domingo, 30 de junho de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 28/06 À 04/07/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“STAR TREK – ALÉM DA ESCURIDÃO”
Uma das grandes qualidades da clássica série de tv “Jornada nas Estrelas” era a complexidade de cada episódio que cada vez mais revelava histórias inteligentes com tramas e reviravoltas que atraiam o telespectador. Nas versões cinematográficas que foram filmadas a partir do final dos anos 70, este padrão de qualidade foi mantido em quase todos os filmes que tinham no elenco William Shatner e Leonard Nimoy, atores originais da série. Agora, depois de uma retomada da franquia no cinema, comandada por J. J. Abraham (das séries “Fringe” e “Lost”), entendo que as referências originais voltaram a ser destaque. Levando em consideração a tendência do cinema americano moderno de filmes muito bem produzidos, com qualidade técnica admirável e um orçamento de alto padrão, o diretor J. J Abrahams aproveitou bem a oportunidade de retomar a criatividade, o bom humor e a complexidade tradicionais num roteiro muito bem construído, filmado com a competência de quem muito tem contribuído para as séries de TV nos últimos anos e que em breve vai ser responsável pela nova franquia de “Star Wars”.
Em “Além da Escuridão”, a ideia de incluir na história o vilão Khan, já mostrava boa inspiração. Afinal, Khan é um dos mais interessantes vilões da série tanto na TV como no cinema (Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan) pela sua crueldade sempre movida pelo sentimento de vingança. Confrontar os personagens Kirk e Spock com Khan, todos movidos pelo ódio e vingança a partir de graves acontecimentos, certamente poderia render uma boa trama e isso acabou acontecendo. A transformação das características originais dos personagens principais é muito interessante. Aqui, vemos Kirk cada vez mais fora de controle, Spock cada vez mais próximo de seu lado humano e Khan fiel aos seus ideais e que acaba sendo usado para criar graves atos terroristas na Terra. É inevitável ver em Khan alguns traços da personalidade de um terrorista que podemos ver identificar na vida real e por isso mesmo, sua inclusão na trama deu uma dimensão mais humana ao filme. Entre várias questões que podem ser evidenciadas em “Além da Escuridão”, destaco especialmente a relação da tripulação da Enterprise com o seu objetivo final: descobrir novos mundos, novas fronteiras, o desconhecido.
Mostrando a contradição de toda a história, onde quase todos os personagens principais são movidos pelo ódio e a vingança, sentimentos tão reais no dia a dia deste e de outros séculos, o filme cria um interesse e uma curiosidade acima da média para produção de tão alto investimento. Neste sentido, “Star Trek – Além da Escuridão” é um bom exemplo de como pode ser realizado um “blockbuster”de bilheteria e ao mesmo tempo ser criativo e estimulante para o espectador. Creio que a maioria dos fãs da série devem ter gostado do resultado final e confiam que os próximos filmes da franquia “Star Trek” sejam tão bom quanto este. É o que eu espero.

ESTRÉIAS DA SEMANA


“Guerra Mundial Z” é baseado no sucesso literário “World War Z: An Oral History of the Zombie War” de Max Brooks. Um oficial das Nações Unidas, dez anos após vitória da humanidade contra a epidemia que transformou todos em zumbis, relata os acontecimentos enquanto escreve seu livro. “Anna Karenina” (Cine Líbero Luxardo)
“Todo Mundo em Pânico 5”

AGENDA


*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 01/07 - “O Ovo da Serpente” de Ingmar Bergman. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.


*Cine Olympia:
De 28/06 à 04/07 (exceto dia 01/07) – “Longe do Paraíso” com Julianne Moore. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.
Dia 09/07 – “Fausto” de F. W. Murnau. Projeto “Cinema e Música” com acompanhamento musical ao vivo. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
De 19 à 30/06 – “O Abismo Prateado” de Karim Ainouz. (Último dia)
Dia 06/07 – “Danton : O Processo da Revolução” de A. Wajda. Sessão Cult. Horário especial: 15:30 h. Entrada franca. Debate após a exibição.


*Cine Estação : De 05 à 30/06 – “A Parte dos Anjos” de Ken Loach. (Último dia)
*Cine Saraiva :
Dia 06/07 - "Um Conto Chinês" com Ricardo Darín. Sessão às 19h. Entrada franca. Debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23