sábado, 31 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 30/08 À 05/09/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

Supernovas
*Como no ano passado, o Festival de Veneza, que começou quarta-feira, 28 de agosto, exibirá alguns filmes de seu programa pela internet. Doze títulos da mostra Orizzonti e três longas da Biennale College poderão ser vistos por qualquer pessoa, pelo sistema de streaming, através do site do evento, pelo preço de € 4 cada. Entre os longas disponíveis estão Why Don’t You Play in Hell?, de Sono Sion (Japão), La vida después, de David Pablos (México), e Algunas chicas, de Santiago Palavecino (Argentina). Os filmes estarão disponíveis apenas durante um dia, em horário específico.
*Foi lançado no último domingo, 25 de agosto, o primeiro game sobre o cinema nacional, Guerrilheiros Brazucah, da Brazucah Produções. É um jogo online que utiliza o Facebook como plataforma. A ideia é que o jogador compartilhe na rede social noticias, trailers, cartazes e críticas publicadas pela fan page da Brazucah. As recompensas pelos pontos ganhos no jogo serão dadas em formato de prêmios, como ingressos, DVDs e camisetas de produções nacionais.
*Entre os dias 5 e 8 de setembro, a cidade de Conservatória, no Rio de Janeiro, será palco da sétima edição do Festival CineMúsica. O evento, dedicado ao uso do som no cinema, tem como temas na edição deste ano os oitenta anos da introdução do som ótico no cinema brasileiro – data celebrada com a exibição de um fragmento raro de Voz do carnaval, de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro – e o rock brasileiro dos anos 80, que ganha um papel de destaque na programação, com filmes de Lael Rodrigues e a exibição do longa inédito Nave, de Tainá Menezes, sobre a história do Circo Voador. Entre os outros 90 filmes programados, destacam-se Eles voltam, de Marcelo Lordello, e os documentários Dorsal – A história da Dorsal Atlântica, de Frederico Neto e Alex Aguiar, e Mazzaroppi, de Celso Sabadin. Os homenageados da edição de 2013 do evento são a montadora Virgínia Flores, o empresário Cezário Felfelli e o projecionista Silvério, de 101 anos.
*A aguardada adaptação aos cinemas de “World of Warcraft” já tem data para começar a ser rodada. De acordo com a revista Production Weekly, as filmagens estão previstas para acontecer em 13 de janeiro de 2014, em Vancouver, no Canadá. Rumores apontam que a trama será baseada nos acontecimentos dos jogos da franquia lançados nos anos 1990.Duncan Jones, dos filmes Contra o Tempo (2011) e Lunar (2009) dirige a adaptação.
*A Versátil Home Vídeo prepara bons lançamentos ainda este ano em blu-ray. Em novembro, teremos “1900 –Edição Oficial Definitiva”, estojo duplo + luva especial do épico de Bernardo Bertolucci, que terá mais de duas horas de extras (a edição mais completa do mundo). E, em dezembro, fechando ao ano, “O Evangelho Segundo São Mateus – Edição Defintiva” de Pier Paolo Pasolini apresentada em versão recentemente restaurada e acompanhada de mais de duas horas de extras. Para 2014, estão programados: “Metropolis – Edição Definitiva”, com mais de duas horas de extras inéditos; “O Encouraçado Potemkin”, “Trilogia Sissi”, “Ladrões de Bicicleta – Edição Definitiva”, “A Doce Vida – Edição Especial”, clássicos de Chaplin, entre outros.


*“Liv e Ingmar - Uma História de Amor” chega para venda e locação em Setembro. O filme é um documentário elogiado que mostra o relacionamento pessoal e profissional do grande diretor Ingmar Bergman com a atriz Liv Ullman. O filme é inédito nos cinemas locais e só não foi exibido nas salas alternativas porque só havia cópia digital para sua exibição.
*Comemorando os 50 anos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), o cinema Olympia vai exibir em novembro um festival com filmes que foram eleitos os melhores do ano pela associação. Serão selecionados filmes de várias décadas numa programação que deve durar duas semanas. Vale a pena conferir.
*Seguindo uma tendência do mercado, as salas de cinema estão iniciando vendas de ingressos com poltrona numerada numa prestação de serviço e conforto ao espectador. A novidade já chegou à Belém em julho e deve se estender inclusive aos novos complexos que vão inaugurar em 2014 e 2015.

ESTREIAS DA SEMANA


“A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo (Cine Estação) - Estudante de cinema escreve três histórias diferentes, porém todas vividas por uma francesa chamada Anne (Isabelle Huppert), que chega àquele lugar e se envolve de diferentes maneiras com personagens nativos.
“Se Puder, Dirija”
“Cine Holliúdi”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 02/09 – Redes, de James Bogan (Fotografia: Diogenes Leal) (15'05") - Belém Filme participante da MOSTRA AMAZÔNICA - ABeC Pará • O Cozinheiro do Tempo, Documentário de André Luiz de Oliveira (53') - Distrito Federal. Sessão às 19h.
*Cine Olympia:

 

De 30/08 à 05/09/13 – Mostra de Cinema Sueco. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca. Dia 01/09 – “Juventude” de Ingmar Bergman. Dia 03/09 – “Sede de Paixões”. Dia 04/09 – “Senhoria Júlia”. Dia 05/09 – “Minha Vida de Cachorro”.
 

*Cine Líbero Luxardo:
De 28/08 à 08/09 – “A Espuma dos Dias” de Michel Gondry.
*Cine Estação :
De 01 à 29/09 - “A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo com Isabelle Hupert.

sábado, 24 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 23 À 29/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

Supernovas
*Entre os dias 6 e 12 de setembro, em Belo Horizonte, o Festival Indie 2013 – Mostra de Cinema Mundial promove, em meio à sua programação, mostras retrospectivas de dois cineastas independentes contemporâneos: o francês Jean-Claude Brisseau e o chinês Wang Bing. A mostra de Brisseau, que irá a São Paulo para dar uma palestra sobre sua obra, na versão paulista do festival, trará dez filmes do cineasta, incluindo seu último longa, o ainda inédito no Brasil “A Garota de Lugar Nenhum”, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2012. Além das retrospectivas, a programação do festival traz entre seus destaques, longas premiados como “Heli” do mexicano Amat Escalante, escolhido melhor diretor no Festival de Cannes 2013, e “Um episódio na vida de um catador de ferro-velho” de Danis Tanovic, Grande Prêmio do Júri no último Festival de Berlim. O festival chega a São Paulo no dia 20 de setembro, e segue até 3 de outubro.

*A edição deste ano do Festival de Veneza vai homenagear o italiano Ettore Scola (foto), diretor de filmes como “O baile” e “A viagem do capitão Tornado”. Aos 82 anos, o cineasta vai receber o troféu Jaeger-le Coultre/Glory to the Filmmaker, no dia 6 de setembro, pelo conjunto da obra. Seu título mais recente, “Che strano chiamarsi Federico!”, um tributo a Fellini, será exibido fora de competição, logo depois da entrega da honraria.
*”Historia de la Meva Mort” do diretor catalão Albert Serra, ganhou o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno, que terminou sábado, 17 de agosto, na cidade suíça. O Prêmio Especial do Júri ficou com o filme português “E agora? Lembra-me” de Joaquim Pinto, que também recebeu o prêmio da Federação Internacional de Críticos (Fipresci). O coreano Hong Sangsoo foi eleito o melhor diretor, por “Our Sunhi”. “Educação sentimental”, novo filme de Julio Bressane, que participava da competição, recebeu o Bocallino D’Oro, prêmio conferido pela crítica independente italiana.
*De 20 de agosto a 1º de setembro, a sede da Caixa Cultural no Rio de Janeiro recebe a mostra É Massa! – 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco. O evento exibe um panorama da história do cinema da região – desde a produção recente do estado, que vem se destacando dentro do circuito de festivais, com filmes como “O som ao redor” de Kleber Mendonça Filho, “Doméstica” de Gabriel Mascaro e “A febre do rato” de Cláudio Assis, até produções do ciclo regional pernambucano da década de 20, como “A filha do advogado” de J. Ferreira, “Veneza americana” de Ugo Falangola e Jota Cambieri, e “Aitaré da praia” de Gentil Roiz.
*A ABRACCINE (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) terá novamente o Pará representado na nova chapa eleita este ano no Festival de Gramado. Na primeira gestão (2011-2013), representei o estado do Pará num ato de respeito e consideração da nova associação a história da crítica de cinema de nosso estado, Parabéns à nova diretoria da ABRACCINE e que novas ações sejam realizadas em todo o Brasil.
*Dois filmes do início da carreira do importante cineasta espanhol Carlos Saura serão lançados em DVD: “A Caça”(1965), alegoria sobre a Guerra Civil em seu país, e “O Jardim das Delícias” (1970), uma surreal comédia de humor negro elogiada pela crítica. Filmes obrigatórios para quem gosta da obra deste grande diretor.
* De 30/08 à 05/09, será exibida no cinema Olympia uma mostra em homenagem ao cinema Sueco com a exibição de filmes clássicos como “Carruagem Fantasma” de Victor Sjostrom (1921) e um dos primeiros sucessos de crítica do mestre Ingmar Bergman, “Juventude”(1951). Imperdível.

ESTREIAS DA SEMANA
 

“A Espuma dos Dias”(Cine Líbero Luxardo)- Este filme dirigido por Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças) é uma adaptação do romance de Boris Vian e mostra a história de Colin, garoto rico e desocupado que encontre Chloé. Os dois se apaixonam e se casam, mas Chloé tem uma rara doença. No elenco, Audrey Tautou (Amélie Poulin).
“Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 26/08 - “Gosto de Cereja” de Abbas Kiarostami. Sessão às 19h. Entrada Franca com debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 16 à 29/08 – Mostra de Cinema Japonês. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Consulado Geral do Japão e Fundação Japão.
*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/09 – “Elena” de Petra Costa.
De 28/08 à 08/09 – “A Espuma dos Dias” de Michel Gondry.
Dia 31/08 – “Sacco e Vazetti” de Giuliano Montaldo. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Estação :
De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas.
De 01 à 29/09 - “A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo com Isabelle Hupert.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

domingo, 18 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 16 À 22/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


Supernovas
*“Fading Gigolo", novo filme escrito e dirigido pelo ator John Turturo com Woody Allen no elenco terá sua premiére no Festival de Cinema de Toronto que acontecerá entre e 5 e 15 de setembro. Na trama, dois melhores amigos falidos (Allen e Torturro) decidem se aventurar na profissão de cafetão e despertam suspeitas na comunidade judaica ortodoxa em que vivem, em Nova York. Enquanto isso, o novo filme escrito e dirigido por Woody Allen, “Blue Jasmine”, tem previsão de estreia no Brasil para o dia 11/09.No elenco, Cate Blanchet que vive a protagonista, condenada à pobreza por causa de tropeços financeiros e conjugais do marido, e por seu próprio jeito desligado.
*O drama musical “Gonzaga – De pai para filho” foi o grande vencedor do 10º Prêmio ACIE de Cinema, conferido pela Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira. A cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira, 12 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e teve como grande homenageada a atriz Fernanda Montenegro. O longa de Breno Silveira ganhou os prêmios de melhor filme segundo o júri oficial e o público, além do prêmio blockbuster Brasil, dado ao melhor filme que tivesse ultrapassado a marca de um milhão de ingressos vendidos. Cláudio Assis foi eleito o melhor diretor por “A febre do rato”, que levou ainda o troféu de melhor roteiro. Rodrigo Santoro foi o melhor ator, por “Heleno”, e Camila Pitanga a melhor atriz, por “Eu receberia as piores noticias de seus lindos lábios”. A melhor fotografia foi para Walter Carvalho, por “Heleno”, e a melhor trilha sonora para Paulo Jobim, pelo documentário “A música segundo Tom Jobim”. “Raul – O início, o fim e o meio” levou o prêmio de melhor documentário.
*No evento D23 Expo, promovido semana passada pela Disney, a Pixar anunciou o título de seu novo projeto, em que comediantes famosos interpretam as vozes dentro da cabeça de uma menina de 11 anos. O filme se chamará “Inside Out” e será dirigido por Pete Docter. As vozes darão conta de emoções humanas como Alegria (Amy Poehler), Desgosto (Mindy Kaling), Medo (Bill Hader) e Tristeza (Phyllis Smith). Foi anunciada ainda a participação de John Lithgow e Frances McDormand no elenco vocal de “The Good Dinosaur” e a de Diane Keaton e Eugene Levy interpretando os pais de Dory em “Procurando Dory”, esperada continuação de “Procurando Nemo”.
*Devido a uma mudança na gestão cultural do espaço Bendito Nunes, não haverá mais exibição de filmes na Livraria Saraiva e a ACCPA não terá mais uma sessão de cinema com exibição de filmes selecionados e debates. Este mês ainda acontecerá uma sessão em parceria com a APC(Academia Paraense de Ciências) com a exibição do filme “Amém” de Costa Gavras, dia 29/08.
*A Associação de Críticos de Cinema não mandou ninguém representá-la em uma reunião acontecida semana passada no CENTUR, nem em lugar algum nesse tempo de discussões sobre política cultural. A ACCPA cuida apenas de exibições e comentários de filmes.
*”Star Wars: Episódio VII” teve seu lançamento nos cinemas confirmado para o verão americano de 2015. Alan Horn, chefe da Disney, fez a revelação durante a exposição D23, mas não forneceu nenhuma outra novidade sobre o filme.‘Star Wars’ deve bater de frente com alguns dos principais lançamentos de 2015. ‘Os Vingadores 2: A Era de Ultron’ está marcado para 1º de maio, a sequência do sucesso‘Independence Day’ será lançada no dia 3 de julho e o 5º ‘Piratas do Caribe’ estreará apenas uma semana depois.
*Wagner Moura fará sua estreia como diretor em um filme sobre Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro baiano morto por agentes do regime militar em 1969. O anúncio foi feito por Mário Magalhães, jornalista responsável por “Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, livro que servirá de base para o roteiro do filme.A produção é da O2 Filmes, do diretor Fernando Meirelles, e contará com o apoio da atriz Maria Marighella, neta do líder comunista.

ESTREIAS DA SEMANA


“Percy Jackson e o Mar de Monstros” é baseado no segundo livro da série escrita por Rick Riordan e é a primeira sequência de uma longa saga baseada no sucesso literário.
“Gente Grande 2”
Mostra de Cinema Japonês (Cine Olympia)


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 26/08 - “Gosto de Cereja” de Abbas Kiarostami. Sessão às 19h. Entrada Franca com debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 16 à 29/08/13 – Mostra de Cinema Japonês. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Consulado Geral do Japão e Fundação Japão.



*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/08 - “Elena” de Petra Costa. Filme premiado no Festival de Brasília/2012.
Dia 31/08 – “Sacco e Vazetti” de Giuliano Motandlo. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.

*Cine Estação :
De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas, filme indicado ao Leão de Ouro na última edição do Festival de Cinema de Veneza.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

sábado, 10 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 09 À 15/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



“ELENA” É UM FILME CONSTRUÍDO PELA EMOÇÃO E POESIA
"Elena" é um filme construído pela emoção e poesia. A diretora Petra Costa mergulha nas suas memórias e procura reencontrar sua irmã Elena que aos 21 anos cometeu suicídio. Petra tinha 07 anos quando a irmã morreu e ambas tinham um relacionamento amoroso intenso. No filme, de forma lírica e poética, a diretora procura reencontrar com todas as memórias possíveis resgatando gravações em áudio e vídeo da irmã, buscando respostas para sua saudade e para o vazio que a ausência de Elena deixou na sua família e para si própria.
O filme é emoção pura, partindo da narração da diretora relatando seus sentimentos, passando pela montagem simples que revela ao espectador quem é Elena e como ela era vista pela mãe, irmã, amigos e chegando ao momento decisivo do que fazer com esta dor e este vazio. Vejo que ao realizar "Elena", Petra Costa usou a arte para entender a sua dor. Uma dor que não passará nunca mas que pode ser controlada a partir da expressão, da confirmação, da interpretação do que foi Elena e de que forma isso pode ajudar a se seguir em frente, a valorizar o que ela deixou de bom, de intenso, de infinito. O filme de Petra Costa não tem medo de ser emotivo. É pura emoção, sim. Sem apelos, exageros, dramas vazios. É a vida como ela é e como isto pode afetar a vida das pessoas. Surpreendente, "Elena" é uma das grandes surpresas do festival de Brasília ano passado e finalmente chega ao nosso circuito. Não deixe de prestigiar este lançamento.
O filme está em exibição no Cine Líbero Luxardo até o dia 25/08.

ESTREIAS DA SEMANA


"O Círculo de Fogo” é o novo filme do diretor Guilherme Del Toro, realizador de “A Espinha do Diabo”, “Hellboy” e “O Labirinto de Fauno”.
"Yella” (Cine Olympia)
"Os Escolhidos”
“Elena” (Cine Líbero Luxardo)

INDICAÇÕES

Blu-Ray

 

“Elefante Branco” – Numa bela história que envolve várias tramas e sentimentos e que confirma a qualidade do cinema argentino, “Elefante Branco” mostra a história de dois padres que trabalham ajudando os menos favorecidos na favela de Villa Virgen, periferia de Buenos Aires. Mais uma vez, ótima atuação de Ricardo Darín. Veja sem falta.

DVD
 

“Além da Imaginação” – Uma das maiores série de TV finalmente chega em DVD numa edição de boa qualidade e especial para os fãs. “Além da Imaginação” explora nas suas histórias o desconhecido, o surreal e vários enigmas que levam o espectador para grandes reflexões. Criada por Rod Serling, é uma série fundamental para quem gosta de cinema e TV. Nesta edição, todos os epsódios da 1ª temporada.Imperdível.

AGENDA

*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 12/08 - “Black Moon” de Louis Malle. Sessão às 19h. Entrada Franca com debate após a exibição.Um filme surrealista dirigido por Louis Malle (Adeus Meninos) em 1975
*Cine Olympia:
De 09 à 15/08/13 – "Yella” de Christian Petzold. Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Instituto Goethe.
Dia 13/08 – Projeto CINEMA E MÚSICA com a exibição de “O Homem Mosca” de Harold Lloyd e “Vida de Cachorro” de Charlie Chaplin com acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30 h com entrada franca.


*Cine Líbero Luxardo:
De 14 à 25/08 - “Elena” de Petra Costa. Filme premiado no Festival de Brasília/2012.
Dia 17/08 – “O Selvagem da Motocicleta” de Francis Coppola. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.
 

*Cine Estação : De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas, filme indicado ao Leão de Ouro na última edição do Festival de Cinema de Veneza.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

sábado, 3 de agosto de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 02 À 08/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



“A SEGURANÇA INTERNA” É UM DOCUMENTO POLÍTICO E O RELATO DE UM DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E PSICOLÓGICO
O filme é, ao mesmo tempo, um documento político e o relato de um desenvolvimento individual e psicológico. À primeira vista, ele parece tratar do destino de terroristas dos anos 70 que vivem hoje na clandestinidade. Mas este motivo político se enfraqueceu no decorrer dos anos e hoje nada mais é que uma bandeira tremulando ao vento: o grupo só se mantém unido pelo desejo de sobreviver. O objetivo se esmaeceu e nem chega a ser abordado pelo filme. Os pais de Jeanne quase poderiam ser um casal de criminosos comuns. Seu único objetivo de vida é sobreviver e não serem pegos pela polícia. Para os pais isso é uma questão de disciplina que se aprende com o tempo. Para a filha, no entanto, o problema é bem diferente. Ela está numa fase de formação da personalidade e esta é uma fase em que o adolescente gosta de estar em contato com pessoas da sua idade. Jeanne não foi marcada por nenhum modelo de comportamento adquirido ou qualquer antagonismo ideológico ao Estado. Isso pode gerar um sério conflito. Agora, a esfera privada também pode indiciar um comportamento político. A vida familiar, fechada para o exterior, cria uma espécie de estado dentro do Estado, que se define pela oposição ao Estado burguês. O ponto forte deste filme é a descrição e a análise desse comportamento social interno.O diretor dizia que, quando fantasmas querem se tornar seres humanos, eles sempre se transformam em protagonistas de uma tragédia. Esta tragédia é o tema do filme. Pai e mãe são, na verdade, fantasmas separados dos outros seres humanos por uma parede invisível. Há também os que derrubam esta parede, como Jeanne durante uma conversa com Heinrich, no momento de uma possível revelação. O carro da família, o Volvo branco, é como um caixão, onde a família transporta seu pequeno cosmo. Assim também a mansão vazia em Hamburgo que lhes oferece refúgio, mas que não deixa de ser uma prisão. O diretor menciona que os pais vivem quase como vampiros, isolados da vida normal. Isso se evidencia principalmente na fronteira, quando os pais descem repentinamente do carro. Fantasmagórico é também o trajeto de carro por uma alameda escura, após a frustrada tentativa de entrega do dinheiro.A tranqüila força das imagens, cuidadosamente escolhidas com reflexão e inteligência, sem nenhuma intenção de apontar um dedo acusador ou de procurar por simbolismos, é o ponto forte deste filme.A encenação é tão precisa e sem floreios, como o livro e o diálogo escrito em conjunto pelo conhecido documentarista Harun Farocki e Christian Petzold. Um exemplo particularmente belo para a expressiva descrição da atmosfera e do estado emocional da família, é a cena em um cruzamento, quando a família acredita ter sido cercada pela polícia: o pai sai do carro de braços erguidos, mas os carros pretos que tinham se acercado dele no cruzamento, seguem seu rumo sem lhe dar atenção. Alarme falso. Mas automóveis pretos como mensageiros do destino tornam-se reais e aparecem de repente, quando surgem do nada durante a fuga, cercam e matam a família. A caçada chega ao fim. A última cena não mostra policiais e nem os pais da garota - só Jeanne, sozinha e transtornada. (Informe – Instituto Goethe)
*”A Segurança Interna” está em exibição no Cine Olympia até o dia 08/08.

ESTREIAS DA SEMANA


"Depois de Maio" tem sua história na década de 1970. Um jovem estudante está imerso na atmosfera criativa e política da época. Como os seus colegas, ele está dividido entre o investimento radical na luta política e a realização de desejos pessoais. (Cine Estação)
"A Segurança Interna" (Cine Olympia)
"Os Smurfs 2"
“Red 2 – Aposentados e ainda mais Perigosos”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 12/08 - “Black Moon” de Louis Malle. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 02 à 08/08/13 – "A Segurança Interna" de Christian Petzold. Um casal de ex-militantes do movimento terrorista dos anos 70 vive há tempos na clandestinidade com sua filha adolescente, Jeanne. Em algum lugar em Portugal, eles tentam construir uma identidade mais ou menos legal, mas um descuido faz tudo ruir por terra. No meio do caos, Jeanne se apaixona por Henrich, que acolhe a família em sua casa abandonada em Hamburgo.Sessão às 18:30 h - Entrada Franca.Apoio : Instituto Goethe
*Cine Líbero Luxardo:
De 31/07 à 11/08 - “César deve Morrer” dos irmãos Taviani.
*Cine Estação :
De 01 à 29/08 - "Depois de Maio" de Olivier Assayas, filme indicado ao Leão de Ouro na última edição do Festival de Cinema de Veneza.
*Cine Sesc :
Dia 08/08 - “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Sessão às 19:00h. Entrada Franca.
* Cine Saraiva: Dia 26/08 - "Amém" de Costa Gavras. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA e APC (Academia Paraense de Ciências)

Coluna Cineclube - Dia 13/10/24