sábado, 21 de maio de 2011

CINE TROPPO -SEMANA DE 20 À 26/05/11



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana é “Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas” e “A Minha Versão do Amor”.
Em “Piratas do Caribe 4 : Navegando em Águas Misteriosas”, o Capitão Jack Sparrow retorna em mais uma aventura cheia de ação sobre verdade, traição, juventude e legado. O capitão começa sua jornada quando cruza com uma mulher de seu passado (Penélope Cruz), a filha do lendário Barba Negra. Sparrow está em busca da Fonte da Juventude, e não sabe se a relação deles é amor, ou se ela apenas é uma cruel golpista que quer saber como chegar à fonte. No navio de Barba Negra, Sparrow se preocupa em quem deve ficar se olho: em seu antigo amor, ou em seu grande rival, o Barba Negra. No elenco, Johnny Depp, Geoffrey Rush, Ian McShane, Penélope Cruz, Stephen Graham, Sam Clafin, Max Irons e Astrid Bergès-Frisbey. Curiosidade: Johnny Deep, protagonista da série como Jack Sparrow, ganhou US$ 56 milhões pelo quarto filme.É o maior cachê já pago para um ator ultrapassando Tom Hanks que em “O Código Da Vinci” e “Anjos e Demônios” que recebeu US$ 50 milhões por cada filme..
Em “A Minha Versão do Amor”, Barney Panofsky (Paul Giamatti) tem 65 anos e trabalha em uma produtora de TV. Inconformado com a separação, ele se diverte azucrinando o novo marido de sua ex-esposa. Por ficar muito sozinho, já que seus filhos estão crescidos, ele passa a relembrar fatos do passado. De como se casou com Clara (Rachelle Lefevre), ao acreditar que ela estava grávida de um filho seu, e, um ano depois, com sua segunda esposa (Minnie Driver). No mesmo dia do casamento ele conhece e se apaixona por Miriam (Rosamund Pike). A partir de então Barney tenta conquistá-la a todo custo, passando por cima de seu casamento. Para atingir seu objetivo ele contará com a ajuda não intencional de Boogie (Scott Speedman), seu melhor amigo.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Velozes e
Furiosos 5” Fraco/Fraco/Fraco
---------------------------------------------
“Thor” Bom/Bom/Bom
---------------------------------------------
“A Esquiva” Muito Bom/Muito Bom/Excelente
---------------------------------------------
“Os Agentes
do Destino” -/Bom/Bom
---------------------------------------------
“Machete”
(DVD) Fraco/Fraco/Fraco
---------------------------------------------
“Desejo de
ser Mãe”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
---------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A Sony Pictures anunciou que começou a produção de uma versão contemporânea do romance de Mary Shelley, “Frankenstein”. Apesar da Universal ser conhecida por suas franquias de monstros clássicos, a Sony teve alguns clássicos de terror no início de 1990 incluindo “Frankenstein', 1994, estrelado por Robert De Niro como o monstro e dirigido por Kenneth Branagh, como Victor Frankenstein.O estúdio também foi responsável por “Drácula de Bram Stoker” de Francis Coppola e “Lobo”de Mike Nichols, ambos de 1994.
*O diretor Danny Boyle (foto)(127 horas) será o diretore de “Trance”, um thriller que começa a ser filmado em Londres, em Setembro. O filme mostra um assaltante de obras de arte que dá um golpe errado. O longa seguirá a mesma linha sombria e sensual de “Cova Rasa”.Boyle pretende filmar o longa neste ano, mas o lançamento só ocorrerá em março de 2013, pois ele terá que pausar o projeto para se dedicar às Olimpíadas de 2012, que ele filmará.
*A 20th Century Fox anunciou que “Glee! Live! 3D!”, baseado na turnê do show de TV de sucesso, vai chegar aos cinemas em 12 de agosto. A Fox fechou uma parceria com o criador de “Glee”, Ryan Murphy, para produzir o filme. As cenas serão filmadas durante as apresentações da turnê. As canções 'I'm a Slave 4 U', 'Raise Your Glass', 'Teenage Dream', 'Lucky' e 'Don't Stop Believin'' estarão no longa.
*A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou as datas para a 84ª Cerimônia do Oscar. A entrega do prêmio acontecerá no dia 26 de fevereiro, no Kodak Theater, em Los Angeles. Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro. O tradicional almoço de confraternização acontecerá no dia 6 de fevereiro e os prêmios técnicos e científicos serão entregues no dia 11 de fevereiro.
* “Harakiri – Death of a Samurai” de Takashi Miike, remake do clássico dirigido por Masaki Kobayashi em 1962, será o primeiro longa em 3D a participar da competição do Festival de Cannes. Cannes já realizou várias projeções em 3D, mas todos os filmes, até agora, haviam sido exibidos fora de competição.
*Segundo informações do site The Wrap, Quentin Tarantino acabou de escrever o roteiro de “Django Unchained”, que será produzido ainda este ano pela Weinstein Company. O filme, cujo título faz uma referência direta ao cultuado Django, de Sergio Corbucci, será uma recriação dos western spaghetti, com Christoph Waltz (Oscar de melhor ator coadjuvante por Bastardos inglórios) no papel principal.
*Darren Aronofsky, diretor de “Cisne Negro”, será o presidente do júri da próxima edição do Festival de Veneza, que começa no dia 31 de agosto. Habitué do festival, Aronofsky ganhou o Leão de Ouro em 2008, com “O Lutador” e no ano passado, “Cisne Negro” foi o filme de abertura do festival.
* ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Informe/Cinema
“A Esquiva
Abdel Kechiche transporta a steadicam para o interior dos subúrbios parisienses e concretiza, com assaz realismo e autenticidade, o retrato de uma adolescência irascível e conflituosa.Se, enquanto espectadores adolescentes, nos deixarmos levar pela história, facilmente identificaremos aquelas personagens com algumas outras do nosso próprio núcleo de amigos. Sentiremos a história tão próxima de nós e da nossa realidade quotidiana. Assim sendo, A Esquiva contará a história de Krimo - um jovem de quinze anos, tímido e apaixonado, que integrará a peça de teatro da turma de forma a aproximar-se de Lydia, a loirinha autoritária.
Se, por outro lado, formos espectadores adultos, facilmente reconheceremos a teatralidade de toda a adolescência: uma encenação exagerada do ego, violenta e revoltada, extremamente sensível, temperamental e efervescente. Não nos identificaremos propriamente com as reacções e os sentimentos daquelas personagens, mas identificá-los-emos certamente na nossa experiência passada, quando tínhamos quinze anos e caminhávamos, com as emoções à flôr da pele, pelo centro do mundo.Contudo, o retrato estende-se ainda a outras leituras. As longas cenas do filme revelam também, por exemplo, uma realidade periférica e multi-cultural, de língua rude e imediatamente substimada pela autoridade. Estará esta geração condenada ao seu meio original? Marivaux argumentava que sim.
Os resultados da encenação são francamente admiráveis e os desempenhos são genuínos. Destaque para a interpretação de Sara Forestier, um desempenho excepcional e surpreendente. O primor estético não é, propriamente, uma das virtudes da obra (creio mesmo que a forma se esgota em si mesma), mas o argumento apresenta uma reflexão pensada sobre a adolescência, interessante e pertinente, e isso é digno de mérito.(Informativo)

DICAS
DVDs + Locados : 1) Harry Potter e a Relíquia da Morte – Parte 01, 2)Enrolados, 3) Incontrolável, 4) 72 Horas, 5)Tron O Legado, 6) Red – Aposentados e Perigosos, 7)As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada, 8)Um Parto de Viagem, 9)Comer, Rezar, Amar e 10)Os Vampiros que se Mordam. Fonte : 100 % Vídeo.
DVDs + Vendidos :1) Casanova de Fellini, 2)Terra Bruta, 3) O Homem de La Mancha, 4) Jezebel, 5) Desbravando o Oeste, 6) A Vida Íntima de Sherlock Holmes, 7)Joana DÁrc, 8) Um Burguês muito Pequeno, 9) O Cisne Negro e 10) Irmãos Coragem – Edição Compactada. Fonte: 2001 Vídeo (SP).
BLU-RAY + Vendidos : 1) Os Dez Mandamentos, 2)Machete, 3) Senna, 4)A Malvada, 5) Último Tango em Paris, 6)Harry Potter e as Relíquias da Morte, 7) A Biblía..No Início, 8) A Cor Púrpura , 9) Taxi Driver e 10) Donnie Darko. Fonte : 2001 Vídeo (SP).

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá dia 30/05, o filme “Viagem à Cytera” do diretor grego Theo Angelopoulos, filme realizado em 1983 e inédito nos cinemas brasileiros. O filme será exibido às 19h com entrada franca e o tradicional debate entre o público e críticos da ACCPA. Antes do filme será exibido um curta-metragem nacional dentro da parceria da ACCPA com a ABDeC-PA (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas).
*Cine Líbero Luxardo: Em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, está em exibição até hoje o longa-metragem "A Esquiva", de Abdelattif Kechiche. O Filme foi vencedor de 5 “César”, incluindo o de Melhor Filme e Melhor diretor e será exibido às 19h
*Cine Olympia: A mostra de filmes JAMCINE tem hoje seu último dia de exibição. Veja a programação completa no site www.cinemaolympia.com.br. Confira com a sessão acontecendo às 18:30hh. Na sessão Aventura, às 16h, exibição do clássico “Rio Grande” com John Wayne.Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23