domingo, 26 de abril de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 26/04/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana acontecerá na próxima quinta-feira com o lançamento do filme “X-Men Origens : Wolverine”
Em “X- Men Origens”, o ator Hugh Jackman (X-Men/Australia/Fonte da Vida) volta a interpretar Wolverine, papel que fez dele um ator reconhecido mundialmente. Wolverine é uma feroz máquina de combate com incrível poder de cura, garras retráteis e fúria primitiva. Antecedendo os acontecimentos de “X-MEN – FILME”,” X-MEN ORIGENS: WOLVERINE” revela o impressionante passado violento e romântico de Wolverine, seu complicado relacionamento com Victor Creed, e o nefasto programa Arma X. Ao longo do filme, Wolverine encontra vários mutantes, tanto conhecidos como novos, incluindo aparições surpresa de lendas do universo dos X-Men. Dirigido por Gavin Hood (Infância Roubada), o filme ainda tem no elenco principal Liev Schreiber, Ryan Reynolds e Danny Huston no elenco. Detalhe : pouco menos de um mês antes de seu lançamento nos cinemas, uma cópia não finalizada de “X-Men Origens: Wolverine” foi lançada na internet e acabou chegando na pirataria com muitas as pessoas vendo o filme inacabado. Por isso, os fãs do personagem no mundo inteiro se mobilizaram para que o filme fosse visto nas salas de cinema já que a cópia existente na pirataria era imcompleta. O filme será exibido no Brasil a partir de quinta-feira, dia 30, com cópias dubladas e legendadas.
Continuam em cartaz em últimas semanas de exibição, “ANJOS DA NOITE- A REBELIÃO (COLUMBIA PICTURES), VELOZES E FURIOSOS 4 (PARAMOUNT PICTURES),EU ODEIO O DIA DOS NAMORADOS (PLAYARTE), DRAGONBALL EVOLUTION (FOX), MATARAM IRMÃ DOROTHY (MOVIEMOBZ), MONSTROS VS ALIENÍGENAS (PARAMOUNT PICTURES), ELE NÃO ESTÁ TÃO A FIM DE VOCÊ (PLAYARTE), X-MEN - ORIGENS: WOLVERINE (FOX), PRESSÁGIO (PARIS FILMS) e EVOCANDO ESPÍRITOS (IMAGEM FILMES).

TOP EUA
1. 17 Outra Vez 2. Intrigas de Estado 3. Monstros Vs. Alienígenas 4. Hannah Montana: O Filme 5. Velozes e Furiosos 4 6. Adrenalina 27. Observe and Report 8. Presságio 9. Eu Te Amo, Cara 10. Evocando Espíritos

TOP 10 BRASIL
1º - Velozes e Furiosos 4 2º- Divã 3º - Monstros Vs. Alienígenas 4º - Presságio5º - Anjos da Noite – A Rebelião 6º - Evocando Espíritos 7º - Ele Não Está Tão A Fim de Você 8º - A Montanha Enfeitiçada 9º - Dragonball Evolution 10°- Quem Quer Ser Um Milionário?


Supernovas
*Os estúdios da Columbia já estão contando com os direitos de adaptação do livro "O Símbolo Perdido", segunda parte de "O Código Da Vinci" que será publicada em setembro."O Símbolo Perdido", que conta a continuação das aventuras do principal personagem Robert Langdom, sairá com cinco milhões de exemplares no dia 15 de setembro.
*“A Festa da Menina Morta” estreia na direção de longa-metragem do ator Matheus Nachtergaele, ganhou o prêmio de Melhor Filme Latino-Americano no 27º Festival Internacional de Cinema do Uruguai.O vencedor da categoria Melhor Filme Internacional foi “As Oficinas de Deus” de Claire Simon, exibido no Brasil durante a 32º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, porém ainda inédito no circuito comercial.
* Sofia Coppola planeja filmar este ano seu quarto longa-metragem como diretora. O filme se chamará “Somewhere” e será produzido pelo seu irmão Roman Coppola (Viagem a Darjeeling) e G. Mac Brown (Australia). Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) é o produtor executivo.
*Faleceu aos 78 anos, a semana passada, o escritor britânico J.G. Ballard, vítima de câncer na próstata. Ballard escreveu cerca de 30 publicações, entre livros e contos, ao longo de sua carreira. Destes trabalhos, dois ganharam versões para o cinema e foram premiados. “Império do Sol” foi dirigido por Steven Spielberg, recebeu seis indicações ao “Oscar”. O outro filme foi o polêmico “Crash - Estranhos Prazeres”, filme dirigido por David Cronenberg, que foi premiado no Festival de Cannes.
*O ator Columbus Short (Quarentena) foi selecionado para o elenco do filme de ação "The Losers", produção de Joel Silver (Matrix), que será escrito e dirigido por Sylvain White (Stomp the Yard). A previsão de estreia é para 2011..
*O ator Toby Kebbell (RocknRolla - A Grande Roubada) entrou para o elenco de "The Sorcerer's Apprentice", aventura da Disney, que já conta no elenco com Nicolas Cage). A previsão de estreia é para o verão de 2010.
*Começou as as filmagens de “As Melhores Coisas do Mundo”, longa-metragem escrito por Luiz Bolognesi e dirigido por Laís Bodanzky. As primeiras cenas foram registradas no começo de abril em vários pontos de São Paulo, como o campus da USP. No elenco, Caio Blat, Paulo Vilhena, Gustavo Machado e José Carlos Machado.
*O criador da série de animação “Uma Família da Pesada”, Seth McFarlane, declarou que existe uma grande possibilidade da série virar um filme e, que, poderia ser em live-action, ou seja, com atores.
*Wagner Moura(foto) confirmou que está contratado para retornar como Capitão Nascimento em “Tropa de Elite 2”. O ator revelou que o filme vai mesmo acontecer. Bráulio Mantovani (Última Parada 174) atualmente escreve o roteiro do longa, e as filmagens estão programadas para começar em janeiro de 2010
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

DVD - Indicados da Semana
1)Queime depois de Ler
2)Utamaro e suas Cinco Mulheres
3)Mulheres da Noite
4) Candelabro Italiano
5)O Ovo da Serpente
6)Se....
7)Gomorra
8)O Demônio das 11 Horas
9) 1984
10) Control

Fonte : Livraria Cultura

DVD/Destaque da Semana
“QUEIME DEPOIS DE LER” de Joel e Ethan Cohen. Com George Clooney, Brad Pitt, John Malkovich eTilda Swinton. Um CD contendo material confidencial escrito por um ex-analista da CIA torna-se motivo de chantagem de dois funcionários de uma rede de academias. Dirigido por Joel e Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez), “Queime depois de Ler” é mais uma confirmação do estilo inteligente, ágil e objetivo dos irmãoe sCohen que há anos fazem uma das melhores carrreiras dentro do cinema americano, tendo ganho no ano passado o “Oscar” de melhor filme pelo excelente “Onde osFracos não Tem Vez”. Aqui, vários temas se misturam e se confundem com personagens cada vez mais envolvidos com suas inseguranças mas ao mesmo tempo cada vezmais atrapalhados nas suas relações afetivas e profissionais. “Queime depois de Ler” é um filme tão vasto na sua história , que você pode fazer desde uma leitura política sobre os EUA de hoje e também pode ver o filme como uma comédia de costumes sobre personagens aparentemente simples mas que são bem mais complexos no final, detalhe que é uma característica nos filmes dos irmãos Cohen. Brilhante e surpreendente, o filme reforça a credibilidade dos Cohen em produzir um dos mnelhores cinemas da atualidade. O filme recebeu 2 indicações ao “Globo de Ouro” nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Frances McDormand) e recebeu 3 indicações ao “BAFTA” nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Tilda Swinton) e Melhor Roteiro Original.

LIVROS
Woody Allen é um dos maiores cineastas em atividade e qualquer publicação sobre sua obra chama atenção. Neste caso, o biógrafo de Woody Allen, Eric Lax, reuniu 36 anos de conversas com o cineasta no livro “Conversas com Woody Allen” onde o diretor fala sobre a elaboração dos roteiros de seus filmes, sobre como escolhe o elenco de seus trabalhos e como elabora artisticamente suas produções. É um livro obrigatório não só para quem gosta da obra do diretor mais para quem gosta do cinema como forma de expressão artística de alto nível. Não há como negar a importância de Woody Allen na história do cinema. Poucos diretores foram tão felizes em ter uma obra tão grande e tão consistente como Allen. Por isso, “Conversar com Woody Allen” é obrigatório.

TV POR ASSINATURA
“Nosferatu” de Werner Herzog (Telecine Cult – Dia 26/04), “Margot e o Casamento” com Nicole Kidman (Telecine Premium – Dia 26/04), “Car Wash – Onde Acontece de Tudo” de Michael Schultz (Telecine Cult – Dias 27 e 29/04), “Os Imorais” de Stephen Frears (Telecine Cult – Dias 27/04 e 18/05), “Sob Fogo Cerrado” de Roger Spotiswood (Telecine Cult – Dias 27/04 e 11/05), “Desejo e Reparação” de Joe Wright (Telecine Premium – Dias 28 e 30/04), “Fuga de Nova York”(foto) de John Carpenter (Telecine Cult – Dias 28 e 29/04),

AGENDA DA SEMANA
- No Cine Clube Alexandrino Moreira (auditório do IAP ao lado da Basílica de Nazaré) será exibido amanhã em parceria com a Programadora Brasil, o filme “Porto das Caixas”de Paulo César Sarraceni, produção de 1962.No filme, Uma mulher, querendo matar o marido que a oprime, procura ajuda de seu amante, de um soldado e de um barbeiro, mas eles se negam a cometer o crime. A cidade do interior onde moram revela a decadência: uma fábrica parada, um convento em ruínas, o barulho de trem, um vazio parque de diversões, uma feira sem entusiasmo, um comício sem força reivindicatória. Disposta a libertar-se do meio, a mulher decide colocar seu plano em prática sozinha. No elenco, Irma Álvares, Reginaldo Faria e Paulo Padilha.
- No Espaço Municipal Cine Olympia, hoje, será exibido um programa do I Univervídeo fechando a semana de exibições da mostra de vídeos universitários. A programação é a seguinte: Curta-Metragem: "É Pupunha Tchê", "O Poder da Maniva", “A Menina das Meias Vermelhas”..Média-Metragem : “O AMOR NÃO TEM SEXO”. Os filmes serão exibidos às 18:30 h com entrada franca.
- Na programação do Cine Líbero Luxardo que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), à pedidos, hoje é o último dia de exibição do filme “Rebobine, Por Favor” de Michael Gondry(Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças). Confira a programação do Cine Líbero Luxardo no blog http://www.cineliberoluxardo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23