intenso, de infinito. O filme de Petra Costa não tem medo de ser emotivo. É pura emoção, sim. Sem apelos, exageros, dramas vazios. É a vida como ela é e como isto pode afetar a vida das pessoas. Surpreendente, "Elena" é uma das grandes surpresas do festival de Brasília ano passado e finalmente chega ao nosso circuito. Não deixe de prestigiar este lançamento.
O filme está em exibição no Cine Líbero Luxardo até o dia 25/08.

ESTREIAS DA SEMANA


"O Círculo de Fogo” é o novo filme do diretor Guilherme Del Toro, realizador de “A Espinha do Diabo”, “Hellboy” e “O Labirinto de Fauno”.
"Yella” (Cine Olympia)
"Os Escolhidos”
“Elena” (Cine Líbero Luxardo)

INDICAÇÕES

Blu-Ray

 

“Elefante Branco” – Numa bela história que envolve várias tramas e sentimentos e que confirma a qualidade do cinema argentino, “Elefante Branco” mostra a história de dois padres que trabalham ajudando os menos favorecidos na favela de Villa Virgen, periferia de Buenos Aires. Mais uma vez, ótima atuação de Ricardo Darín. Veja sem falta.

DVD
 

“Além da Imaginação” – Uma das maiores série de TV finalmente chega em DVD numa edição de boa qualidade e especial para os fãs. “Além da Imaginação” explora nas suas histórias o desconhecido, o surreal e vários enigmas que levam o espectador para grandes reflexões. Criada por Rod Serling, é uma série fundamental para quem gosta de cinema e TV. Nesta edição, todos os epsódios da 1ª temporada.Imperdível.

AGENDA

*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 12/08 - “Black Moon” de Louis Malle. Sessão às 19h. Entrada Franca com debate após a exibição.Um filme surrealista dirigido por Louis Malle (Adeus Meninos) em 1975
*Cine Olympia:
De 09 à 15/08/13 – "Yella” de Christian Petzold. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Instituto Goethe.
Dia 13/08 – Projeto CINEMA E MÚSICA com a exibição de “O Homem Mosca” de Harold Lloyd e “Vida de Cachorro” de Charlie Chaplin com acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30 h com entrada franca.


*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/08 - “Elena” de Petra Costa. Filme premiado no Festival de Brasília/2012.
Dia 17/08 – “O Selvagem da Motocicleta” de Francis Coppola. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.
 

*Cine Estação : De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas, filme indicado ao Leão de Ouro na última edição do Festival de Cinema de Veneza.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23