domingo, 24 de abril de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 22 À 28/04/11


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Inverno da Alma”, “A Garota da Capa Vermelha” e “Hop - Rebelde sem Páscoa”
“Inverno da Alma” é um dos melhores filmes exibidos este ano e é o grande destaque das comemorações dos 99 anos do Cinema Olympia que acontece hoje. Aos 17 anos de idade, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai. Indicado à 04 “Oscar” incluindo melhor filme e melhor atriz, o filme ganhou o prêmio de melhor produção pelo júri popular no Festival de Sundance. Imperdível.
“A Garota da Capa Vermelha” tem sua história ambientada na idade média. Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter (Shiloh Fernandes), mas seus pais querem que se case com Henry (Max Irons), um homem rico. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir. Só que os planos do casal vão por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região. A direção é de Catherine Hardwick (Crepúsculo).
Em “Hop – Rebeldes sem Páscoa”, o coelho da páscoa é acidentalmente atropelado por um carro, cabendo então ao motorista salvar a Páscoa. O filme mistura cenas de live-action com computação. A direção é de Tim Hill (Alvin e os Esquilos) comanda a produção

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
FILMES MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Inverno
da Alma” Excelente Excelente Excelente
------------------------------------------------------------------------
“O Garoto
de Liverpool” Muito Bom Muito Bom Excelente
------------------------------------------------------------------------
“Pânico 4” Razoável Razoável Razoável
------------------------------------------------------------------------
“Cerimônia
Secreta” Excelente Muito Bom Excelente
------------------------------------------------------------------------
“Um Burguês
Muito
Pequeno”(DVD) Muito Bom Excelente Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------
“VIPS” Razoável Razoável Bom
-------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Depois de semanas de negociação, ficou decidido que a Sony irá distribuir mundialmente os novos filmes da franquia James Bond, da MGM. O acordo anunciado, é válido para o 23º e 24º longa da série. A Sony também distribuiu as duas últimas produções da série, 007 - Cassino Royale e 007 - Quantum of Solace, que arrecadaram juntos aproximadamente U$ 1,2 bilhão no mundo. Como parte do acordo a Sony irá co-financiar, comercializar e distribuir os filmes nos cinemas internacionalmente. A negociação também inclui futuros acordos de co-financiamentos entre as duas companhias. “Bond 23” tem previsão de estreia para 9 de novembro de 2012, com direção de Sam Mendes.
*Quatro filmes brasileiros - dois longas e dois curtas - foram selecionados para o Festival de Cannes, que se realiza de 11 a 21 de maio. Da seleção oficial, anunciada na última quinta-feira, 14 de abril, participarão Trabalhar cansa, primeiro longa da dupla Marco Dutra e Juliana Rojas, produzido por Sara Silveira (na mostra Um Certo Olhar), e o curta-metragem da UFF Duelo antes da noite, de Alice Furtado, que participará da Cinefondation, dedicada a filmes de escolas de cinema de todo o mundo. Nesta segunda, a Semana da Crítica divulgou sua seleção, que incluiu o curta brasileiro Permanências, de Ricardo Alves Júnior, vencedor da última Janela do Cinema Independente de Recife. E, na manhã desta terça, foi a vez da organização da Quinzena dos Realizadores divulgar sua lista, com a inclusão do brasileiro O abismo prateado (ex-Olhos nos olhos), de Karim Aïnouz.
*Durante o Show de Inverno, que reuniu vários setores ligados ao cinema, representantes das distribuidoras independentes brasileiras se reuniram para fundar uma associação, que já tem entre seus integrantes, Downtown, Riofilme, Paris, Imagem, Califórnia, PlayArte e Imovision, entre outras. A Associação de Distribuidoras Brasileiras (Adibra) terá como objetivo maior “articular os valores e interesses das empresas de distribuição brasileiras”.
*”Os Famosos e os Duendes da Morte”(foto), primeiro longa-metragem de Esmir Filho, que venceu o Festival do Rio de 2009, será lançado na França no dia 25 de maio, com distribuição da independente Solaris. Curiosamente, o título por lá será em inglês: “Play a Song For Me”.
*A distribuidora americana New Video adquiriu, junto à IM Global, os direitos de exibição de “Tropa de elite 2” no mercado americano. O filme de José Padilha tem estreia prevista para outubro nos EUA e no Canadá.
* “A Fita Branca” é o próximo filme a ser exibido no Cine Estação, a partir do dia 06 de maio, Será um dos melhores filmes exibidos na cidade neste ano. Não perca.
* ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Feliz Páscoa para todos!

CINEMA OLYMPIA/99 ANOS
Hoje é dia de comemorarmos o aniversário de 99 anos do Cinema Olympia. Muito mais do que um cinema, o Olympia é hoje um patrimônio histórico e cultural de nossa cidade que em 2006 correu o risco de ser vendido mais que felizmente a prefeitura local manteve negociações para que o espaço continuasse a ser cinema. O cinema mais antigo do Brasil em funcionamento. Dentro da nova configuração do mercado exibidor, o cinema de rua tem a tendência de desaparecer em todo o mundo e felizmente a nossa cidade pode se orgulhar de ainda ter um cinema de rua que foi construído em 1912, em pleno apogeu econômico da cidade e também em pleno momento de desenvolvimento do cinema como arte e indústria. Com uma programação voltada ao cinema alternativo, com produções de fora do eixo comercial, o Cine Olympia hoje atende vários estudantes de escolas públicas no projeto A ESCOLA VAI AO CINEMA, além de manter parcerias com consulados, especialmente da França e Portugal, para exibição de filmes inéditos na cidade. Além disso, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), mantém sessões especiais com exibição de clássicos do cinema e filmes historicamente importantes da sétima arte. Cheio de lembranças de várias gerações que prestigiaram o cinema nestes 99 anos, o Cine Olympia comemora este aniversário de 99 anos já com vistas para o grande momento da comemoração do seu centenário, em 2012.Parabéns ao Cine Olympia e que este cinema continue firme e forte rumo ao seu centenário e além.Confira a programação especial de hoje do cinema, que inclui a exibição do excelente filme “Inverno da Alma”:

PROGRAMAÇÃO DE 99º ANIVERSÁRIO DO CINEMA OLYMPIA

DATA: 24 DE ABRIL DE 2011

HALL DO CINEMA OLYMPIA

16H

*FUNDO MUSICAL COM TEMAS DE FILMES COM ALAN NAVEGANTES E SEUS TECLADOS

17H

*APRESENTAÇÃO DO GRAN CORAL METROPOLITANO INTERPRETANTO MUSICAS FAMOSAS DO CINEMA

LOCAL : SALA DE EXIBIÇÃO

17H30

MUSICO SALOMÃO HABIB INTERPRETANDO TRILHAS DE FILMES ADAPTADAS PARA VIOLÃO COM IMAGENS DE FILMES NA TELA DO CINEMA.

18H30

EXIBIÇÃO DO LONGA-METRAGEM INÉDITO : “INVERNO DA ALMA”

“INVERNO DA ALMA”

Título original: Winter´s Bone

Direção: Debra Granik

Elenco: Jennifer Lawrence, Isaiah Stone, Ashlee Thompson, Valerie Richards.

Sinopse: Aos 17 anos de idade, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai.

*04 indicações ao “Oscar” incluindo melhor filme e melhor atriz.

* Melhor Filme – Júri Popular : Festival de Cinema Independente de Sundance

* O filme será exibido no Cinema Olympia de 24/04 à 08/05 (exceto segunda-feira) às 18:30h

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

ENTRADA FRANCA



DICAS
Inscrições 1: A comissão organizadora do Festival de Cinema de Gramado abriu as inscrições para as mostras competitivas da 39ª edição, que este ano acontecerá de 5 a 13 de agosto. O prazo para inscrições se encerra em 1º de junho. Podem participar filmes de ficção e documentários brasileiros e estrangeiros de longa-metragem e filmes brasileiros de curta-metragem, além da Mostra Gaúcha, que concorre em uma categoria especial. Mais informações em www.festivaldegramado.net.
Inscrições 2: Terminam no dia 30 de abril as inscrições para a chamada pública do BNDES que visa selecionar gestores para Funcine com foco na capitalização e melhoria de gestão do setor audiovisual. O BNDES disponibilizará até R$ 30 milhões, com participação máxima de 70% no patrimônio, com o capital do fundo podendo atingir até R$ 42,8 milhões. Os recursos do Funcine poderão ser usados para investimentos dentro dos planos de negócios de empresas de produção, distribuição, exibição cinematográfica e prestadoras de serviços de infraestrutura.
Curso : A partir de maio, estarei ministrando o curso sobre Neo-realismo na Caiana Filmes. Produções como “Roma Cidade Aberta” de Roberto Rosselini, serão utilizados dentro do conteúdo do curso. Maiores informações no www.caianafilmes.com.br

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá amanhã o filme “Cerimônia Secreta” de Joseph Losey numa homenagem à atriz Elizabeth Taylor. Antes, será exibido o curta-metragem “Pátio” de Glauber Rocha, dentro da parceria da ACCPA com a ABDeC-PA (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas). A sessão começa às 19 h com entrada franca e com o já tradicional debate após a exibição do filme.
*Cine Líbero Luxardo: “Biutiful” com Javier Bardem é a grande atração da semana. O filme entrou em cartaz na semana passada e tem hoje seu último dia de exibição com sessão às 19 h. Vale conferir.
*Cine Olympia:Dentro das comemorações do 99º aniversário do Cinema Olympia, hoje será exibido às 18:30 h o filme “Inverno da Alma”, um dos melhores do ano. Veja a programação completa de eventos de hoje no Cine Olympia no meu texto feito em homenagem à este grande patrimônio cultural da nossa cidade..
* Cine Estação:“O Garoto de Liverpool”, que mostra a juventude do músico John Lennon, está em exibição até hoje nos seguintes horários : 10h00 / 18h00 / 20h30.Confira.
*Cine Sesc Boulevard : Em parceria com a ACCPA, será exibido no dias 28/04, o filme “Na Época do Ragtime”, grande filme de Milos Forman realizado em 1981. A sessão será às 19h com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23