sábado, 7 de maio de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 06 À 12/05/11




CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana é “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”.
Em “Velozes e Furiosos 5”, os atores Vin Diesel e Paul Walker lideram a reunião dos astros de todos os capítulos da franquia de velocidade em Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio.Desde que Brian e Mia Toretto tiraram Dom da cadeia, eles vivem atravessando muitas fronteiras para enganar as autoridades. Agora, encurralados no Rio de Janeiro, eles precisam fazer um último trabalho para ganhar sua liberdade. Enquanto montam uma equipe de elite de pilotos de corrida, estes aliados improváveis sabem que a única possibilidade de se saírem bem será confrontar o empresário corrupto que quer vê-los mortos. Mas ele não é o único que está atrás deles.O agente federal Lucas Hobbs nunca erra o alvo. Quando é indicado para perseguir Dom e Brian, ele e sua equipe de ataque iniciam uma caçada incessante para capturá-los. Mas, enquanto seus homens se enfiam pelo Brasil, Hobbs descobre que é impossível separar os mocinhos dos bandidos. Agora, ele deve confiar em seus instintos para encurralar suas presas antes que alguém mais o faça.
Algumas curiosidades do filme:
- seu título nacional foi alterado de “Velozes Cinco” para “Velozes e Furiosos 5” - Operação Rio'.
- “Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio” usou Porto Rico para gravar as cenas que se passam no Brasil. A ilha caribenha representará o Brasil, já que grande parte da trama se passa em nosso país.
- Algumas cenas foram filmadas por aqui, no Rio de Janeiro.
- O diretor Justin Lin dirigiu “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” e “Velozes e Furiosos 4”.
- “Velozes e Furiosos 4” arrecadou US$ 170 milhões, apenas nos EUA.

Cinema/Crítica
“A Fita Branca”
A exploração cinematográfica da violência física ou psicológica, dependendo das escolhas estéticas utilizadas por um diretor de cinema, pode lançar mão de soluções cinemáticas certeiras, que pela sugestão visual que dilata a noção de tempo e espaço, causam maior impacto do que a vulgaridade fácil e explícita. Por outro lado, o diretor, no sentido necessariamente industrial, pode optar pela mera repetição de clichês que fazem a farra estéril de um segmento de um cinema descartável, bastante cultuado nos dias atuais.
"A Fita Branca" de Michael Haneke, é a prova de que o cinema de provocação também pode ser cinema de reinvenção dos procedimentos narrativos, do tema explorado pelo roteiro, de recriação no uso da cor, dos diálogos sugeridos, da edição inequívoca do som, do rigor no uso da câmera que remete ao cinema clássico, na direção dramática das crianças e adolescentes em cena.
O que é sugestionado, o que não é dito, nem mostrado, especificamente neste filme, provoca, em poderosas imagens em preto & branco, o mistério, o desafio de um enigma sinistro; a tentativa de identificar o ovo da serpente do sentimento nazista que se apodera nesta narrativa-homenagem de Haneke ao mestre Ingmar Bergman.
O mal estar contemporâneo e a banalização da violência, explorados pelo diretor austríaco em A Professora de Piano, Funny Games e Caché, revelam um cinema de beleza severa, sob as luzes da psicologia, do teatro, da filosofia e das escolhas dolorosas de encenação e edição das imagens em movimento, que fazem o cinema a mais importante de todas as artes. (José Augusto Pachêco)

DICAS
Festival : Começa nesta terça-feira no Cine Olympia, o 6º Festival de Cinema de Belém, com a exibição de curtas e longas-metragens dentro da mostra competitiva. Entre os destaques do festival, a exibição de “Garapa” de José Padilha e as sessões Curumins, direcionadas para crianças. A programação completa do festival poderá ser conferida a partir de amanhã no site do cinema Olympia : www.cinemaolympia.com.br
Curso : A partir do dia 10/05, estarei ministrando o curso sobre Neo-realismo na Caiana Filmes. Produções como “Roma Cidade Aberta” de Roberto Rosselini, serão utilizadas dentro do conteúdo do curso. Maiores informações no www.caianafilmes.com
DVD + Locados : 1) As Crônicas de Nárnia : A Viagem do Peregrino da Alvorada, 2) Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 01, 3)Red – Aposentados e Perigodos, 4) 72 Horas, 5)Comer, Rezar, Amar, 6) Tron O Legado, 7)A Origem, 8) Enrolados, 9) Gente Grande e 10)Um Parto de Viagem.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá dia 16/05 o filme “Crônica do Amor Louco” de Marco Ferreri com Ornela Mutti no elenco. Antes do filme será exibido um curta-metragem nacional dentro da parceria da ACCPA com a ABDeC-PA (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas). A sessão começa às 19 h com entrada franca e com o já tradicional debate após a exibição do filme.
*Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia d exibição de “Como Esquecer” com Ana Paula Arósio no elenco. Na história, Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. O filme traz uma trama instigante que fala sobre pessoas comuns que enfrentam os desafios de superar as dores do passado e buscar uma nova chance de ser feliz. O filme será exibido às 19h.
*Cine Olympia: Dentro das comemorações do 99º aniversário do Cinema Olympia, está sendo exibido até hoje o excelente drama “Inverno da Alma”, um dos melhores do ano e que foi indicado a 4 “Oscar” incluindo os prêmios de melhor filme e atriz. A sessão acontece às 18:30 h com entrada franca.Na Sessão Nostalgia, hoje às 16h será exibido o clássico "O Maior Espetáculo da Terra" de Cecil B. De Mille.
* Cine Estação:“A Fita Branca” de Michael Haneke será exibido hoje às 10, 18h e 20h30. Não perca. Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23