domingo, 16 de junho de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 14 À 20/06/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

Críticas


"Faroeste Caboclo" prova que é possível fazer um cinema brasileiro bem produzido, com bom roteiro e que aponta claras influências do cinema moderno. Baseado na canção de Renato Russo, o filme entra num universo de classes sociais, conflitos, drogas, individualidades, indiferenças e mostra que o Brasil ainda é um país com muitas questões a serem resolvidas. A história em si, é muito rica e talvez por isso exigisse mais no seu resultado final. O filme poderia levantar questões que provocassem a reflexão do público. Afinal, vivemos na "perfeição" e o cinema brasileiro raramente olha para o que acontece de verdade neste país. Por esta razão (entre outras), "O Som ao Redor" de Kleber Mendonça é um grande filme pois não tem vergonha que revelar um Brasil que está na nossa esquina. "Faroeste Caboclo" tem elementos na sua história que poderiam ser mais profundos socialmente mas num certo momento do filme, o romance toma um destaque tão grande que outras questões ficam secundárias. Mesmo assim, é um filme interessante. Revela uma maturidade na concepção e realização que merecem elogios. É um filme moderno que poderia ter um alcance maior nas suas propostas mas aponta um caminho construtivo no atual panorama do cinema brasileiro tão possuído por comédias fracas e que não merecem respeito.

“DEPOIS DA TERRA”
O grande problema dos últimos filmes de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido/Corpo Fechado/A Dama na Água) é que as principais características de suas produções simplesmente desapareceram (criatividade, roteiros bem desenvolvidos, boa utilização dos elementos da linguagem cinematográfica). “Depois da Terra”, seu novo filme, confirma essa tendência negativa. Desta vez, numa história absurdamente previsível criada pelo ator Will Smith, M. Night Shyamalan revela um filme que poderia ser dirigido por qualquer funcionário de Hollywood tamanha a falta de inspiração em dar credibilidade para uma história “dejá vu” com atuações terríveis, especialmente de Jade Smith (filho de Will Smith). Se a intenção era criar um veículo de exposição para a familia Smith, Shyamalan deveria ter recusado o projeto. Já que aceitou, o fracasso também é dele.

ESTRÉIA DA SEMANA


“Star Trek – Além da Escuridão” é o décimo segundo longa-metragem da franquia “Jornada nas Estrelas” e o segundo dirigido por J. J. Abrams (das séries “Lost” e “Fringe”). As filmagens ocorreram de 12 de janeiro de 2012 até maio de 2012. O filme está sendo lançado em 3D com cópias dubladas e legendadas.

AGENDA


*Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP): Dia 17/06 – “O Sétimo Sêlo” de Ingmar Bergman. Um dos maiores filmes da história do cinema.Exibição às 19h. Entrada Franca. *Debate após a exibição com críticos da ACCPA.


*Cine Olympia:
De 14 à 20/06 (exceto dia 17/06) – “Tempestade” de Hans-Christian Schmid. Hannah Maynard conduz o processo como promotora pública no Tribunal Penal Internacional em Haia contra o criminoso de guerra Goran Duric. Quando sua testemunha de acusação principal cai em contradições e pouco depois se suicida, ela investigará o caso. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio : Instituto Goethe.


Dia 16/06 – “Pink Floyd : The Wall” de Alan Parker. Projeto “Cinema e Clássicos do Rock”. Horário: 16h. Entrada Franca. Antes da exibição, execução de músicas do filme em show acústico com Heraldo Meira.

*Cine Líbero Luxardo: Dia 19/06 – “O Abismo Prateado” de Karim Ainouz. Dia 22/06 – “O Homem do Prego” de Sidney Lumet. Sessão Cult. 16h. Entrada franca. Debate após a exibição.


*Cine Estação : De 05 à 30/06 – “A Parte dos Anjos” de Ken Loach. Robbie é um jovem infrator que consegue se livrar da prisão por conta da compaixão de um juiz que vê nele a possibilidade de deixar de vez o mundo da delinquência. Ele está prestes a se tornar pai. É sua última chance. Uma visita a uma destilaria de whisky o inspira a buscar uma saída para sua vida desesperada.

*Cine Saraiva : Dia 27/06 – “O Planeta dos Macacos” com Charlton Heston. Parceria da ACCPA com a APC (Academia Paraense de Ciências).Sessão às 18h. Entrada franca. *Debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23