sábado, 16 de agosto de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 14 À 20/08/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


*Robin Williams era um ator que brilhava. Contagiante, emocionante e versátil, Williams marcou sua carreira no cinema com alguns papéis que realmente dignificaram seu talento como em "Sociedade dos Poetas Mortos", "Tempo de Despertar", "Insônia", "Alladin" (onde dublou maravilhosamente o personagem do desenho animado), "Gênio Indomável" e "O Pescador de Ilusões". Lembro-me de ficar impressionado com Williams inicialmente com "Popeye" (dirigido pelo grande diretor americano Robert Altman) e depois com dois filmes poucos citados após sua morte: "O Mundo segundo Garp" (1982) e "Moscou vai à Nova Iorque" (1984). Depois de vê-lo nestes dois filmes, pensei que ele certamente faria mais no cinema e fez. Pena que a significância da vida tão ensinada pelo seu personagem em "Sociedade dos Poetas Mortos" não ecoou em sua vida pessoal nos últimos tempos. Mas é assim mesmo. O ciclo de Robin Williams fechou esta semana com sua morte mas no terreno da arte, do cinema, ele continuará forte com sua imagem sempre nos lembrando sobre "carpe diem" (aproveitar a vida, o momento), mensagem tão forte e importante vinda do seu personagem em “Sociedade dos Poetas Mortos”. É assim que tem que ser. Robin Williams deixou quatro filmes completos inéditos. A lista inclui a sequência “Uma Noite no Museu 3”, a comédia natalina “Merry Friggin’ Christmas”, o drama “Boulevard” e a comédia sci-fi “Absolutely Anything”, em que dubla o cachorro Dennis. Todos os filmes devem ser lançado este ano nos EUA. Williams participaria ainda da continuação de “Uma Babá Quase Perfeita” que acabou sendo cancelada após a morte do ator.

*No dia 11 de dezembro serão conhecidas as produções indicadas ao Globo de Ouro 2015, de acordo com informações divulgadas esta semana pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. Foi confirmada a data da cerimônia de entrega, dia 11 de janeiro, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, e os nomes de Tina Fey e Amy Poehler como apresentadoras pelo terceiro ano consecutivo. Também foi revelada uma alteração na nomenclatura da categoria melhor minissérie ou filme para TV, com a troca do primeiro termo por limited series, o que seria uma forma de contemplar novos formatos mais compactos de projetos feitos para a televisão americana que não funcionam necessariamente sob o regime clássico de temporadas, como a série “True Detective”.

*A Universal adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica da série literária “Crônicas Vampirescas” da escritora americana Anne Rice. Entre os livros adquiridos está o best-seller “Entrevista com o Vampiro”, primeiro título da série, lançado em 1976, e que em 1994 se tornou um sucesso nos cinemas com Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas. Alex Kurtzman e Roberto Orci (Transformers/Star Trek) devem assumir a produção do novo projeto.

*Terry Gilliam (Os 12 Macacos) há anos tenta levar seu projeto sobre “Dom Quixote” para o cinema. Em 2013, ele disse que se arriscaria uma vez mais com o filme mas nada aconteceu mas em uma entrevista recente, Gilliam declarou que “The Man Who Killed Don Quixote” finalmente conseguiu financiamento e começará a ser rodado após o Natal deste ano, com um elenco que será formado em breve. Segundo ele, o roteiro sofreu alterações desde a primeira vez que tentou realizar a adaptação do livro de Miguel de Cervantes em 2000, na época com Jean Rochefort (Caindo no Ridículo) interpretando Quixote e Johnny Depp (Sombras da Noite) como Sancho Pança.


*Revelado pela sua boa atuação no filme “Tempo de Matar”(1996), o ator Matthew McConaughey ganhou o “Oscar” este ano pela sua excelente performance em “Clube Compras Dallas” que chega em dvd este mês. O filme é baseado em fatos reais. O caubói texano Ron Woodroof (McConaughey) vê sua vida agitada virar mudar radicalmente, quando é diagnosticado com HIV-Positivo e tem apenas 30 dias de vida. Decidido a sobreviver, ele resolve mudar o destino com as próprias mãos, buscando tratamentos alternativos em todo o mundo, por meios legais e ilegais. Após encontrar um improvável aliado, ele cria um “clube de compras” de muito sucesso, unindo diversos tipos de doentes que tem o HIV-Positivo. Vale a pena conferir.


INDICAÇÕES 

ESTREIA 

“Planeta Solitário” 
Cine Líbero Luxardo


DVD


“Um Golpe do Destino”(1991) 
Um médico de sucesso, rico e arrogante, descobre ter um câncer na garganta, o que o leva a uma reflexão profunda sobre sua vida.


HOMENAGEM 

“Retratos de uma Obsessão”(2002) 
Uma das melhores atuações de Robin Williams. Um técnico em um laboratório de revelação de fotos desenvolve uma obsessão profunda por uma família cujas fotos ele revela.


SHOW 

“Rick Wakeman – The Six Wives of Henry VIII” 
Gravado ao vivo no Palácio de Hampton Court, Wakeman interpreta todas as músicas deste álbum que é um dos ícones do rock progressivo dos anos 70.



AGENDA


*Cine Olympia:
De 08 à 21/08 – “A Batalha de Solferino" de Justine Triet. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
Dia 22/08 – “A Grande Ilusão”. Clássico de Jean Renoir.

*Cine Líbero Luxardo:
Dia 13 à 24/08 – “O Planeta Solidário”. Alex e Nica formam um jovem casal apaixonado. Eles pretendem se casar, e alguns meses antes da cerimônia os dois fazem uma viagem mas acabam se envolvendo em um acidente que transforma completamente a relação entre os dois.

*Cine Estação :
 De 10 à 24/08 – “Ela Vai” de Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneauve.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23