terça-feira, 21 de abril de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 19/04/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Mataram Irmã Dorothy”, “Evocando Espíritos” , “Anjos da Noite – A Rebelião” e “Eu Odeio o Dia dos Namorados”.
“Mataram Irmã Dorothy” é baseado na história da irmã Dorothy Stang, de 73 anos que foi assassinada em fevereiro de 2005. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi morta com seis tiros no interior do Pará. O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte. A direção é de Daniel Jungle e a narração é de Wagner Moura (Tropa de Elite).
Em “Evocando Espíritos”, uma família é forçada a se mudar para perto de uma clínica, na qual o filho adolescente recebe tratamento contra o câncer. Porém, eventos sobrenaturais e violentos começam a aterrorizá-los em sua nova casa. No elenco, Virginia Madsen e Elias Koteas. A direção é de Peter Cornwell.
Em “Anjos da Noite – A Rebelião” a história antecede a de “Anjos da Noite” (2003), primeiro filme da trilogia, traçando as origens da batalha entre os vampiros aristocratas e seus antigos escravos, os Lycans. É quando o jovem Lycan Lucian destaca-se como um poderoso líder que comanda os lobisomens contra Viktor, o cruel rei vampiro que os escravizou no passado. Lucian recebe a ajuda de sua amante secreta, Sonja nesta batalha em busca da liberdade dos Lycans.
“Eu Odeio o Dia dos Namorados” conta a história de Genevieve, dona de uma floricultura que adora o Dia dos Namorados, porque aumenta as vendas de flores. Mas no fundo ela detesta relacionamentos. Mas quando conhece Greg, ela tenta ensinar suas artimanhas contra o relacionamento duradouro mas os dois acabam se envolvendo mais do que deveriam. No elenco, Nia Vardalos (Casamento Negro).

TOP EUA
1. Hannah Montana - O Filme 2. Velozes e Furiosos 4 3. Monstros Vs. Alienígenas 4. Observe and Report5. Presságio 6. I Love You, Man 7. Evocando Espíritos8. Dragonball Evolution 9. Adventureland 10. Duplicidade

TOP 10 BRASIL
1. Velozes e Furiosos 4 2. Monstros Vs. Alienígenas 3. Presságio 4. Ele Não Está Tão A Fim de Você 5. Dragonball Evolution 6. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom 7. Quem Quer Ser Um Milionário? 8. Gran Torino 9. Se Eu Fosse Você 2 10. Fiel

Supernovas
*O ator Dan Aykroyd, protagonista e um dos roteiristas de “Os Caça-fantasmas”, revelou que gostaria de conseguir a atriz Sigourney Weaver de volta para o terceiro filme da séria iniciada em 1984.A atriz interpretou o papel de Dana Barrett nos dois primeiros filmes da série. Aykroyd também confirmou que uma nova geração de atores viverá o papel de Caça-Fantasmas.A produção começa em Outubro deste ano, e as filmagens devem começar em novembro.Jonah Hill, Seth Rogen, Christopher Mintz-Plasse e Jack Black são cogitados para fazer parte do quarteto jovem que irá substituir o antigo, composto por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson.
* Na nova tendência de filmes em 3 D, os estúdios Disney anunciaram o lançamento, “Toy Story” e “Toy Story 2” na versão 3D. Mark Zoradi, presidente da Disney, foi categórico ao afirmar que o 3D "veio para ficar", animado com a recepção de "Up" (em maio, nos Estados Unidos e aqui, em setembro) e também com “A Bela e A Fera” 3D, cujo original é a única animação a ser indicada ao “Oscar” de Melhor Filme. O executivo disse ainda que o estúdio tem 17 projetos no formato e espera, em breve, só ter lançamentos em terceira dimensão.
* Depois do sucesso de público dos dois primeiros filmes programados para a Sessão Cult no Cine Líbero Luxardo, a ACCPA já definiu sua programação para o mês de Maio:“Frankenstein”(1931)(foto) de James Whale e “Milagre em Milão” de Vittorio De Sicca. Os filmes serão exibidos nos dias 02 e 16/05 respectivamente. A Sessão Cult é uma parceria entre a ACCPA e o Cine Líbero Luxardo e acontece sempre dois sábados por mês às 16:30 h com entrada franca e debate entre os críticos e o público após as sessões.
* A Warner promete para junho o lançamento de “O Curioso Caso de Benjamin Button” em DVD duplo, com mais de 3 horas de extras inéditos, incluindo, entre outros, bastidores da produção e “easter eggs”. O filme teve 13 indicações ao “Oscar” este ano, vencendo pela melhor direção de arte, maquiagem e efeitos especiais.
* Um dos maiores expoentes do cinema japonês, o cineasta Kenji Mizoguchi tem mais dois filmes lançados em DVD no Brasil: “Utamaro e Suas Cinco Mulheres” (1946) e “Mulheres da Noite” (1948). Imperdível.
* “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, filme de 1976 baseado em livro de Jorge Amado e que é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro poderá ter uma sequência. O diretor do longametragem, Bruno Barreto, trabalha agora no projeto que ainda está em fase de desenvolvimento. Wagner Moura (Tropa de Elite) e Selton Mello (O Cheiro do Ralo) estão cotados para os personagens Vadinho e Teodoro, respectivamente.
* "Robin Hood", novo projeto de Ridley Scott (O Gangster)) acaba de contratar o ator William Hurt (AI) que irá interpretar o personagem William Marshall, o Conde de Pembroke, figura histórica que foi um dos homens mais poderosos da Europa. As filmagens já começaram no Reino Unido.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com


+ VENDIDOS (DVD)
1)Pinochio(Edição Especial)
2)Descartes
3)Madagascar 2
4) Candelabro Italiano
5)O Ovo da Serpente
6) O Escafandro e a Borboleta
7)Ensaio sobre a Cegueira
8)Médica, Bonita e Solteira
9) 1984
10) Control
Fonte : Livraria Cultura

DVD/Destaque da Semana
“A DOCE VIDA” de Federico Fellini. Com Marcelo Mastroiannio, Anita Ekberg e Anouk Aimeé.Um dos melhores filmes do diretor italiano Federico Fellini (Amacord/Noites de Cabíria), chega agora em dvd numa edição especial de colecionador com DVD duplo contendo o filme no formato widescreen anamórfico com áudio Dolby Digital 5.1. Esta Edição Comemorativa dos 10 anos da distribuidora Versáil Home Vídeo traz ainda mais de uma hora de extras inéditos, incluindo o especial “A Magia de Fellini” (2002), documentário com depoimentos de Woody Allen, Martin Scorsese, Nino Rota, Ettore Scola, Claudia Cardinale, Marcello Mastroianni, entre outras personalidades. “A Doce Vida” é um retrato amargo de Fellini sobre a existência humana, suas dúvidas e seus objetivos. Poucas vezes na sua filmografia Fellini foi tão direto e verdadeiro ao contar a história de um jornalista que vive entre as celebridades, ricos e os fotógrafos e que vivendo num mundo de aparências acaba descobrindo a falta de sentido da sua vida e inicia uma jornada em busca de si próprio. Além de um roteiro magistral e da direção, o filme conta com uma das maiores interpretações da carreira do excelente ator italiano Marcelo Mastroianni, parceiro de Fellini em vários grandes filmes. Rever “A Doce Vida” em pleno século 21 e perceber a atualidade do tema do filme, revela mais do que nunca a visão atemporal do ser humano de um cineasta que aqui conseguiu ter um de seus melhores momentos no cinema.

CICLO ALFRED HITCHCOCK
O Cine EGPA em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) está promovendo um ciclo de exibições de filmes em homenagem ao grande diretor Alfred Hitchcock, um dos maiores artistas do cinema em todos os tempos. A mostra de filmes começou dia 09/04 com o filme “A Sombra de uma Dúvida”, produção de 1942 que Hitchcock considerava ser seu melhor filme. Confira as datas e títulos que ainda serão exibidos : Dia 23/04/09 – “MARNIE : CONFISSÕES DE UMA LADRA” (1962) com Tippi Hendren e Sean Connery, Dia 30/04/09 – “FRENESI” (1972) com Peter Finch e Dia 07/05/09 – “A TORTURA DO SILÊNCIO”(1953) com Montgomery Cliff. Todos os filmes serão exibidos nas quintas-feiras às 18:30 h no Cine EGPA (Almirante Barroso, Escola do Governo, antigo Asilo Dom Macedo Costa) com entrada Franca. Depois da exibição de “A Tortura do Silêncio”, haverá um debate sobre a obra de Hitchcock entre os críticos da ACCPA e o público presente. A próxima parceria de programação do Cine EGPA e da ACCPA deverá acontecer em junho. Acompanhe a programação do Cine EGPA pelo blog http://cineegpa.blogspot.com

AGENDA DA SEMANA
- No Cine Clube Alexandrino Moreira (auditório do IAP ao lado da Basílica de Nazaré) será exibido amanhã o clássico “Os Brutos também Amam”(foto) de George Stevens, um dos maiores filmes da história do cinema. O filme será exibido às 19 h com entrada franca, numa homenagem especial da ACCPA ao meu pai, Alexandrino Moreira, que era fã deste filme e que agora em abril estaria completando 77 anos de idade. Logo após o filme, como sempre acontece nas sessões promovidas pela ACCPA, haverá um debate com o público presente.
- No Espaço Municipal Cine Olympia, inicia no dia 23/04 o AMAZON DOC, mostra de filmes pan- amazônicos com trabalhos inéditos que merecem ser conhecidos pelo grande público, especialmente as produções da nossa região. Entre os filmes que serão exibidos estão curtas, médias e longa-metragens. Confira toda a programação do Amazon Doc no site http://www.cinemaolympia.com.br/
- Na programação do Cine Líbero Luxardo que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), hoje é o último dia de exibição do filme “Rebobine, Por Favor” de Michael Gondry(Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças). Confira a programação do Cine Líbero Luxardo no blog http://www.cineliberoluxardo.blogspot.com/
- No Cine Estação, hoje é o último dia de exibição de “Café dos Maestros”, documentário de Miguel Kohan que é um panorama sobre os dias de ouro do tango na Argentina. O filme foi produzido Walter Salles (Central do Brasil). O filme será exibido hoje às 10h, 18h e 20h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23