CINE TROPPO - SEMANA DE 11 À 17/10/13


Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*”Elysium” tinha tudo para ser um bom filme. Diretor em ascensão, atores de boa qualidade (Jodie Foster) e até mesmo a presença do brasileiro Wagner Moura para dar a credibilidade que faltava. Infelizmente, a trama é mais do mesmo, seja no roteiro e/ou efeitos especiais. É um filme velho que não arrisca, não acrescenta nada numa trama que versa sobre a sobrevivência do homem no futuro onde a Terra estará cada vez com menos condições de vida e que alguns poucos poderão viver melhor. Questões como luta de classe, ética, tecnologia à serviço do meio ambiente entre outros tópicos poderiam ser incluídos na trama mas não houve espaço para isso. Pena que o gênero de ficção-científica continua esperando uma grande novidade para se revitalizar e certamente em “Elysium” a palavra-chave não é novidade.
* O mercado de exibição brasileiro está cada vez mais segmentado em filmes americanos dublados e comédias nacionais de valor duvidoso. Enquanto isso, o número de filmes inéditos em DVD ou blu-ray continua a incomodar. Poucas distribuidoras se dedicam a lançar filmes realmente interessantes para o público. A Versátil Home Vídeo merece destaque nesta questão. Para 2014, grande lançamentos inéditos devem chegar no Brasil e já está previsto o lançamento do blu-ray do clássico “O Encouraçado Potemkim” de Serguei Eisenstein numa versão restaurada e reconstruída com cenas inéditas.

*A 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa em 18 de outubro, seguindo até o dia 31. Contudo, uma de suas submostras, a retrospectiva da obra de Stanley Kubrick (1928-1999), já ocorre uma semana antes, de 11 a 17 de outubro, quando a filmografia completa do cineasta estará sendo exibida no auditório do Museu da Imagem e do Som. Também no dia 11, o MIS abre ao público sua exposição sobre o cineasta, que deve ficar em cartaz até janeiro de 2014. A retrospectiva inclui todos os longas do cineasta, exceto o primeiro, “ Mêdo e Desejo” de 1953 que foi recentemente lançado em DVD no Brasil.
* Momento mágico na sessão Cult ocorrida no cine Líbero Luxardo, sábado dia 05. Foram exibidos os filmes “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-sol” para debate com o público que lotou o cinema. Depois, sessão normal com a exibição de “Antes da Meia-Noite” que mostra novos caminhos na história do casal Jesse e Céline, mostrando sua maturidade, fragilidade e novas necessidades. A trilogia é um belo trabalho do diretor Richard Linklater. Merece ser vista e discutida. Bom saber que um grande público se interessou por esta trama.
 

*Finalmente chega em DVD o filme ”Sonhos de um Sedutor” de Herbert Ross com Woody Allen e Diane Keaton em divertidas atuações. O filme foi produzido em 1972 e tem o roteiro do próprio Woody Allen que é baseado na sua obra teatral. “Sonhos de um Sedutor” conta a história de Allan Felix (Allen), um nerd que é deixado pela mulher. Para resolver sua situação amorosa, seus amigos - entre eles, o fantasma de Humphrey Bogart -, se engajam na tentativa de arrumar-lhe uma nova esposa.


*”Um Corpo que Cai”, meu filme favorito da obra do mestre Alfred Hitchcock, chega em blu-ray numa edição com vários extras especiais sobre o compositor da trilha sonora Bernard Herrman, os colaboradores de Hitchcock, depoimentos de vários artistas sobre o filme além de arquivos com informações e fotos da sua produção. “Um Corpo que cai” é uma das grandes obras-primas do cinema e certamente valerá a pena rever o filme em blu-ray.


*Em Janeiro, o cinema Olympia deverá exibir uma mostra de documentários do grande diretor alemão Werner Herzog. Vários filmes inéditos estão na mostra que certamente deve merecer a atenção do espectador. Herzog tem grandes filmes na sua carreira como “O Enigma de Kaspar Hauser” e continua em plena atividade realizando ótimos trabalhos como “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”.
*Conhecido pelo papel de Ringo nos famosos westerns “spaghetti” italianos dos anos 60, faleceu semana passada o ator Giuliano Gemma. O ator morreu em um acidente rodoviário aos 75 anos, em Roma. Ao lado de atores do gênero que lotaram os cinemas nos anos 60 e 70, Gemma marcou uma geração de fãs do western.

ESTREIAS DA SEMANA


“A Bela que Dorme” (Cine Estação) – Inspirado no caso de Eluana Englaro, que passou 17 anos em estado vegetativo antes de ter os aparelhos que a mantinham viva desligados, após uma longa batalha judicial. Ao longo dos seis dias, personagens mostram diferentes pontos de vista sobre o caso. Direção de Marco Bellochio.
“Riddick 3” com Vin Diesel
“Mahler no Divã” (Cine Olympia)
´"É O Fim" com James Franco


"Dragonball Z - A Batalha dos Deuses"
 

“Gravidade”com George Clooney – Uma doutora está em sua primeira missão fora da Terra ao lado do astronauta experiente, na última missão de sua carreira. Durante uma caminhada em torno do ônibus espacial, eles são atacados por uma chuva de meteoros que os deixa sem contato com a base na Terra. Direção de Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança)

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 04/11 – “Fellini Oito e Meio” de Federico Fellini. Com Marcelo Mastroianni. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.
 

*Cine Olympia:
De 11 à 17/10 (exceto dias 12, 13 e 14) – “Mahler no Divã” de Percy Adlon (mesmo diretor de “Bagdá Café”). Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio: Instituto Goethea. No verão de 1910 o compositor Gustav Mahler viaja para a Holanda para se consultar com Sigmund Freud. Sua mulher tem um caso amoroso com o jovem arquiteto Walter Gropius e o celebrado compositor não sabe mais o que fazer.
 

*Cine Líbero Luxardo:
De 16 à 27/10 - “Ferrugem e Ossos” com Marion Coutlard. Dia 31/10 – “Pietá” de Kim Ki Duk

 

*Cine Estação :
De 13 à 31/10 – “A Bela que Dorme” de Marco Bellochio. Com Isabelle Huppert. A seguir: “Amor Pleno” de Terrence Malick (mesmo diretor de “A Àrvore da Vida”)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18