sábado, 14 de maio de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 13 À 19/05/11



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana é “Padre”, “Os Agentes do Destino” e “O Noivo da Minha Melhor Amiga”.
“Padre” é um thriller pós-apocaliptico que se passa em um mundo alternativo – um mundo devastado por séculos de guerra entre homens e vampiros. A história gira em torno de um lendário padre guerreiro (Paul Bettany) e a partir da última guerra contra os vampiros, que agora vivem na obscuridade entre outros habitantes humanos indesejados, empezinhados nas paredes das cidades governadas pela Igreja. Quando sua sobrinha é seqüestrada por um bando de vampiros assassinos, o sacerdote quebra seu juramento sagrado para se aventurar em uma busca obsessiva para encontrá-la antes que ela se torne um deles. Ele é acompanhado nesta cruzada pelo namorado de sua sobrinha, um jovem xerife com dedos ágeis, e um ex-sacerdote guerreiro que possui incríveis habilidades de combate. A direção é de Scott Stewart (Legião).
Em “Os Agentes do Destino”, David Norris é um político importante, mas um escândalo acaba com a sua corrida ao Senado. Ao mesmo tempo, ele conhece Elise, uma mulher bailarina que passa a exercer sobre ele uma forte paixão. Contudo, homens com estranhos poderes de interferir no futuro aparecem do nada e começam a pressionar David, alertando-o que este romance não poderá continuar. Assim, sem saber ao certo quem são essas pessoas, a única certeza que ele possui é que precisa encontrar forças para enfrentar o destino e mudar o rumo de sua história. O filme é baseado no conto de Philip K. Dick (Blade Runner) chamado “The Adjustment Team”. No elenco, Matt Damon (Bravura Indômita) e Emily Blunt (O Lobisomem)
“O Noivo da Minha Melhor Amiga” é uma comédia romântica protagonizada por Kate Hudson (Quase Famosos).Rachel, uma advogada muito certinha, está prestes a completar 30 anos. Na comemoração, ela acaba bebendo demais e vai para a cama com Dex, amigo de faculdade e também noivo da sua melhor amiga Darcy. Sentindo-se péssima com a situação, as coisas parecem piorar a cada momento, pois Rachel será madrinha do casamento e vai ter que lidar com os preparativos da festa, seus sentimentos por Dex e ainda, a sua amizade cultivada desde a infância com a noiva traída.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Inverno
da
Alma” Excelente/Excelente/Excelente
---------------------------------------------
“Arquitetura
da
Destruição” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
---------------------------------------------
“Pânico 4” Razoável/Razoável/Razoável
---------------------------------------------
“Julgamento
de
Nuremberg” Excelente/Muito Bom/Excelente
---------------------------------------------
“A Fita Branca” Excelente/Excelente/Excelente
---------------------------------------------
“Os
Inocentes” Excelente/Excelente/Excelente
---------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A Sony Pictures anunciou que começou a produção de uma versão contemporânea do romance de Mary Shelley, “Frankenstein”. Apesar da Universal ser conhecida por suas franquias de monstros clássicos, a Sony teve alguns clássicos de terror no início de 1990 incluindo “Frankenstein', 1994, estrelado por Robert De Niro como o monstro e dirigido por Kenneth Branagh, como Victor Frankenstein.O estúdio também foi responsável por “Drácula de Bram Stoker” de Francis Coppola e “Lobo”de Mike Nichols, ambos de 1994.
*O diretor Danny Boyle (foto)(127 horas) será o diretore de “Trance”, um thriller que começa a ser filmado em Londres, em Setembro. O filme mostra um assaltante de obras de arte que dá um golpe errado. O longa seguirá a mesma linha sombria e sensual de “Cova Rasa”.Boyle pretende filmar o longa neste ano, mas o lançamento só ocorrerá em março de 2013, pois ele terá que pausar o projeto para se dedicar às Olimpíadas de 2012, que ele filmará.
*A 20th Century Fox anunciou que “Glee! Live! 3D!”, baseado na turnê do show de TV de sucesso, vai chegar aos cinemas em 12 de agosto. A Fox fechou uma parceria com o criador de “Glee”, Ryan Murphy, para produzir o filme. As cenas serão filmadas durante as apresentações da turnê. As canções 'I'm a Slave 4 U', 'Raise Your Glass', 'Teenage Dream', 'Lucky' e 'Don't Stop Believin'' estarão no longa.
*A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou as datas para a 84ª Cerimônia do Oscar. A entrega do prêmio acontecerá no dia 26 de fevereiro, no Kodak Theater, em Los Angeles. Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro. O tradicional almoço de confraternização acontecerá no dia 6 de fevereiro e os prêmios técnicos e científicos serão entregues no dia 11 de fevereiro.
* “Harakiri – Death of a Samurai” de Takashi Miike, remake do clássico dirigido por Masaki Kobayashi em 1962, será o primeiro longa em 3D a participar da competição do Festival de Cannes. Cannes já realizou várias projeções em 3D, mas todos os filmes, até agora, haviam sido exibidos fora de competição.
*Segundo informações do site The Wrap, Quentin Tarantino acabou de escrever o roteiro de “Django Unchained”, que será produzido ainda este ano pela Weinstein Company. O filme, cujo título faz uma referência direta ao cultuado Django, de Sergio Corbucci, será uma recriação dos western spaghetti, com Christoph Waltz (Oscar de melhor ator coadjuvante por Bastardos inglórios) no papel principal.
*Darren Aronofsky, diretor de “Cisne Negro”, será o presidente do júri da próxima edição do Festival de Veneza, que começa no dia 31 de agosto. Habitué do festival, Aronofsky ganhou o Leão de Ouro em 2008, com “O Lutador” e no ano passado, “Cisne Negro” foi o filme de abertura do festival.
* ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

DVD/Indicações
Esta semana, o grande diretor italiano Ettore Scola completou 80 anos de idade. Scola estudou Direito e depois atuou no jornalismo e na rádio antes de escrever roteiros para o cinema. Sua estréia como diretor aconteceu com a comédia “Fala-se de Mulheres” de 1964. Em quase todos os seus filmes, abordou temas com questões políticas, a amizade e a memória de uma Itália que perdeu sua identidade com o tempo. A grande maioria dos críticos considera “Nós que nos Amavámos Tanto”, realizado em 1974, como seu melhor filme. Esta produção inclusive foi um dos grandes sucessos nos cinemas brasileiros na década de 70, incluindo Belém. Estrelado por Nino Manfredi, Stefania Sandrelli e Vittoria Gassman, o filme é um belíssimo trabalho sobre a desilusão política de uma geração. Como uma homenagem a este grande diretor, indico alguns filmes que foram lançados em DVD no Brasil para que leitor possa conhecer mais do grande talento de Scola, que infelizmente se aposentou do cinema em 2003. Confira alguns títulos:
“Nós que nos Amavámos Tanto”(1974) com Nino Manfredi, Stefania Sandrelli e Vittorio Gassman. O filme descreve um período na história da Itália (1945 a 1975) e na vida de três grandes amigo. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político dos anos 1960, acompanhamos as aventuras, desventuras e desilusões amorosas e políticas de uma geração que sonhava em mudar o mundo. Prêmio “César” de melhor filme estrangeiro.Cotação : Excelente.
“O Terraço” (1980) com Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi e Marcelo Mastroianni. Entre conversas amenas e debates acalorados sobre crises da meia-idade, casamentos fracassados, amor, adultério, suicídio e amizade, cinco velhos amigos se encontram em um jantar e revelam seus dramas pessoais. Melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante do Festival de Cannes. Cotação : Excelente.
“Feios, Sujos e Malvados”(1976) com Nino Manfredi. Giacinto mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela. Mas todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação da família fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa. Brilhante atuação de Nino Manfredi num papel antológico. Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Cotação: Excelente.
“Casanova e a Revolução” (1982) com Marcelo Mastroianni, Hanna Schygulla e Harvey Keitel. França, 21 de junho de 1791. O rei Luís XVI e sua família tentam fugir de carruagem da França. Na mesma estrada, segue uma outra carruagem com o sedutor Casanova, o escritor Restif de la Bretonne, o liberal inglês Thomas Paine, uma misteriosa condessa, entre outras personagens. Quando chegam a Varennes, testemunham a prisão da família real e passam a noite discutindo sobre a vida, o amor e a política. Destaque especial para Mastroianni, sem dúvida, um dos maiores atores do cinema. Cotação : Excelente.
“O Baile”(1983). O filme conta parte da história da França, da década de 30 aos anos 80, a partir de personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll. Sucesso de crítica e de público.Vencedor do prêmio “Urso de Prata” no festival de Berlim. Cotação: Excelente.
“Um Dia Muito Especial”(1977) com Sofia Loren e Marcello Mastroianni. Roma, 1938. Hitler e Mussolini selam o acordo que unirá Itália e Alemanha nos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, Antonietta, uma dona-de-casa frustrada e infeliz, troca confidências e se aproxima de Gabriele, seu vizinho homossexual. Uma das melhores atuações da carreira de Sofia Loren. Prêmio “César” de melhor filme estrangeiro. Cotação : Excelente.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá amanhã o filme “Crônica do Amor Louco” de Marco Ferreri com Ornela Mutti no elenco. "Crônica De Um Amor Louco" é um dos mais elogiados cult-movies dos anos 80 inspirando na vida e na obra do poeta underground Charles Bukowski. O filme será exibido às 19h com entrada franca e o tradicional debate entre o público e críticos da ACCPA. Antes do filme será exibido um curta-metragem nacional dentro da parceria da ACCPA com a ABDeC-PA (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas).
*Cine Líbero Luxardo: Em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, está em exibição deste o dia 11/05 o longa-metragem "A Esquiva", de Abdelattif Kechiche. O Filme foi vencedor de 5 “César”, incluindo o de Melhor Filme e Melhor diretor e será exibido de quarta-feira àa domingo até o dia 22/05, sempre às 19h
*Cine Olympia:Hoje é o último dia do 6º Festival de Cinema de Belém. A partir das 20 h, serão exibidos os filmes vencedores do festival nas categorias de curta, média e longa-metragem. Confira.
* Cine Estação:“A Fita Branca” de Michael Haneke será exibido até hoje às 10, 18h e 20h30. Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. É um dos melhores filmes do ano.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23