domingo, 8 de setembro de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 06 À 12/09/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


* Os filmes ”Antes da Meia-noite”” de Richard Linklater e “Ferrugem e Ossos” de Jacques Audiard estão agendados para exibições no cine Líbero Luxardo em Outubro. Duas ótimas opções que confirmam a importância dos cinemas alternativos aqui em Belém. “Antes da Meia-noite” é o terceiro filme que reúne o casal de personagens vividos por Julie Delpy e Etan Hawke, mostrando a evolução do seu relacionamento e sua interação com o mundo. É um trabalho de muita criatividade e sensibilidade que merece ser visto. “Ferrugem e Ossos” traz uma grande atuação de Marion Coutlard (Piaf). Vale agendar.
*”Mulheres Diabólicas”(1994), excelente filme de Claude Chabrol voltará a ser exibido em Belém numa homenagem ao diretor que faleceu em 2010. O filme tem uma história intrigante e um elenco de primeira qualidade: Isabelle Huppert e Jacqueline Bisset. O filme será exibido no final de setembro no cinema Olympia.
*O Festival do Audio Visual de Belém acontecerá do dia 17 à 20/09 com a exibição de filmes em diversas categorias. Durante o festival, acontecerá um seminário que terá participação do crítico de cinema Sérgio Rizzo. O FAB será realizado no cinema Olympia.
*Debate sobre o filme “Sacco e Vanzetti” de Giuliano Montaldo na última sessão cult, gerou ótimas opiniões sobre cinema e política. Filmes deste tipo são atemporais pois sempre tem temas presentes e polêmicos. Acredito que neste sentido, o cinema moderno está devendo novos títulos pois temos muitos assuntos políticos para serem abordados.
*A Versátil lançará “Chaplin – A Obra Completa”, digistack com 20 DVDs – mais encarte especial de 16 páginas – que reúne, pela primeira vez no Brasil, as versões restauradas de todos os filmes do maior gênio da comédia (13 longas-metragens e 65 curtas – quase 50 horas de conteúdo!), além de muitos extras especiais, como documentários em que Bertolucci, Chabrol e outros cineastas renomados falam de Chaplin. Edição Limitada. Certamente, um dos melhores lançamentos do ano. *O Festival do Rio, que ocorre entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro terá vários filmes inéditos na sua programação e exibirá títulos numa seleção voltada apenas para produções nacionais. Alguns filmes com exibição confirmada foram exibidos no festival de Veneza como “Joe” (com Nicolas Cage), “The Zero Theorem” e” The Unknown Known” além de filmes que competiram no festival de Cannes, como “Um Estranho no Lago” e “Um Castelo na Itália”.
*Com 53,76% dos votos, “Cine Holliúdy” foi eleito pelos leitores do site AdoroCinema como a melhor comédia brasileira lançada em 2013. Muitos foram os defensores do filme falado em "cearensês" e realmente o trabalho merece atenção pela simplicidade do roteiro e produção que ficam acima da péssima qualidade de várias comédias nacionais que tem ganho destaque desnecessário nos cinemas e na TV.

 

* Esta semana, o site Radar Online divulgou a noticia de que o ator Jack Nicholson, 76 anos, não tem planos de realizar novos filmes e optou por deixar o mundo do cinema. A razão por trás desta decisão é a constante perda de memória do ator. Como grande ator que é, espero que Nicholson ainda possa continuar no cinema com seu talento e carisma. Depois de tantos filmes bons, Nicholson merece mais. Suas atuações em “O Iluminado” de Stanley Kubrick, “Um Estranho no Ninho” de Milos Forman e “O Passageiro:Profissão Repórter” de Michelangelo Antonioni são antológicas.

ESTREIAS DA SEMANA


“Pégaso” de Mohamed Mouftakir (Cine Olympia) – O personagem Zineb trabalha em um asilo psiquiátrico. Seu superior lhe confia Rihana, uma jovem menina aterrorizada que pensa estar grávida. A missão de Zineb consiste em fazê-la falar. Filme exibido em vários festivais e inédito em Belém. “Além do Arco Íris” de Ágnes Jaqui (Cine Líbero Luxardo)
“O Ataque” com Jammie Foxx
“Jobs” - cinebiografia sobre Steve Jobs, fundador da Apple
“A Casa da Mãe Joana 2”

AGENDA
 

*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 09/09 – “Os Anões também começaram Pequenos” de Werner Herzog. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.

*Cine Olympia:
De 06 à 15/09/13 – “Pegasus” de Mohamed Mouftakir. Sessão às 18:30h - Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
*Cine Líbero Luxardo:
Dia 10/09 - Projeto CINEMA E MÚSICA :"O VENTO E AREIA" (1921) de Victor Sjostrom. Acompanhamento musical ao vivo com Paulo José Campos de Melo. Sessão à 18:30h. Entrada Franca.
De 28/08 à 08/09 – “A Espuma dos Dias” de Michel Gondry.
De 04 à 15/09 – “Além do Arco-Íris” de Ágnes Jaqui.
*Cine Estação :
De 01 à 29/09 - “A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo com Isabelle Hupert.
*Cine Sesc Boulevard:
Dia 11/09 - Debate: "A violência doméstica no Cinema", às 18h30. Parceria da ACCPA com o GEPEM-UFPA

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23