sexta-feira, 17 de abril de 2009

"OS BRUTOS TAMBÉM AMAM" NO CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 20/04


"OS BRUTOS TAMBÉM AMAM"
Exibição Dia 20/04 - Auditório do IAP (ao lado da Basílica de Nazaré)
Entrada Franca
Original: Shane – EUA, 1952
Direção e Produção de GEORGE STEVENS
Roteiro de A. B. Guthrie Jr. baseado no romance de Jack Schaefer
Diálogos adicionais de Jack Sher
Fotografia de Loyal Griggs
Música de Victor Young
Elenco: Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Brandon De Wilde, Jack Palance, Ben Johnson, Edgar Buchanan.
Resumo do argumento: Um cavaleiro solitário, Shane (Ladd) chega a uma fazenda cobiçada por um pecuarista inescrupuloso. O fazendeiro (Heflin) e sua mulher (Arthur) abrigam o estranho que passa a ajudar nos afazeres da casa. Quando o inimigo aperta o cerco, ajudado por um temível pistoleiro(Palance), Shane apresenta-se como o principal elemento de resistência, mostrando as suas origens no manejo do revolver. A sua valentia ganha a admiração do garoto(De Wilde) filho dos novos amigos.
Importância Histórica: O herói de Jack Sher é o arquétipo do cowboy valente que o cinema popularizou no gênero “western”. O filme de George Stevens é um dos mais felizes na exposição desse herói histórico. E Alan Ladd, um ator de pouca versatilidade, nunca esteve tão bem como no papel do cavaleiro solitário, mito que seria explorado com evidencia no tom de lenda por Clint Eastwood, anos mais tarde.A música de Victor Young e a fotografia em esplendoroso technicolor deixam um quadro de grande beleza a abrigar a violência que norteava a vida de pioneiros da colonização norte-americana.
O programa deste mês do Cine Clube Alexandrino Moreira, com a exibição de “Shane” presta uma homenagem a seu patrono, um grande incentivador do cinema em Belém, que tinha o filme entre os seus prediletos. Ele estaria fazendo aniversário no dia 29 de abril.
Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23