sexta-feira, 30 de maio de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 29/05 À 04/06/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

*“Em Busca de Iara” é um dos melhores lançamentos da semana e  está em exibição no cine Líbero Luxardo desde o dia 28/06. O filme narra trajetória da companheira do ex-capitão Carlos Lamarca durante a ditadura militar no Brasil. O documentário tem direção de Flávio Frederico e foi selecionado na competição oficial do festival “É Tudo Verdade”, em 2013. A obra relata a trajetória excepcional de Iara Iavelberg. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e investir na luta armada durante a ditadura militar. Iara teve uma relação amorosa com o capitão Carlos Lamarca, tornando-se um dos alvos mais cobiçados da repressão. Iara Iavelberg morreu em 1971, aos 27 anos de idade, e o filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte a um suicídio. Imperdível.
 *Quarta-feira, dia 04, às 18:30h, acontecerá no Sesc Boulevard uma palestra sobre a obra do escritor e teatrólogo Nelson Rodrigues no cinema com a participação do professor Joel Cardoso. Após a palestra, será exibido o filme “Albúm de Familia” de Braz Chediak realizado em 1979. A palestra é uma ação da ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) em parceria com o portal CLIC e Sesc Boulevard. Entrada franca.
*”Praia do Futuro” de  Karim Amouz acabou provocando uma polêmica que ainda é estranha em pleno século XXI. Espectadores se incomodaram com as cenas homossexuais do filme, mostrando uma intolerância que merece ser discutida. Para não perder tempo falando de uma polêmica que já nasceu velha e decadente, prefiro escrever que o filme é um belo trabalho do diretor Karim Azouzz e que tem uma bela atuação de Wagner Moura. “Praia do Futuro” é um filme sobre a solidão, sobre a homossexualidade, sobre a opressão de um indivíduo que tem que achar seu caminho, de qualquer forma. Filmado de forma intimista, com longos planos usando muito bem a trilha sonora, a fotografia e uma iluminação natural com cenas externas muito bem registradas pela direção de fotografia de Ali Olay Gözkaya, “Praia do Futuro” é um filme a ser visto, sentido e discutido. Lamento apenas em ver que espectadores saíram da projeção do filme devido ao tema e a forma de filmar tão intimista (para alguns lenta demais) do diretor. Um dos melhores filmes brasileiros deste ano, com certeza.
* O projeto “Cinema e Música” do cinema Olympia continua cada vez com mais público. O projeto visa resgatar a importância dos filmes do período do cinema mudo e também valorizar uma rotina de exibição de filmes com acompanhamento musical ao vivo que o cinema Olympia teve entre 1912 e 1930. Os próximos filmes a serem exibidos no projeto serão “O Mundo Perdido”(dia 10/06),“Caixa de Pandora” de G. W. Pabst, “A Turba” de King Vidor, “Nosferatu” de F.W. Murnau, “Napoleão” de Abel Gance e “O Vampiro” de Carl Dreyer. O projeto tem a colaboração fundamental do músico Paulo José Campos de Melo.
*A Disney e a Lucasfilm lançaram uma campanha humanitária como parte da estratégia de divulgação de Star Wars: Episode VII, o próximo capítulo da saga, dirigido por J.J. Abrams. Os fãs da série poderão colaborar com a “Star Wars: Force For Change” doando US$ 10, que serão destinados a programas contra a miséria infantil da Unicef. Os colaboradores concorrerão a uma ponta no filme, que chega aos cinemas em 18 de dezembro de 2015.
* Diretora de curtas-metragens, a baiana Gabriela Amaral Almeida assinou parceria com a agência de talentos internacional WME e pretende lançar seu primeiro longa, o terror "A Sombra do Pai", em 2015. A informação é do site "Deadline".Gabriela participou, no começo do ano, do laboratório de roteiro do Sundance Institute, uma das oficinas do festival de cinema de Sundance, criado por Robert Redford. A história de uma criança que tem estranhos poderes agradou os participantes e viabilizou as filmagens, que devem acontecer em janeiro de 2015, com produção da RT Pictures.
*O filme turco “Winter Sleep” foi o grande vencedor da Palma de Ouro na 67ª edição do Festival de Cannes, e já tem distribuição no Brasil garantida pela Pandora Filmes. Dirigido por Nuri Bilge Ceylan (de “Era uma vez na Anatolia”), o drama narra a história de Aydin, ator aposentado, que possui um pequeno hotel no centro da Anatólia junto de sua jovem esposa Nihal, de quem é distante emocionalmente, e de sua irmã Necla, que ainda sofre por seu divórcio recente. No inverno, a neve cobre o estepe enquanto ressentimentos são reacesos, pressionando Aydin. O mestre Jean-luc Godard ganhou o prêmio da crítica com “Adeus a Linguagem”, seu mais recente trabalho.

DESTAQUES DA SEMANA
ESTREIAS
“No Limite do Amanhã”
Com Tom Cruise
“Malevóla”
Com Angelina Jolie
“Em Busca de Iará”
Selecionado na competição oficial do festival “É Tudo Verdade”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 09/06 - “Persona” de Ingmar Bergman. Com Liv Ullman e Bibi Anderson.Sessão às 19h. Entrada franca e debate após a exibição. Apoio : ACCPA.
*Cine Olympia: 
De 30/05 à 05/06 (exceto dia 31/05 )– Mostra em homenagem aos Irmãos Marx.Dia 30/05 - UM DIA NAS CORRIDAS, DIA 01/06 - UMA NOITE NA ÓPERADIA 03/06 - UMA NOITE EM CASABLANCA, DIA 04/06 - OS IRMÃOS MARX NO CIRCODIA 05/06 - NO TEMPO DO ONÇA. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.
Dia 10/06 - Projeto CINEMA E MÚSICA : "O Mundo Perdido"(1925) com acompanhamento musical ao vivo.
 *Cine Líbero Luxardo:
De 28/05 à 01/06 – “Em Busca de Iará”.
Em Junho – “O Menino e o Mundo”
 *Cine Estação:
Em Junho – “Inside Llewyn Davis : Balada de um Homem Comum” dos irmãos Cohen.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23