domingo, 9 de junho de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 07 À 13/06/13

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho

Supernovas 

NOVO FILME DE CHRISTOPHER NOLAN SOMENTE EM 2014 
- A Paramount anunciou a data de 7 de novembro de 2014 para o lançamento nos EUA de “Interstellar”, o grande projeto de ficção científica que Christopher Nolan, da trilogia “Batman” herdou de Steven Spielberg. Por volta de 2006, Spielberg encomendara ao irmão de Nolan, Jonathan, um roteiro baseado no tratamento do físico Kip S. Thorne sobre uma viagem a outra dimensão através de um “buraco de verme” (conceito cósmico que pressupõe a existência de atalhos dentro do espaço-tempo). O projeto, que terá distribuição da Warner no resto do mundo, acabou indo parar nas mãos de Nolan, que já escalou Matthew McConaughey como protagonista e Anne Hathaway, Michael Caine e Jessica Chastain em outros papéis de destaque. O filme será rodado com câmeras IMAX.
- Entre os dias 8 de junho e 7 de julho, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, promove a terceira edição da mostra Clássicos & Raros do Nosso Cinema, apresentado filmes raros em versões restauradas. Entre os destaques desta edição está uma homenagem ao fotógrafo e diretor Aloysio Raulino, com a exibição de três curtas-metragens. Também serão exibidas cópias restauradas de “O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro” de Glauber Rocha, “Conversas no Maranhão” de Andrea Tonacci, e “A morte comanda o cangaço” de Carlos Coimbra. O evento recebe ainda profissionais convidados como Paulo Sacramento, Maurice Capovilla e Aurora Duarte para conversas com o público.
- A atriz Fernanda Montenegro será a homenageada da 10ª edição do Prêmio ACIE de Cinema, troféu conferido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil aos longas-metragens lançados comercialmente nas salas brasileiras em 2012. A organização do evento produziu ainda um curta documentário sobre a carreira da atriz, que será exibido na cerimônia de premiação, no dia 24 de junho, no CCBB do Rio de Janeiro. Os indicados a melhor filme do Prêmio ACIE 2013 são os longas “Corações Sujos” de Vicente Amorim, “Febre do Rato” de Cláudio Assis, “Gonzaga – De pai para filho”, de Breno Silveira, e “Xingu” de Cao Hamburger.
- “Faroeste Caboclo” estreou com sucesso nas bilheterias.Apesar de concorrer com produções milionárias 'Velozes e Furiosos 6' e 'Se Beber, não Case! Parte 3', o filme levou 554 mil espectadores aos cinemas, arrecadando mais de R$ 6 milhões.
- Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona/Volver) poderá ser a próxima Bond Girl. A atriz está em negociações finais para se juntar ao elenco do 24º filme da franquia.Cruz poderá a mais velha atriz a compor a personagem. As filmagens começam em 2013, quando a atriz completa 40 anos.
- Premiados em Cannes tem distribuição garantida no Brasil. “La Vie d´Adèle”, vencedor da Palma de Ouro, será lançado pela Imovision. A distribuidora Paris Filmes lançara o novo filme dos irmãos Coen e o chinês “A Touch of Sin”, que levou o prêmio de melhor roteiro.

ESTREIAS DA SEMANA 


“O Grande Gatsby” é a quinta versão cinematográfica da obra de F. Scoot Fitzgerald escrita em 1925. Dirigido por Baz Luhrman (Moulin Rouge), o filme tem no elenco, Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan (excelente atriz de “Shame”) e Tobey Maguire.
“Tempestade” (Cine Olympia)
“Odeio o Dia dos Namorados”
“Depois da Terra” de M. Night Shyamalan
“A Parte dos Anjos” (Cine Estação)

INDICAÇÕES 


DVD
“Três Irmãos” de Francesco Rosi. - Três irmãos com temperamentos e comportamentos bem distintos se reencontram em sua aldeia natal depois de muitos anos para enterrar a mãe e acabam se reencontrando com a mesma realidade política e social de antes. Francesco Rossi (O Bandido Giuliano) é um dos bons diretores do cinema político italiano. Este filme foi exibido em Belém no início dos anos 80 e agora finalmente ganha uma edição de ótima qualidade em DVD.


 Blu-Ray
“Meu Amigo Harvey” – O grande ator James Stewart (A Felicidade não se Compra/Um Corpo que Cai/O
Homem que matou o Facínora) concorreu ao “Oscar” pela atuação neste filme interpretando um homem que vive na companhia de um amigo imaginário, o coelho Harvey. O filme inspirou várias produções com histórias similares no decorrer dos anos. Vale a pena conferir Direção de Henry Koster (O Manto Sagrado).

AGENDA 


*Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP):
Dia 17/06 – “O Sétimo Sêlo” de Ingmar Bergman. Exibição às 19h. Entrada Franca.
*Debate após a exibição com críticos da ACCPA. Apoio: ACCPA. 


*Cine Olympia:
 De 07 à 12/06 (exceto dias 10 e 11) – “Tempestade” de Hans-Christian Schmid. Hannah Maynard conduz o processo como promotora pública no Tribunal Penal Internacional em Haia contra o criminoso de guerra Goran Duric. Quando sua testemunha de acusação principal cai em contradições e pouco depois se suicida, ela investigará o caso. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio : Instituto Goethe.


Dia 11/06 – “Em Busca do Ouro” de Charles Chaplin. Projeto CINEMA E MÚSICA com exibição de filmes do cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Parceria da Fumbel e Fundação Carlos Gomes.

Dia 09/06 – “MOSTRA DE CINEMA DA AMAZÔNIA” Exibição de Filmes infantis realizados na Amazônia como "O Menino Urubu", "Cadê o Verde que estava Aqui", "A Onda - Festa na Pororoca","O Rapto do Peixe-Boi" entre outros filmes. Horário: 16h. Entrada Franca.
*Cine Líbero Luxardo: Dia 19/06 – “O Abismo Prateado” de Karim Ainouz.


*Cine Estação : De 05 à 30/06 – “A Parte dos Anjos” de Ken Loach. Robbie é um jovem infrator que consegue se livrar da prisão por conta da compaixão de um juiz que vê nele a possibilidade de deixar de vez o mundo da delinquência. Ele está prestes a se tornar pai. É sua última chance. Uma visita a uma destilaria de whisky o inspira a buscar uma saída para sua vida desesperada.

*Cine Saraiva : Dia 27/06 – “O Planeta dos Macacos” com Charlton Heston. Parceria da ACCPA com a APC (Academia Paraense de Ciências).Sessão às 18h. Entrada franca. *Debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23