domingo, 10 de agosto de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 08 À 14/08/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


* "A Batalha de Solferino" de Justine Triet é um dos destaques da semana. A história do filme acontece em Maio de 2012. A França está prestes a eleger um novo presidente. Letitia, uma repórter de um canal de notícias, junta-se à multidão que cerca o quartel-general da campanha de François Hollande para cobrir o evento. Enquanto isso, seu ex-marido Vincent reaparece e exige ver suas filhas pequenas, dando início a uma batalha que vai atingir todos ao redor: duas crianças superagitadas, uma babá desesperada, um novo namorado, um advogado resmungão e diversos cidadãos franceses prontos para celebrar o resultado da eleição. O filme participou da Mostra ACID do Festival de Cannes 2013 e chega ao nosso circuito numa parceria com a Cinemateca Francesa. Exibição no cine Olympia com entrada franca.

*A Warner está começando a desenvolver uma nova franquia baseada na série de livros de ficção científica “Dragonriders of Pern”. Escritos pela autora americana Anne McCaffrey, os 22 volumes atravessam 2,5 mil anos no planeta Pern, onde dragões e seus senhores tentam evitar um ataque alienígena. O projeto é conduzido pelos produtores Julia Spiro (Truque de mestre) e Drew Crevello (O grito 2).

*O vice-presidente de marketing da Fox, James Finn, confirmou que uma versão estendida de “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” será lançada em 2015. Em outubro deste ano, sairá em Blu-Ray e DVD a versão do filme lançada nos cinemas, que teve arrecadação mundial de quase US$ 742 milhões. A edição mostrará cenas deletadas da Vampira, entre outros extras. “X-Men: Apocalipse”, o próximo filme da série mutante, já tem estreia marcada para 27 de maio de 2016.

*A 8ª SUA - Semana Universitária do Audiovisual, congresso nacional de estudantes da área, ocorrerá no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco entre os próximos dias 04 e 07 de setembro. O evento conta com mesas de debate, apresentação de pesquisas acadêmicas, exibição de curtas-metragens universitários e oficinas, além da realização de ações educativas em escolas da rede pública do Recife. Entre os convidados já confirmados encontram-se o cineasta Marcelo Pedroso, o diretor de arte Thales Junqueira e o multiartista DJ Dolores, autor da trilha sonora de filmes recentes como “O Som ao Redor” e “Tatuagem”.

*Frank Miller e Robert Rodriguez participaram da Comic-Con 2014 para apresentar novidades sobre “Sin City: A Dama Fatal” incluindo um trailer inadequado para menores de 18 anos. “Sin City: A Dama Fatal” tem estreia prevista para 22 de agosto nos EUA e 11 de setembro no Brasil.O roteiro, escrito por Frank Miller (que também assina a direção com Rodriguez), é inspirado na HQ “A Dama Fatal”. No elenco, Josh Brolin, Eva Green, Mickey Rourke, Jessica Alba, Bruce Willis, Rosario Dawson.

*Terence Winter, indicado para o “Oscar” por “O Lobo de Wall Street” será o roteirista de um longa-metragem que contará a história de Mike Tyson. Ainda sem título definido, a cinebiografia terá o ator Jamie Foxx (vencedor do “Oscar” por “Ray”) interpretando o papel do ex-boxeador.

*O ator americano Al Pacino (O Poderoso Chefão/Serpico) será homenageado no terceiro evento de gala da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Toronto.Pacino participará de um bate-papo no dia 3 de setembro sobre sua carreira, seguido de apresentações de música e de um leilão. A 33ª edição do festival, considerado um dos três mais importantes do mundo, acontece entre os dias 4 e 14 de setembro com a participação dos principais nomes do mundo do cinema internacional.Al Pacino estará presente com dois filmes neste ano: "Manglehorn" e "The Humbling".

*O cineasta James Cameron apresentou esta semana o documentário 3D "Deepsea Challenge", sobre sua imersão solitária na parte mais profunda do oceano Pacífico numa aventura que o levou num submarino até a zona mais profunda conhecida do oceano, situada a 10.898 metros, na Fossa das Marianas, em 26 de março de 2012.A exibição do filme, para cerca de mil pessoas, ocorreu no cinema Lefrak do Museu Americano de História Natural, em Nova York. Cameron, diretor de "Titanic" e "Avatar", foi ovacionado pela plateia.O documentário "Deepsea Challenge" traça todos os passos do projeto de Cameron: desde seus sonhos de criança e a concepção do submarino, desenhado por ele mesmo e construído em Sydney, até a expedição final, passando por todas as etapas de testes que foram necessárias.

*Arnold Schwarzenegger divulgou em suas redes sociais, uma imagem com o título do novo filme da série "O Exterminador do Futuro". A produção será chamada de "Terminator: Genesys" (ainda sem tradução para o português) e chegará aos cinemas no dia 1º de julho de 2015.

*Vencedor do prêmio da crítica internacional na seção Forum do Festival de Berlim 2013, o documentário "Hélio Oiticica", está em exibição no eixo Rio/São Paulo. O filme procura resgatar a figura ímpar do artista plástico carioca, morto em 1980, a quem as artes contemporâneas no Brasil devem muitas coisas. Ainda não há previsão de estreia de “Helio Oiticica” em nosso circuito.


*”O Passado”, filme dirigido por Asghar Farhadi (de “A Separação), é um dos bons lançamentos em dvd do mês. Após quatro anos de separação, Ahmad retorna a Paris, vindo de Teerã, a pedido da ex-mulher francesa, Marie, para finalizar o processo do divórcio. Durante sua rápida estadia, Ahmad nota a conflituosa relação entre Marie e sua filha Lucie. Os esforços de Ahmad para melhorar esse relacionamento acabam revelando um segredo do passado deles. Excelente roteiro, direção e elenco. Filme imperdível que chegou a ser exibido no festival Varilux deste ano.

INDICAÇÕES 

ESTREIA 


“Ela Vai” 
Com Catherine Deneauve

LIVRO 


“Trajetória Crítica” 
Antologia de artigos dos anos 60 e 70 de autoria do excelente crítico Jean-Claude Bernadet.

TRILHA SONORA 


“Betty Blue” 
Composição de Gabriel Yared para o filme dirigido por Jean Claude Beineix em 1986.

SÉRIE DE TV 


“Twin Peaks” 
Série de suspense dirigida por David Lynch (Veludo Azul/Império dos Sonhos) em 1990.


AGENDA 
*Cine Olympia:
De 08 à 14/08 – “A Batalha de Solferino" de Justine Triet. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio : Cinemateca Francesa.
Dia 12/08 – Projeto Cinema e Música: “Vampiro” (1932) de Carl Dryer. Acompanhamento musical ao vivo. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.
Dia 21/08 – “A Grande Ilusão” de Jean Renoir.


*Cine Líbero Luxardo:
Dia 30/07 à 10/08 – “A Grande Beleza” de Paolo Sorrentino. Vencedor do “Oscar” de melhor filme estrangeiro.

*Cine Estação :
De 10 à 24/08 – “Ela Vai” de Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneauve.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23