domingo, 25 de maio de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 22 À 28/05/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
*Clássicos do cinema voltarão para as salas de exibição em versões restauradas em alta definição. A rede Cinemark anunciou  o seu projeto de resgatar alguns filmes e exibi-los na sua programação a partir do mês de junho. Inicialmente os filmes selecionados são : “Bonequinha de Luxo” (1961), “Taxi Driver” (1976), “Pulp Fiction” (1994), “Laranja Mecânica” (1971), “Os Embalos de Sábado à Noite” (1977) e “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978), todos com projeção digital. Os filmes terão dias específicos para as sessões. Todas elas acontecerão nos seguintes horários: aos sábados, à meia-noite; domingo, às 12h30, e quarta-feira, às 19h30. Os ingressos para cada sessão custarão R$ 14,00.No roteiro dos clássicos estão as cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Barueri, Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Vitória, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador. As sessões começam no dia 31 de maio. A rede Cinemark já selecionou outro grupo de filmes clássicos para ser exibido no segundo semestre de 2014: “O Poderoso Chefão”, “Forrest Gump”, “Império do Sol”, “História Sem Fim”, “Quanto Mais Quente Melhor” e “Lawrence da Arábia”. Como o projeto é da rede Cinemark, infelizmente Belém está fora deste circuito de exibição. Quem sabe outra rede de cinemas se interesse pela idéia e traga de volta em projeção digital filmes como “2001:Uma Odisséia no Espaço”, “Ran”, “Solaris” entre muitos outros títulos que merecem ser vistos ou revistos na tela do cinema.
*Começou esta semana, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, a mostra “O Cinema de Ermanno Olmi”, com 12 filmes do veterano diretor italiano, hoje com quase 83 anos. A mostra inclui “A Árvore dos Tamancos”,  vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1978, e outros 11 longas de uma filmografia que soma cerca de 20. No sábado, 24, após a sessão de um dos clássicos de Olmi, “O Posto” de 1961, haverá um debate sobre sua obra, com a presença dos pesquisadores Hernani Heffner e Luiz Alberto Rocha Melo. A mostra vai até o dia 1º de junho. Espero que esta mostra chegue em Belém em breve.
* Já estava demorando: o ganhador do “Oscar” de melhor produção estrangeira de 2010, o argentino “O Segredo dos seus olhos” de Juan José Campanella, será refilmado em língua inglesa, com Chiwetel Ejiofor (12 anos de escravidão) e Gwyneth Paltrow. Na adaptação da trama para novo contexto, o ex-servidor da Justiça argentina vira agente do Serviço Secreto britânico, trabalhando junto ao FBI numa investigação em Boston, cidade onde o longa será rodado, no segundo semestre. A transposição da história está a cargo do roteirista Billy Ray (Capitão Phillips), que aqui também será diretor.
*A Warner marcou para novembro de 2016 o lançamento de “Fantastic Beasts and Where to Find Them”, primeiro spin-off do universo de Harry Potter, que está sendo escrito por J.K Rowling especialmente para o cinema. O título aparece no primeiro filme da saga, em uma lista de livros do protagonista. A trama deve conter alguns dos personagens e seres mágicos da série, que teve sete livros e oito adaptações cinematográficas. Continuações estão previstas.
*A Lume Filmes promove uma sessão de “Girimunho” em Belo Horizonte, no dia 27 de maio, para marcar o lançamento em DVD do filme de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, que fez carreira expressiva em festivais. A exibição será às 20h30, no Cine Centro e Quatro. O disco do filme contém um farto material de extras, incluindo making of, cenas inéditas e trechos documentais.
*Festival de Cannes 2014 com muitos filmes chamando a atenção da crítica. David Cronenberg volta com “Maps to the Stars” com John Cusack enquanto o cineasta Nuri Bilge Ceylan impressiona com o elogiado “Winter Sleep”. Como não podia deixar de acontecer no festival, aconteceu uma homenagem ao cineasta Alain Resnais que faleceu este ano.O produtor Jean Louis Livi fez um belo discurso, revelando que na última visita que fez a François Truffaut, no leito de morte, Truffaut confidenciou que lamentava não ter feito um filme a 4 mãos com Resnais.  Jean-Luc Godard foi aplaudido pelo seu novo filme, “Adeus à Linguagem” que compete pela Palma de Ouro."Godard Forever" (Godard para sempre), gritou um espectador antes do início da exibição no Grande Teatro Lumière do Palácio dos Festivais.
*Agora é sério? A Alcon Entertainment ofereceu ao ator Harrison Ford uma proposta para voltar ao papel de Rick Deckard, personagem que viveu em “Blade Runner”, o clássico da ficção científica de 1982 dirigido por Ridley Scott.O enredo está sendo mantido em segredo, mas já se sabe que a história vai se passar várias décadas depois da conclusão do filme original. Hampton Fancher, que co-escreveu a adaptação em 1982, e Michael Green são responsáveis pelo roteiro. Ridley Scott retorna na direção.
*Faleceu esta semana o diretor de fotografia Gordon Willis, aos 82 anos. Willis era um gênio e  ficou mundialmente conhecido no meio cinematográfico como o “príncipe da escuridão” pelo sua sensibilidade e criatividade em trabalhar com sombras, seja em preto em branco ou colorido, criando uma maior significância a iluminação nas cenas filmadas. Segundo Willis, “fazer uma fotografia bonita é fácil, é o mais fácil do mundo. Mas uma fotografia que completa uma imagem, de cima a abaixo, em coerência com o conteúdo, isso é o mais bonito. Não se trata de pôr a fotografia na frente da história, mas que faça parte dela". Podemos conferir seu talento em filmes como “O Poderoso Chefão” de  Francis Coppola e “Manhattan” de Woody Allen (com quem Willis trabalhou várias vezes). Sem dúvida, um dos nomes mais importantes do cinema que deixou um legado a ser estudado e admirado.
DESTAQUES 
ESTREIA
“X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
DVD
“Até o Fim”
Um navegador experiente  está viajando pelo Oceano Pacífico, quando uma colisão com um contâiner leva à destruição parcial do veleiro. Ele consegue remendar o casco, mas terá a difícil tarefa de resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, além de contar apenas com mapas e com as correntes marítimas para chegar ao seu destino. Com Robert Redford (indicado ao Globo de Ouro de melhor ator.)

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 26/05 - “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de Glauber Rocha. Homenagem aos 50 anos de lançamento do filme. Entrada franca e debate após a exibição. Apoio : ACCPA.
*Cine Olympia: 
De 23 à 29/05 – Mostra de filmes da cineasta paraense Jorane Castro. Exibição de “Ribeirinhos do Asfalto”, “Mulheres Choradeiras”, “Lugares do Afeto” e “Invisivéis Prazeres Cotidianos” entre outros filmes. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.
De 29/05 à 05/06 – Mostra em homenagem aos Irmãos Marx
Dia 31/05 - OSGA - Festival de Vídeos Universitários
  *Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/05 – “Tanta Água” de Ana Guevara e Leticia Jorge. O filme foi um dos destaques do 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, e é uma comédia sobre relações familiares e afetivas a partir do ponto de vista de uma adolescente em férias.
 *Cine Estação:
De 11 à 25/05: “A Caça” de Thomas Vinterbergh. A vida do professor Lucas vira um pesadelo quando a pequena Klara  de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que ele lhe mostrou suas partes íntimas.  A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja hostililizado pelos habitantes da cidade em que vive.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23