domingo, 7 de abril de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 05 À 11/04/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira

SUPERNOVAS
*A 39ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, que iniciou dia 3 e seguirá até o 25 de abril, no CineSesc em São Paulo, exibirá 40 longas brasileiros e estrangeiros, escolhidos pela crítica e pelo público como os melhores lançamentos do circuito paulistano em 2012. Além disso, o cineasta Carlos Reichenbach, que faleceu em junho de 2012, será homenageado. Também haverá um curso sobre a obra do diretor, uma exposição e a entrega de um prêmio póstumo, que será recebido pela viúva do cineasta, Lygia Reichenbach. O evento conta ainda com diversas atividades, como debates entre cineastas e críticos, mesas de discussão, cursos e uma aula magna, ministrada por Peter C. Slansky, da Faculdade de Cinema de Berlim, sobre tecnologias digitais.
*Com o anúncio da data do Oscar 2014, que será realizado em março, os demais órgãos que concedem prêmios na temporada de início de ano começam a estabelecer também as suas agendas. O Writers Guild Awards será no sábado, 1º de fevereiro de 2014, com cerimônias simultâneas em Los Angeles e Nova York. Como de hábito, é a última das quatro principais entidades de classe da indústria cinematográfica de Hollywood a entregar seus prêmios: o Screen Actors Guild Awards (que é televisionado para o Brasil pela TNT) será realizado em 18 de janeiro, o Producers Guild Awards, em 19 de janeiro, e o Directors Guild Awards, em 25 de janeiro. O Globo de Ouro abre a temporada em 12 de janeiro e o Oscar a encerra em 2 de março, no que será, portanto, uma temporada mais longa que o habitual.


*Foram anunciados na última quarta-feira, 27 de março, os filmes selecionados para a 17ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual. Entre os escolhidos para a mostra competitiva de longas-metragens, estão os filmes: “Bonitinha, mas Ordinária”,” Giovanni Improtta”, “Mazzaropi” e “Vendo ou alugo”. No total, foram selecionados para a competição sete longas, nas categorias documentário e ficção, e 18 curtas em 35mm e digital. O festival será realizado entre os dias 26 de abril e 2 de maio, na cidade de Olinda.

*Esta semana os estúdios Disney divulgaram o título oficial da sequência do grande sucesso “Procurando Nemo” que vai se chamar “'Procurando Dory”, focado agora numa das personagens mais simpáticas do filme. A sequência teve sua estreia marcada para o fim de semana de Ação de Graças nos EUA, 25 de novembro de 2015.
* Tim Burton(Alice no País das Maravilhas) assinou para dirigir Christopher Waltz (Django Livre) e Amy Adams (O Mestre) no drama “Big Eyes”. Alexander e Larry Karaszewski roteirizam a história, baseada em fatos reais. A dupla já trabalhou com Burton em 'Ed Wood'.
*A nova versão de “20.000 Léguas Submarinas” será filmada na Austrália. A Walt Disney Pictures fechou parceria com o governo australiano e conseguiu um incentivo fiscal de US$ 22,5 milhões para filmar no país. David Fincher (A Rede Social) será o diretor do filme.


*A Warner Bros. Pictures divulgou na internet novos cartazes de personagens de “O Grande Gatsby”, longa dirigido pelo escritor, produtor e diretor Baz Luhrmann (Moulin Rouge – Amor em Vermelho), que adapta o filme a partir do romance de F. Scott Fitzgerald. Leonardo Di Caprio e Carey Mullingan (Drive) lideram o elenco. O filme será distribuído em 3D e 2D, com estreia prevista para 14 de junho no Brasil. ESTRÉIAS DA SEMANA “Mama” “Invasão a Casa Branca”

AGENDA

*Cineclube Alexandrino Moreira: Dia 08/04, em parceria com a ACCPA, será exibido o filme “Diabel” de A. Zulawski (mesmo diretor de “Possessão”i). Durante a invasão da Polônia em 1793 pelo exército prussiano, um jovem é salvo da prisão por um homem misterioso. A partir daí, começa sua jornada de loucura, no qual vê a morte do pai rodeado sempre pelo caos e pela corrupção moral.O filme será exibido às 19 h, entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.


*Cine Olympia : “Vida no Rancho” de Sophie Letourneur, filme francês inédito está em exibição até 11/04 (com exceção do dia 09/04) às 18:30 h com entrada franca. O filme mostra o encontro de jovens num rancho. No auge da sua juventude, tudo acontece até a hora de pensarem em ter seu próprio caminho. Apoio da Cinemateca da Franca (CineFrance), Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e /Instituto Français. Na sessão Cinemateca de hoje será exibido o clássico “Madame Coury” de Melvin LeRoy às 16 h com entrada Franca. Dia 09, no projeto CINEMA E MÚSICA, será exibido o filme "O Circo" de Charles Chaplin com acompanhamento musical ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo às 18:30 h com entrada franca numa realização da Fumbel e Fundação Carlos Gomes.


*Cine Líbero Luxardo: “O Mestre” de Paul Thomas Anderson tem hoje seu último dia de exibição e sem dúvida é um dos melhores filmes do ano. No elenco, Joaquim Phoenix e Philip Seymour Hoffman. Homem carismático e inteligente cria uma organização baseada na fé que se torna popular no início dos anos 1950. Ele contrata o andarilho e alcoólatra Freddie Sutton como o seu braço-direito. Na medida em que a religião ganha adeptos, Sutton começa a questioná-la, bem como o seu fundador. Na sessão Cult, parceria com a ACCPA, dia 20/04 será exibido “A Escolha de Sofia” de Alan Pakula com atuação histórica de Meryl Streep às 16h com entrada franca e debate.

*Cine Estação : “No” de Pablo Larrain, indicado ao “Oscar” de melhor produção estrangeira será exibido a partir de Abril. O filme mostra acontecimentos importantes na vida política do Chile quando um plebiscito restaurou a democracia no país.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23