domingo, 18 de maio de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 15 À 21/05/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho 

*A mostra de 100 anos de Carlitos que está no cinema Olympia procura exibir filmes raros de Charlie Chaplin realizados no início da sua carreira. Ao todo serão exibidos mais de 20 curtas-metragens realizados por Chaplin num raro momento de se conhecer seu trabalho antes da fama mundial. Nestes curtas, podermos perceber a genialidade do diretor que já na década de 20 era considerado um dos grandes nomes do cinema. Além dos curtas, a mostra nos dará oportunidade de ver no cinema novamente clássicos como “Luzes da Cidade” e “Tempos Modernos”. Ver Chaplin é ser feliz e seu cinema é atemporal, continuando a conquistar novos fãs na medida que seus filmes sejão exibidos nos cinemas e tvs do mundo inteiro.
*A veterana Jane Fonda é a mais nova adição ao elenco de “Youth”, o próximo filme do italiano Paolo Sorrentino, ganhador do “Oscar” de melhor filme estrangeiro em março passado, por A grande beleza. De acordo com o site Deadline.com, Fonda se junta a Michael Caine, previamente anunciado, no elenco do filme, a segunda produção em língua inglesa de Sorrentino (em 2011, ele dirigiu “Aqui é o meu lugar”, com Sean Penn). As filmagens de “Youth” se iniciam no fim de maio com vistas a lançamento daqui a um ano. A Pathé International também anunciou semana passada que Rachel Weisz, Harvey Keitel e Paul Dano estão no elenco.
*A Lionsgate tem planos de reviver no cinema os Power Rangers, personagens cujos direitos pertencem à firma de investimentos Saban Brands. Na década de 1990, os Power Rangers, cujos rostos ficam escondidos debaixo das armaduras, de forma que dispensam elencos chamativos e caros, protagonizaram dois filmes, em 1995 e 1997. O primeiro rendeu US$ 38 milhões nos cinemas, o segundo US$ 8 milhões. A meta, caso a bilheteria do primeiro seja boa, é a criação de uma franquia.
*As inscrições para as oficinas gratuitas da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto estão abertas até o dia 20 de maio. A 9ª edição do evento acontece entre os dias 28 de maio e 2 de junho, na histórica Ouro Preto, a menos de 90 km de Belo Horizonte. Estão sendo oferecidas 205 vagas em seis modalidades: Noções Básicas de Tratamento Arquivístico e Preservação de Documentos Audiovisuais; Cinema na Escola – Ver e Fazer; Filme-ensaio: O sujeito no documentário de criação; Realização em Curta; #EufaçoaMostra com Cocriatividade; e Introdução à Direção em Cinema. Todas as oficinas abordam temas como preservação audiovisual, educação e práticas cinematográficas. As inscrições podem ser feitas através do site www.cineop.com.br.
*Ridley Scott (Prometheus) poderá ser o diretor de The Martian, novo filme da 20th Century Fox, estrelado por Matt Damon (Elysium). De acordo com o THR, o cineasta ainda está em fase de negociação. The Martian será uma adaptação do livro de mesmo título publicado em 2012 por Andy Weir. A história mostra um astronauta perdido em uma colônia marciana. Ele tenta sobreviver enquanto aguarda o resgate pela NASA.
* Malik Bendjelloul, de 36 anos, diretor do documentário premiado com o Oscar “Searching For Sugar Man”, foi encontrado morto nesta terça-feira (13) em Estocolmo - Suécia. Segundo seu irmão, Johar Bendjelloul, o cineasta tirou a própria vida após um momento intenso de depressão. “Searching For Sugar Man” foi o único filme realizado por Bendjelloul. O documentário retrata a procura do cineasta pelo músico Sixto Rodriguez, cantor de folk que desapareceu completamente do cenário musical há muitas décadas.
*O diretor Michel Gondry, famoso por seu “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, revelou que seu próximo projeto se chamará “Microbes et Gasoil” (em bom português, algo como Micróbios e Gasolina) e revelou também alguns detalhes sobre a trama que roteirizou e dirigirá. “É um filme sobre dois jovens isolados da sociedade, antiquados. Buscando a fuga de suas vidas, eles constroem um carro e decidem viajar pela França.”, disse o cineasta. Mais informações, como os protagonistas do longa, devem ser divulgadas durante o Festival de Cannes.
*Segundo o Variety, o roteirista Roberto Orci foi confirmado na direção de ‘Star Trek 3‘, no lugar deixado por J.J. Abrams, que atualmente comanda ‘Star Wars – Episódio 7‘.O roteirista fez uma enorme campanha para conquistar o cargo, apesar da Paramount Pictures ter ficado receosa em deixar a direção do blockbuster com um novato. Orci mostrou suas habilidades na direção e conseguiu convencer o estúdio.Além de dirigir, ele também roteiriza ao lado J.D. Payne e Patrick McKay.

* Festival de Cannes 2014 já em andamento. Boa hora para ver e rever alguns dos bons filmes premiados em Cannes. Vale a pena rever “Azul é a cor mais Quente”, “Amor” de Michael Haneke, “A Àrvore da Vida” de Terrence Malick, “A Criança” dos irmãos Dardene, “Elefant” de Gus Van Sant, “A Eternidade e um Dia” de Theo Angelopoulos, “As Melhores Intenções” de Billie August, “Adeus Minha Concubina” de Chen Kaige, “Barton Fink” dos irmãos Cohen, entre outros títulos.


DESTAQUES DA SEMANA 

ESTREIAS 

“Praia do Futuro” 
Com Wagner Moura

"Tanta Água” (Cine Líbero Luxardo) 
O filme que foi um dos destaques do 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo,


MOSTRA 100 ANOS DE CARLITOS (Cine Olympia) 
Exibição de curta e longas-metragens de Charlie Chaplin


AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 26/05 - “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de Glauber Rocha. Homenagem aos 50 anos de lançamento do filme. Entrada franca e debate após a exibição. Apoio : ACCPA.

*Cine Olympia:
De 16 à 22/05 – “Mostra Charlie Chaplin : 100 anos de Carlitos” com exibição de curta e longa- metragens com o personagem Carlitos. De 16 à 18/05 – Curtas-metragens. Dia 20 – “O Garoto”. Dia 21- “Luzes da Cidade”. Dia 22 – “Tempos Modernos”. Sessão às 18:30h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/05 – “Tanta Água” de Ana Guevara e Leticia Jorge. O filme foi um dos destaques do 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, e é uma comédia sobre relações familiares e afetivas a partir do ponto de vista de uma adolescente em férias. .
Dia 24/05 – “Na Solidão da Noite” de Alberto Cavalcanti. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate.

*Cine Estação:  De 11 à 25/05: “A Caça” de Thomas Vinterbergh. A vida do professor Lucas vira um pesadelo quando a pequena Klara de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que ele lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja hostililizado pelos habitantes da cidade em que vive.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23