sábado, 3 de maio de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 02 À 08/05/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho 


*Uma versão restaurada do filme dos Beatles "Os Reis do Ié-Ié-Ié" (A Hard Day's Night) será exibida em mais de 50 cidades americanas no fim de semana do 4 de julho, que cai numa sexta-feira e é feriado por representar a Independência dos Estados Unidos.De acordo com o site da Variety, o filme foi restaurado digitalmente a partir do negativo original e o procedimento foi aprovado pelo diretor Richard Lester. A trilha sonora foi remixada e remasterizada pelo produtor Giles Martin nos estúdios da Abbey Road.A nova versão já havia sido exibida no Festival TCM de filmes clássicos, em Hollywood, onde foi apresentado pelo ator Alec Baldwin e pelo produtor musical Don Was.O filme de 1964, que estreou no London's Pavillion Theatre em Londres, traz o quarteto e oito músicas da banda, como "I Should Have Known Better," "If I Fell", "Can't Buy Me Love" e a faixa-título "A Hard Day's Night".Rodado em preto e branco, o filme teve um orçamento de US$ 500 mil, no auge da Beatlemania e arrecadou mais de US$ 12 milhões.
*A MGM, que, nos seus tempos de estúdio de grande porte, produziu tanto a versão muda de 1925 quanto a versão em cores em CinemaScope de 1959 de Ben-Hur, vencedora de 11 Oscars, está planejando trazer a história de volta às telas. Segundo anunciou aVariety na semana passada, a MGM está arquitetando um remake parceria com a Paramount, sua sócia em Hércules, que estreia no Brasil em 4 de setembro. A distribuição ficaria a cargo da Paramount. As fontes da revista afirmam que a direção ficará com o russo Timur Bekmambetov (Abraham Lincoln – Caçador de vampiros) e que o roteiro deverá ser encomendado a John Ridley, de “12 anos de escravidão”, em dupla com Keith Clarke, que teria escrito e vendido à MGM a primeira versão.
*Em 20 de julho, o último espetáculo da série que os cinco membros remanescentes da trupe cômica inglesa Monty Python farão ao longo daquele mês na O2 Arena, em Londres, vai ser transmitido ao vivo para cerca de 1.500 cinemas em vários países, além de 450 só no Reino Unido. A temporada é ao mesmo tempo uma volta e uma despedida do grupo, cuja formação original era um sexteto (além de John Cleese, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Terry Gilliam, havia Graham Chapman, que morreu em 1989). Exibidores de EUA, Austrália, Rússia e Suécia já confirmaram que receberão a transmissão via satélite, a cargo da empresa inglesa Picturehouse Entertainment.
 *”Alemão” de José Eduardo Belmonte, será exibido em video on demand em uma versão com sete minutos a mais. O filme policial, que estreou em março nos cinemas, chega ao vod em 16 de julho, pelo Telecine On Demand. Entre o material inédito, está uma cena de tortura contra o policial Sérgio (Alcemar Vieira).
*A edição 2014 do projeto Cinema Petrobras em Movimento, a 15ª, iniciou atividades em abril, exibindo gratuitamente filmes nacionais. A iniciativa correrá o país, atingindo 105 municípios e 25 estados até o segundo semestre. Os filmes exibidos este ano são: Colegas, de Marcelo Galvão, Brichos 2 – A floresta é nossa, dePaulo Munhoz, e Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi. As projeções acontecem em escolas da rede pública de ensino, sedes de projetos sociais, casas de saúde e campos de futebol, entre outros locais alternativos. A expectativa é de se alcançar 70 mil espectadores, em cerca de 900 sessões. O programa começa pelo Rio de Janeiro e pela Bahia.
*A produção do “Star Wars :Episódio VII” finalmente anunciou o seu elenco. John Boyega (Ataque ao Prédio),Daisy Ridley (Mr Selfridge), Adam Driver (Girls), Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis), Andy Serkis (O Senhor dos Anéis, O Hobbit), Domhnall Gleeson (Harry Potter) e Max von Sydow(O Exorcista) vão se juntar aos veteranos Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia), Mark Hamill (Luke), Anthony Daniels (C-3PO), Peter Mayhew (Chewbacca) e Kenny Baker (R2-D2) no novo filme. Não há informação sobre os papéis dos novos nomes do elenco.
*Em uma homenagem ao diretor Rob Reiner, os atores Meg Ryan e Billy Cristal, protagonistas de "Harry e Sally: Feitos um para o Outro", se reuniram recentemente para lembrar histórias da produção do filme que fez um grande sucesso em todo mundo no final dos anos 80.


*”Providence”, um dos melhores filmes do mestre Alain Resnais (Hiroshima, mon amour) que faleceu recentemente, finalmente chega em DVD. Estrelado por John Gielgud (Carruagens de Fogo), Dirk Bogarde (Morte em Veneza), Ellen Burstyn (Réquiem para um Sonho) e David Warner (Sob o Domínio do Medo), o filme é uma obra-prima que merece ser vista. Esta Edição Especial apresenta o filme em versão recentemente restaurada e mais de uma hora de extras, incluindo um documentário sobre a produção. 

DESTAQUES 

ESTREIAS 
 “O Espetacular Homem-Aranha 2” 
 Novo sucesso de bilheteria nos EUA


“A Caça”(Cine Estação) 
Um dos melhores filmes do ano


“Bolivar: O Homem das Dificuldades”(Cine Olympia) 
Produção da Venezuela sobre Símon Bolivar


AGENDA 


*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 12/05 - “O Demônio das 11 Horas” de Jean-Luc Godard. Homenagem aos 50 anos de lançamento do filme. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 02 à 15/05 – “Bolivar: O Homem das Dificuldades. Produção venezuelana que narra a trajetória do herói, revolucionário e libertador venezuelano Símon Bolivar que liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela nas lutas pela independência. Sessão às 18:30h. Entrada Franca.


*Cine Líbero Luxardo:
De 30/04 à 11/05 – “Las Acácias” de Paolo Giorgelli. Vencedor de inúmeros prêmios, nos festivais além do prêmio Caméra d'Or no Festival de Cannes.
*Cine Estação: De 11 à 25/05: “A Caça” de Thomas Vinterbergh

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23