sábado, 5 de outubro de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 04 À 10/10/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*“Antes da Meia-Noite” de Richard Linklater estreou esta semana no cine Líbero Luxardo. É o terceiro filme sobre um casal que se conhece casualmente, acaba construindo um forte relacionamento que dura apenas um dia, acaba se separando e depois se reencontra em outra cidade evoluindo o seu relacionamento e descobrindo a vida à dois. É um belo trabalho sobre o amor, as dúvidas, as imperfeições e descobertas de um relacionamento que se constrói e se desconstrói na medida em que a vida segue. Ótimos diálogos mostram a força dos personagens que ficam cada vez mais humanos e perplexos diante de suas necessidades individuais diante do mundo que os cerca. Poucos filmes foram tão felizes em observar estas características do relacionamento humano e vejo que o terceiro filme conseguiu ser tão complexo e fascinante quanto “Antes do Amanhecer”(19915) e “Antes do Pôr-do-sol”(2004). Julie Delpy e Ethan Hawke estão ótimos como atores e co-roteiristas do filme e o diretor Richard Linklater consolida seu estilo de filmar com um narrativa muito bem construída durante todo o filme que concretiza a força das imagens e das palavras. Imperdível !


*Já chegou em dvd "Liv e Ingmar: Uma História de Amor". O filme revela a relação do diretor Ingmar Bergman com a atriz Liv Ullman. Eles foram parceiros em grandes filmes e aqui, Liv Ullman mostra seu sentimento pelo amigo, diretor e ex-marido de uma forma bonita, leve, humana. Com belos momentos de Ullman, linda como artista e mulher, o filme nos leva para dentro de uma relação de amor e respeito e nos conquista a cada depoimento e cenas de filmes que Liv e Ingmar fizeram juntos. Pena que o filme não foi exibido em nossos cinemas locais.
*Pergunta para gerar reflexões: porque cada vez mais cresce o público nos cinemas comerciais e este mesmo processo não acontece nos chamados cinemas alternativos e cineclubes? Crise cultural, educacional? Banalização da arte, do cinema? Só vale o cinema como entretenimento?
*No longo processo de valorização da arte, todos estão envolvidos. Somos todos agentes culturais. Temos voz. Temos mídias sociais para usar bem ou mal. Podemos ajudar diariamente a construir um interesse sobre a arte. Cinema, literatura, teatro, pintura. Todas as artes. No caso do cinema, prestigiar a programação do cinema alternativo é muito mais do que apenas ver um filme. É um ato cultural que representa incentivar um espaço que está disponibilizando novas leituras sobre a sétima arte. *”Bonequinha de Seda” de Oduvaldo Vianna, produção da Cinédia de 1936, terá exibição no Festival do Rio, dia 9 de outubro, quarta-feira, às 19h15m, no Cine Odeon Petrobras. A comédia, sobre a filha de um alfaiate suburbano que passa a se fingir de rica e frequentar a alta sociedade para livrar sua família de dívidas, é o primeiro filme do estúdio a passar por restauração digital com escaneamento a 2K.
*A UEPA (Universidade do Estado do Pará) inicia as atividades de seu cineclube a partir de Outubro. A intenção é que os filmes exibidos no campus da Djalma Dutra sejam exibidos nas unidades do interior do estado. A programação do cineclube da UEPA contará com a colaboração da ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará).
*“Mãos de Outubro” de Vítor Souza Lima será exibido no cinema Olympia de 09 à 11/10, dentro da programação especial do Círio de Nazaré. É um melhores registros sobre a grande festa religiosa que é uma tradição dos paraenses.
*“Pietá” do diretor Kim Ki Duk e “Ferrugem e Osso” com Marion Coutlard serão exibidos no cine Líbero Luxardo em Outubro. Ótimos filmes que poderão estar na relação final dos melhores filmes do ano.
*“Amor Pleno”, mais um belo trabalho do diretor Terrence Malick (A Árvore da Vida) deverá ser exibido no mês de dezembro no cine estação. Caso seja confirmada sua exibição, provavelmente será incluído na minha relação do melhores de 2013.


ESTREIAS DA SEMANA
 

“Tá Chovendo Hamburger 2” – O filme começa onde “Tá Chovendo Hamburger‘ termina. A genialidade do inventor Flint Lockwood está finalmente sendo reconhecida quando ele é convidado pelo seu ídolo Chester V para unir-se ao The Live Corp Company, onde os melhores e mais brilhantes inventores do mundo criam tecnologias para o aperfeiçoamento da humanidade. O braço direito de Chester – e uma de suas melhores invenções – é Barb, uma orangotango super desenvolvida com um cérebro humano, que também é manipuladora.
“Mato sem Cachorrro” com Leandra Leal
“Aposta Máxima” com Ben Affeck

AGENDA


*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 07/10 – “Vagas Estrelas da Ursa” de Luchino Visconti. Com Claudia Cardinale.Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 27/09 à 10/10/13 – “Mulheres Diabólicas” de Claude Chabrol. Com Isabelle Hupert, Jacquilne Bisset e Sandrine Bonnaire. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio : Cinemateca Francesa.

 

Dia 08/10 – “Projeto CINEMA E MÚSICA” com exibição de filmes do cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo: “A Paixão de Joana Dárc” de Carl Dreyer (1928). Sessão às 18:30h. Entrada Franca.
De 09 à 11/10 – “Mãos de Outubro” de Vítor Souza Lima. Sessão às 18h. Entrada Franca.
*Cine Líbero Luxardo:
De 02 à 11/10 - “Antes da Meia-noite” de Richard Linklater. Com Ethan Hawke e Julie Delpy. A seguir : “Ferrugem e Ossos” com Marion Coutlard e ”Pietá” de Kim Ki Duk.
*Cine Estação :
De 13 à 31/10 – “A Bela que Dorme” de Marco Bellochio. A seguir : “Amor Pleno” de Terrence Malick.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23