terça-feira, 3 de maio de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 29/04 À 05/05/11



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “A Fita Branca”, “Como Você Sabe”, “Thor” e “Água para Elefantes”.
“A Fita Branca” é um dos melhores filmes do diretor Michael Haneke (A Professora de Piano). 1913. Em um vilarejo no norte da Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário. O estranho acidente com o médico, cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada. Logo outros estranhos eventos ocorrem, levantando um clima de desconfiança geral. O filme foi indicado ao “Oscar” de melhor filme estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Imperdível.
“Como Você Sabe” tem no elenco o veterano Jack Nicholson. Lisa Jorgenson (Reese Witherspoon) já passou um pouco do seu auge e aos 27 anos ela se vê no meio de um triangulo amoroso entre um homem de negócios e um jogador de beisebol. A direção é de James L. Brooks (Melhor Impossível).
“Thor” é mais uma adaptação de um personagem da Marvel Comics. O Poderoso Thor é um arrogante guerreiro cujas ações intempestivas despertam uma guerra antiga. Como castigo, Thor é enviado à Terra e forçado a viver entre os mortais. Uma vez aqui, ele aprende o que significa ser um verdadeiro herói, depois que o vilão mais poderoso de seu mundo envia as forças negras de Asgard para invadir o planeta. No elenco, Natalie Portman e Anthony Hopkins.
Em “Água para Elefantes”, um rapaz de 21 anos abandona os estudos após a morte de seus pais e se junta ao circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Ele desiste da faculdade de Medicina Veterinária e encontra seu lugar no circo cuidando dos animais. No circo, ele conhece e se apaixona por Marlena, a estrela do show mas ela é casada com o treinador paranóico e esquizofrênico dos animais.No elenco, Robert Pattison (Crepúsculo).

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Inverno
da Alma” Excelente/Excelente/Excelente
--------------------------------------------
“Arquitetura
da
Destruição” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
--------------------------------------------
“Pânico 4” Razoável/Razoável/Razoável
--------------------------------------------
“Julgamento
de Nuremberg” Excelente/Muito Bom/Excelente
--------------------------------------------
“A Fita
Branca” Excelente/Excelente/Excelente
--------------------------------------------
“Os
Inocentes” Excelente/Excelente/Excelente
--------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A trilogia 'O Senhor dos Anéis' voltará aos cinemas americanos com versões estendidas.A rede de cinemas AMC confirmou que irá exibir as versões com cenas adicionais. Cada filme da trilogia ficará em cartaz por uma semana.'O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel' estreia em 14 de junho, seguido por ' O Senhor dos Anéis - As Duas Torres' em 21 de Junho e 'O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei' em 28 de Junho.O primeiro filme volta aos cinemas com 30 minutos de cenas adicionais. 'As Duas Torres' tem 45 minutos e 'O Retorno do Rei' será lançado com 50 minutos de cenas não vistas na versão original. A Warner Bros. Brasil não confirmou se as versões serão exibidas nos cinemas nacionais.
*A companhia mexicana Cinépolis inaugura na próxima sexta-feira, 29 de abril, seu sexto complexo no Brasil – o terceiro no estado de São Paulo. O Cinépolis Alphaville, localizado no novo shopping Iguatemi Alphaville, é o primeiro da rede no Brasil a contar com salas vip. O cinema possui 1.291 lugares divididos em nove salas, sendo três vips (uma delas 3D) e seis tradicionais (duas delas 3D). As salas vip contarão com poltronas elétricas, serviço de garçons e Cine Bar, onde serão servidas bebidas alcoólicas. Com o novo empreendimento, o grupo passa a ter seis cinemas e 44 salas no país.
*Em comemoração aos 70 anos do músico Dominguinhos, a Big Bonsai está produzindo o documentário "Dominguinhos volta e meia", sobre a vida e a obra do artista. Idealizado pela cantora Mariana Aydar e pelos músicos Duani e Eduardo Nazariam, o documentário tem direção de Felipe Briso e ganhará uma versão reduzida para televisão e minidocumentários exclusivos para a internet. As filmagens começaram oficialmente no dia 18 de abril.
*Começaram nesta segunda-feira, 25 de abril, as filmagens de "The Avengers", uma das versões para cinema mais esperadas dos fãs de histórias em quadrinho. O longa reúne em uma mesma história vários super-heróis da Marvel (Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor e Viúva Negra entre eles). The Avengers será, também, o primeiro longa da Disney depois da aquisição da Marvel. A estreia está marcada para 4 de maio de 2012.
*O Festival Varilux de Cinema Francês este ano será ampliado. Entre 8 e 16 de junho, produções inéditas da recente filmografia francesa serão exibidas em 22 cidades brasileiras, entre elas Rio, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis e João Pessoa. São Paulo e Rio recebem, ainda, delegações de artistas franceses e encontros com profissionais da área, promovendo intercâmbio de experiências entre as culturas francesa e brasileira.
*Arnold Schwarzenegger voltará a viver seu personagem mais amado: 'O Exterminador do Futuro'.Quase um ano após a Pacificor comprar os direitos da franquia, a empresa começa a procurar estúdios para vender os direitos do quinto longa-metragem. A Universal é a mais próxima nas negociações, e pretende contratar o diretor Justin Lin ('Velozes e Furiosos 5') para o projeto. Schwarzenegger deve interpretar vários personagens no filme: ele viveria o ser humano que emprestou a sua aparência para o Exterminador, além de interpretar "centenas" de Exterminadores.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Críticas/Cinema
“Inverno da Alma” de Debra Granik. Uma viagem em busca de um pai. Uma viagem em busca de si mesma. Em resumo, “Inverno da Alma” é um filme sobre buscas. No filme, a jovem Ree Dolly precisa localizar seu pai, para não perder a casa onde mora com seus irmãos e mãe doente. Mas para encontrá-lo, terá que entrar e conhecer o mundo que ele vivia e mais do que isso, o mundo que ele sobrevivia, com regras e leis que ela terá que se adaptar. Esse confronto entre seu mundo, e o mundo de seu pai, transforma e fortalece lentamente sua personalidade que fica cada vez mais insensível e resistente. Lidar com o mundo é uma arte difícil e aos poucos, ela vai entendendo o drama de seu pai, e por conseqüência, o seu drama. Filmado com sensibilidade, excelente roteiro e grande atuação da atriz Jennifer Lawrence, “Inverno da Alma” surpreendeu levando prêmios em festivais como Berlim e Sundance, além de ter sido indicado ao “Oscar” em várias indicações inclusive melhor filme. Filme de arte? Drama? “Inverno da Alma” é cinema no seu mais alto nível de observação da realidade. Veja sem falta.
“A Fita Branca” de Michael Haneke. Para muitos críticos, “A Fita Branca” é um filme que aborda o início da ideologia nazista mais na realidade o filme é atualíssimo, mostrando o resultado dos mecanismos de uma sociedade totalitária que não considera o individuo e condiciona à todos a regras de religião e educação questionáveis. A partir de um pequeno incidente, toda uma violência e prepotência se revelam em personagens guiados por seus valores, religiões, ética. Cada um julgando, condenando, limitando a vida de cada um. O filme faz uma alegoria sobre esta relação do indivíduo e a sociedade em que vive, de forma pessimista. O ser humano é cruel? A sociedade em que vivemos é cruel? Que valores são esses que julgam e condenam os indivíduos? Repleto de pensamentos e reflexões, “A Fita Branca” é um filme que provoca e nos lembra como somos ainda tão primitivos.

DICAS
Filmes Novos : A produtora Lionsgate divulgou na internetn uma nova imagem de “Conan The Barbarian - 3D”, que traz Jason Momoa como o herói.No Brasil, “Conan - O Bárbaro 3D” será lançado em Agosto. Jason Momoa (do seriado 'Stargate: Atlantis') estrela. Ron Perlman (Hellboy) vive seu pai e Rose McGowan será uma humana com tendências à bruxaria.Rachel Nichols ('G.I. Joe - A Origem de Cobra') viverá Tamara, uma bela e estudiosa jovem que treina artes marciais para proteger a rainha da Grécia, sua melhor amiga. Stephen Lang, que viveu o vilão Coronel Quaritch em 'Avatar', vive Khalar Singh, um guerreiro cruel que já participou de inúmeras guerras.Marcus Nispel, diretor das refilmagens 'O Massacre da Serra Elétrica' e 'Sexta-Feira 13', comanda o projeto.
Curso : A partir de maio, estarei ministrando o curso sobre Neo-realismo na Caiana Filmes. Produções como “Roma Cidade Aberta” de Roberto Rosselini, serão utilizados dentro do conteúdo do curso. Maiores informações no www.caianafilmes.com.br
DVD + Locados : 1) As Crônicas de Nárnia : A Viagem do Peregrino da Alvorada, 2) Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 01, 3)Red – Aposentados e Perigodos, 4) 72 Horas, 5)Comer, Rezar, Amar, 6) Tron O Legado, 7)A Origem, 8) Enrolados, 9) Gente Grande e 10)Um Parto de Viagem.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá amanhã o filme “Arquitetura da Destruição” de Peter Cohen, um dos mais consagrados documentários sobre o nazismo. Antes do filme será exibido o curta-metragem dentro da parceria da ACCPA com a ABDeC-PA (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas). A sessão começa às 19 h com entrada franca e com o já tradicional debate após a exibição do filme.
*Cine Líbero Luxardo: De 27 de abril a 08 de maio será exibido o filme “Como Esquecer” com Ana Paula Arósio no elenco. Na história, Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. O filme traz uma trama instigante que fala sobre pessoas comuns que enfrentam os desafios de superar as dores do passado e buscar uma nova chance de ser feliz. O filme será exibido às 19h.Na Sessão Cult, em parceria com a ACCPA, dia 07, às 15 h (devido a duração do filme), será exibido “Julgamento de Nuremberg” de Stanley Kramer.
*Cine Olympia:Dentro das comemorações do 99º aniversário do Cinema Olympia, está sendo exibido até o dia 08/05, o drama “Inverno da Alma”, um dos melhores do ano e que foi indicado a 4 “Oscar” incluindo os prêmios de melhor filme e atriz. A sessão acontece às 18:30 h com entrada franca..
* Cine Estação:“A Fita Branca” de Michael Haneke será exibido nas seguintes datas e horários : Sexta, (6), às 18h e 20h30, Sábado (7), às 10h, 18h e 20h30, Domingo (8), às 10, 18h e 20h30, Sexta (13), às 18h e 20h30, Sábado (14), às 18h e 20h30 e Domingo (15), às 10h, 18h e 20h30.Não perca.
* Cine Saraiva: Quarta-feira, dia 04, será exibido o filme “O Diário de Ann Frank” de George Steven, clássico baseado no livro de grande sucesso mundial. A sessão começa às 19h com entrada franca.
*Cine Sesc Boulevard : Quarta-feira, dia 04/05, em parceria com a ACCPA, será exibido o clássico "A Estrada da Vida" de Federico Fellini às 19h com entrada franca. O Cine Sesc Boulevard fica no SESC Boulevard, em frente à Estação das Docas.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23