domingo, 12 de abril de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 12/04/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Dragonball Evolution”, “The Spirit” e “Presságios”.
“Dragonball Evolution” é a versão cinematográfica do desenho animado que fez muito sucesso na TV. O filme traz os personagens do desenho em novas aventuras. O herói Goku tenta cumprir a promessa que fez ao seu avó antes dele morrer. Goku precisa reunir as sete bolas do dragão e impedir que o vilão Piccolo utilize esse poder para dominar o mundo. No elenco, Justin Chatwin, Joon Park, Jamie Chung, Emmy Rossum, James Marsters, Randall Duk Kim. A direção é de James Wong. O filme será exibido em cópias dubladas e legendadas.
“The Spirit” é baseado na série de quadrinhos de Will Eisner e é dirigido por Frank Miller (criador de “300” e “Sin City”). É a história de um ex-investigador novato da polícia que retorna misteriosamente do mundo dos mortos como SPIRIT para combater o crime nas sombras de Central City. Seu arquiinimigo, o OCTOPUS tem uma missão diferente: aniquilar a amada cidade do Spirit enquanto busca a sua visão pessoal da imortalidade. No elenco, Samuel L. Jackson e Scarlet Johansson. “The Spirit” é o primeiro filme que Frank Miller dirige sozinho após a experiência na co-direção de “Sin City” que também foi dirigido por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino.
“Presságio” tem Nicolas Cage(O Vidente) como protagonista.Um desenho feito há 50 anos prevê todas as grandes tragédias ocorridas na humanidade. Ao ser descoberto por um professor de astrofísica, ele percebe que o documento ainda prevê mais três catástrofes. A direção é de Alex Proyas (Eu, Robô).


Top EUA
1. Velozes e Furiosos 4

2. Monstros Vs. Alienígenas

3. Evocando Espíritos

4. Presságio

5. Eu Te Amo, Cara

6. Adventureland

7. Duplicidade

8. A Montanha Enfeitiçada

9. 12 Rounds

10. Sunshine Cleaning


TOP 10 BRASIL

1) Velozes e Furiosos 4

2) Monstros Vs. Alienígenas

3) Ele Não está tão a fim de Você

4) Quem quer ser um Milionário?
5) Gran Torino

6) Se Eu Fosse Você 2

7) Passageiros

8) Por Amor

9) Alma Perdida

10) Che


Supernovas

*O filme sobre a história do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado em Londres em 2005, ganhou trailer já disponível na internet. Baseado em fatos reais, o filme conta a trágica história de Jean Charles de Menezes, o brasileiro assassinado pela polícia britânica em 2005, num metrô de Londres.O longa-metragem deve chegar aos cinemas dia 26 de junho e traz o ator Selton Mello no papel de Jean Charles, que foi morto aos 27 anos pela polícia londrina ao ser confundido com um terrorista.
*”'The Lovely Bones”', novo filme de Peter Jackson, chega aos cinemas nacionais com o título “Um Olhar do Paraí”'.Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel) estrela a adaptação do livro 'Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado', publicado em 2002. O livro é narrado do ponto de vista da garota assassinada, que observa sua família e, ao mesmo tempo, tenta lidar com seu desejo de vingança contra um homem que planeja matar novamente.
*”Se Eu Fosse Você 2”(foto) de Daniel Filho com Tony Ramos e Glória Pires se tornou o segundo filme de maior arrecadação nos cinemas nacionais, atrás somente de “Titanic” de James Cameron que arrecadou mais de R$ 78 milhõe de reais.
*Um documentário sobre a cantora Britney Spears será lançado no Brasil em DVD, no final do mês de maio.”Britney: For the Record' já foi exibido na TV paga e é produzido pela MTV americana. O documentário revela aos momentos mais íntimos da vida de Britney começando pelo início de sua decaída até a sua volta ao cenário musical.
* 'Sex and the City 2” ganhou data oficial de estreia: 28 de maio de 2010. Sarah Jessica Parker, Cynthia Nixon, Kim Cattrall e Kristin Davis já assinaram contratos para filmar a seqüência. Após as negociações, o estúdio New Line Cinema confirmou o retorno do quarteto.
*Rory Bruer, presidente de distribuição mundial da Sony Pictures, confirmou que “'Homens de Preto 3”deverá ser produzido este ano. Tudo indica que o terceiro filme contará novamente com Tommy Lee Jones e Will Smith como protagonistas.
*Cillian Murphy (Batman Begins), a ganhadora do “Oscar” Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor) e Ellen Page (Juno) vão contracenar juntos em “Inception”, próximo filme do diretor Christopher Nolan (Batman – O Cavaleiro das Trevas). .Eles se juntaram a Leonardo DiCaprio (Os Infiltrados) que já está confirmado no elenco.. A ficção-científica de ação moderna se passa no interior da mente humana. As filmagens tem início no meio deste ano para uma estreia em 2009.A Warner Bros. ficará responsável pela produção de “Inception”, que estreia no início de 2010
*A 20th Century Fox está planejando um novo começo para a franquia “Quarteto Fantástico”.A empresa estaria querendo um reinício mais sério para a adaptação, esquecendo totalmente os filmes de 2005 e 2007. Vin Diesel afirmou que está interessado em participar do novo filme da franquia. A nova versão seguiria o mesmo estilo de “Homem de Ferro”.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o publico de cinema. Confira artigos e opiniões no endereço http://www.accpara.blogspot.com/



CRÍTICA

“GRAN TORINO”/”ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”

“GRAN TORINO” de Clint Eastwood retrata a história de um homem de idade que depois de perder a esposa, se sente mais sozinho do que nunca num mundo em que ele não entende através de seus preconceitos e de uma culpa trazida desde os tempos da guerra da Coréia, quando ele lutou pelo seu país, O personagem vivido perfeitamente por Eastwood é um símbolo de um mundo que não aceita as transformações e que está preso a um passado que mais do que condenar sua vida, o impede de ser feliz até que uma família de asiáticos vai morar ao seu lado e começa a mostrar que a vida é mais do que seus valores poderiam significar. A transformação deste personagem é mostrada pelo roteiro como um aprendizado de um novo homem que lentamente enxerga novas razões para viver. Mas o seu tempo é limitado e o personagem se lança num desafio para ao seu modo, mudar um pouco o mundo de violência, racismo e individualismo em que ele vive e que de alguma forma ele ajudou a contruir. O final de “Gran Torino” é uma alegoria que marca não só uma transformação na vida do personagem mais também do próprio Eastwood que durante anos em sua carreira viveu personagens onde a violência resolvia tudo. Aqui, Eastwood tem a chance de acertar as contas com sua história, dimensionar o sentido da procura por uma nova vida de seu personagem e ainda mostra que está cada vez melhor como diretor, escolhendo temas e roteiros consistentes e que tem muito o que dizer para o espectador atual que muitas vezes pode achar que o cinema é apenas diversão. Surpreendente do início ao fim, “Gran Torino” é um dos melhores filmes da carreira deste grande diretor que cada vez mais reforça sua importância dentro do cenário do cinema mundial.
“ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” é uma experiência cinematográfica provocativa e reflexiva. Ao relatar uma série de conflitos existentes dentro de uma sala de aula entre um professor e seus alunos, o filme aborda uma série de temas atuais que vão desde o preconceito, a família, até conflitos étnicos, criando situações de reflexão sobre a importância da escola, de novos métodos de ensino mais principalmente revelando como está a juventude de hoje e também como se comporta o professores que de alguma forma tem que se equilibrar entre tantos momentos de desequilíbrio dentro e fora da sala de aula. Na realidade, o diretor do filme Laurent Cantet nos apresenta de forma quase que documental, o retrato de um pequeno grande mundo que está em cada escola, em cada sala de aula, em cada casa de hoje onde se procura soluções para conflitos que nem sempre tem fim. Muito feliz na sua abordagem especialmente do ponto educacional, “Entre os Muros da Escola” é um filme que deve criar novas discussões sobre seu tema. É impossível ficar alheio aos temas e conflitos que o filme aborda, deixando para cada espectador a impressão clara que tanto alunos como professores tem as mesmas perguntas sobre o mundo de hoje e certamente ambos não sabem a resposta, deixando o espectador cúmplice desta história que na realidade acontece todos os dias aqui, ali e em qualquer lugar. Não deixe de ver. O filme está sendo exibido dentro do projeto Moviecom Arte até a próxima quinta-feira.

+ VENDIDOS (DVD)
1) RBD (Live in Brasilia)
2) Madagascar 2
3) Andre Rieu Live in Australia
4) Madagascar 2 (Duplo)
5) Candelabro Italiano
6) As Troianas
7) 1984
8) Descartes
9) Sarah Brightman Live in Vienna
10) Édipo Rei

Fonte : Livraria Cultura - SP


I UNIVERVÍDEO
A partir do dia 14/04, inicia no Espaço Municipal Cine Olympia o I UNIVERVIDEO, primeiro festival de filmes que tem a participação de universitários dos Cursos de Jornalismo e Publicidade de Belém Ao todo, serão quatro programas que serão exibidos dois dias cada um, contendo curtas e médias metragens. O festival será exibido do dia 14 até o dia 22 de abril, sempre às 18:30 h com entrada franca. Confira toda a programação:
1º PROGRAMA – Dias 14 e 15/04 : Curta-metragens: "Guaraná", "O Pato Atropelado no Tucupi", “A Menina das Meias Vermelhas” e o Média-metragem: “Matinta Perera” de Jorge Vidal.
2º PROGRAMA – Dias 16 e 17/04 : Curta-metragens : “Bandeira 2” e o Média-metragem: “Serra Pelada” de Pricila Priscila Brasil
3º PROGRAMA (67 minutos) – Dias 18 e 19/04 : Curta-metragens: “Brinde” , “Quem agüenta tudo isso?” e o Média-metragem “As Filhas da Chiquita” de Priscila Brasil.
4º PROGRAMA – Dias 21 e 22/04 : Curta-Metragens : "É Pupunha Tchê", “O Poder da Maniva", “A Menina das Meias Vermelhas” e o Média-Metragem : “O AMOR NÃO TEM SEXO”.

AGENDA DA SEMANA
- Amanhã, no Cine Clube Alexandrino Moreira, às 19 h, o IAP (Instituto de Artes do Pará) em parceria com a Programadora Brasil, exibe o filme “A Marvarda Carne”, filme de André Klotzel com Fernando Torres.O filme conta a história de Nhô Quim que perambula com seu cachorro pelo interior paulista, sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. O filme ganhou vários prêmios no Festival de Gramado. Entrada Franca.Confira a programação do Cineclube Alexandrino Moreira no blog http://www.cineclubealexandrino/moreira.blogspot.com - Na programação do Cine Líbero Luxardo, que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), está sendo exibido desde ontem “Rebobine Por Favor” com Jack Black (King Kong) no elenco. O filme conta a história de um homem que trabalha em um ferro-velho e, devido a um acidente, acaba tendo o cérebro magnetizado. Com o novo poder adquirido, ele apaga todas as fitas VHS da locadora de um amigo e os dois têm que refilmar todas as cenas dos filmes para agradar a única cliente que a loja tem. A direção é de Michael Gondry(Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças).
- No Espaço Muncipal Cine Olympia, hoje será exibido o clássico “A Vida e Morte de Jesus Cristo” de Ferdinand Zecca, produção de 1905 que está na história do cinema. A exibição do filme tem o apoio da ACCPA que resgata uma tradição da semana santa quando sempre se exibia nos cinemas locais filmes religiosos. O filme será exibido às 16:30 e 18:30 h. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23